O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3 | II Série B - Número: 101 | 16 de Fevereiro de 2013

Neste dia, o Parlamento dá um sinal de envolvimento neste combate, ao empenhar os seus esforços neste propósito e ao participar na mobilização mundial da luta contra este flagelo.
A Assembleia da República, órgão de soberania representativo de todos os cidadãos e cidadãs portuguesas, afirma, por isso, o seu apoio a esta iniciativa e apela a todas e todos os portugueses que se mobilizem no dia 14 de fevereiro, e sempre de uma forma proativa e através das mais diversas ações, pelo fim da violência contra as mulheres e raparigas, em Portugal e no mundo.

Assembleia da República, 15 de fevereiro de 2013.
A Subcomissão de Igualdade: Elza Pais (PS) — Isabel Alves Moreira (PS) — Teresa Anjinho (CDS-PP) — Cecília Honório (BE) — Luís Pita Ameixa (PS) — Paulo Simões Ribeiro (PSD) — Andreia Neto (PSD) — Paulo Rios de Oliveira (PSD) — Carlos Peixoto (PSD) — João Lobo (PSD) — Rita Rato (PCP) — Inês de Medeiros (PS) — Ferro Rodrigues (PS) — Maria Helena André (PS) — Pedro Delgado Alves (PS) — Rui Pedro Duarte (PS) — João Galamba (PS) — Maria de Belém Roseira (PS) — Alberto Martins (PS) — João Oliveira (PCP) — Maria Paula Cardoso (PSD) — Margarida Almeida (PSD) — Jorge Lacão (PS) — Fernando Negrão (PSD) — João Paulo Pedrosa (PS) — Rosa Maria Bastos Albernaz (PS) — Maria Gabriela Canavilhas (PS) — Isabel Oneto (PS).

———

VOTO N.º 107/XII (2.ª) DE PESAR PELO FALECIMENTO DO ESCULTOR JOAQUIM CORREIA

Faleceu no passado dia 6 de Fevereiro o mestre escultor Joaquim Correia, aos 92 anos.
Joaquim Correia nasceu na Marinha Grande, filho e neto de operários vidreiros, desde cedo manifestou uma aptidão invulgar para a criação artística.
Em 1938 é impedido de ingressar na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa devido aos ideais comunistas da sua terra natal. Veio a frequentar esta Escola um ano depois, após uma incursão na escola do Porto. Em 1947 termina o curso de Escultura na ESBAL tendo sido considerado o melhor aluno. A sua obra de fim de curso, Orfeu, foi premiada nacional e internacionalmente.
Joaquim Correia é uma referência nacional na escultura. Discípulo de Simões de Almeida, trabalhou diretamente com os grandes mestres Francisco Franco, Salvador Barata Feyo e António Duarte.
Joaquim Correia é autor de uma vastíssima obra escultória e medalhística, com numerosas estátuas, baixos-relevos e medalhas que figuram em lugares públicos e privados de Portugal e no estrangeiro, dos quais destacamos o Museu Nacional de Arte Contemporânea, o Museu Nacional Soares dos Reis, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Assembleia da República. Foi ainda diretor da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e em 1996 foi agraciado como Comendador da Ordem Militar de Santiago de Espada des Arts e des Lettres de França.
Na década de 90 doou toda a sua obra à Marinha Grande. O Museu erigido pela câmara municipal para receber o seu espólio é hoje um marco incontornável para a história da escultura e cultura portuguesas.
A Assembleia da República, reunida em Plenário, evoca a memória de Joaquim Correia e apresenta à sua família as mais sentidas condolências.

Os Deputados: Basílio Horta (PS) — João Paulo Pedrosa (PS) — Odete João (PS) — Inês de Medeiros (PS) — Alberto Costa (PS) — Valter Ribeiro (PSD) — Manuel Isaac (CDS-PP) — Carlos Enes (PS) — Luís Fazenda (BE) — Vieira da Silva (PS) — Maria Conceição Pereira (PSD) — Paulo Batista Santos (PSD) — Laura Esperança (PSD) — Fernando Marques (PSD) — Sérgio Azevedo (PSD) — Pedro Delgado Alves (PS) — Bruno Dias (PCP).

———

Páginas Relacionadas
Página 0004:
4 | II Série B - Número: 101 | 16 de Fevereiro de 2013 INTERPELAÇÃO N.º 9/XII (2.ª) FUNÇÕES
Pág.Página 4
Página 0005:
5 | II Série B - Número: 101 | 16 de Fevereiro de 2013 – Sendo a contratação coletiva um di
Pág.Página 5