O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2 | II Série B - Número: 142 | 27 de Abril de 2013

VOTO N.º 124/XII (2.ª) DE CONGRATULAÇÃO PELA ATRIBUIÇÃO DO PRÉMIO GEOFFREY JELLICOE AO ARQUITETO GONÇALO RIBEIRO TELES

O Arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles foi distinguido internacionalmente com o Nobel da Arquitetura Paisagística, o Prémio Sir Geoffrey Jellicoe, conferido pela Federação Internacional dos Arquitetos Paisagistas (IFLA).
O reconhecimento de uma carreira académica e profissional ímpares, através da atribuição deste prémio agora efetuada, distingue um percurso marcado pela inovação, pela defesa do território e do ambiente, pela perseverança na defesa das suas convicções traduzidas na sua obra extensa.
Gonçalo Ribeiro Telles tem como expoentes do seu trabalho a autoria, entre outros projetos, do Corredor Verde de Monsanto e a integração da zona ribeirinha oriental e ocidental na Estrutura Verde Principal de Lisboa. É ainda autor dos jardins da sede da Fundação Calouste Gulbenkian, que assinou com António Viana Barreto (Prémio Valmor de 1975), e dos projetos do Vale de Alcântara e da Radial de Benfica, do Vale de Chelas e do Parque Periférico, entre outros. Projetou também o Jardim Amália Rodrigues, junto ao Parque Eduardo VII, em 1996.
Professor catedrático emérito da Universidade de Évora, figura incontornável em matéria de ordenamento do território e do uso da terra em Portugal, Gonçalo Ribeiro Telles licenciou-se em Engenharia Agronómica e terminou o Curso Livre de Arquitetura Paisagista no Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa.
A atribuição do prémio Sir Geoffrey Jellicoe, criado em 2004 e considerado um dos expoentes máximos da arquitetura paisagista, ao nível do Prémio Pritzker de arquitetura, representa para Portugal o reconhecimento da representação nacional neste domínio e constitui um incentivo para todos os que se reveem nas questões do território e do ambiente.
A Assembleia da República, reunida em Plenário, congratula-se pelo reconhecimento internacional da carreira académica e profissional, com a atribuição deste prémio, do Arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles e saúdao no exemplo para as gerações futuras.

Assembleia da República, 24 de abril de 2013.
Os Deputados do PSD, António Rodrigues — Pedro Lynce (PSD) — Paulo Batista Santos (PSD) — António Prôa (PSD) — Adão Silva (PSD) — Rosa Arezes (PSD) — Ana Sofia Bettencourt (PSD) — Odete Silva (PSD) — Nuno Filipe Matias (PSD) — Nuno Encarnação (PSD) — Luís Montenegro (PSD) — Hélder Sousa Silva (PSD) — Luís Menezes (PSD) — Carlos Santos Silva (PSD) — Joana Barata Lopes (PSD) — Sérgio Azevedo (PSD) — Pedro Pinto (PSD).

———

VOTO N.º 125/XII (2.ª) DE PESAR PELAS VÍTIMAS DO SISMO OCORRIDO NA PROVÍNCIA CHINESA DE SICHUAN

No passado sábado, 20 de abril, um violento sismo fez-se sentir na província chinesa de Sichuan causando um número avultado de vítimas mortais e feridos, uma destruição avassaladora e um sentimento de impotência perante mais esta catástrofe natural. Vale a pena recordar que, em 2008, um outro sismo se fez sentir na mesma região com a magnitude de 8, causando a morte a mais de 90 000 pessoas, 370 000 feridos graves e mais de 18 000 desaparecidos.
Até à data, as autoridades chinesas apontam para mais de duas centenas de vítimas mortais, 12 000 feridos e dezenas de desaparecidos, num sismo de magnitude 7 que voltou a causar uma destruição incalculável, desesperante e traumatizante para um povo e uma região que, infelizmente, têm sido martirizados por estas tragédias.

Páginas Relacionadas
Página 0003:
3 | II Série B - Número: 142 | 27 de Abril de 2013 As autoridades chinesas enviaram prontam
Pág.Página 3