O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3 | II Série B - Número: 175 | 8 de Junho de 2013

política. Foi um professor emérito, respeitado e admirado por alunos e colegas e por toda a comunidade das suas relações, tendo contribuído para impulsionar a investigação científica em torno da História do Algarve.
Deixa em todos quantos o conheceram uma imagem de homem íntegro, culto, humanista, desprendido, humilde, com carácter, princípios e coragem cívica.
Foi um regionalista comprometido, apaixonado pelas temáticas regionais, que lutou por uma região do Algarve com mais poderes e autonomia administrativa e política. Além de académico e historiador, António Rosa Mendes foi um pedagogo, poeta, jurista, editor e autor de uma vasta bibliografia.
Foi um dos fundadores da editora algarvia Gente Singular. Realizou inúmeras conferências, em Portugal e no estrangeiro. Foi presidente da Faro, Capital Nacional da Cultura, em 2003 e 2004.
Social-democrata por opção política, foi presidente da Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António (1985-1989) e vereador nessa autarquia (1989-1993). Em 2011, foi mandatário distrital da candidatura do PSD às eleições legislativas.
A 4 de junho de 2013, António Rosa Mendes faleceu em Faro. O Algarve e o País perderam um vulto eminente da sua cultura.

Os Deputados, Mendes Bota (PSD) — Artur Rêgo (CDS-PP) — Paulo Sá (PCP) — Miguel Freitas (PS) — João Soares (PS) — Elsa Cordeiro (PSD) — Cristóvão Norte (PSD) — Cecília Honório (BE) — Carlos Silva e Sousa (PSD).

———

VOTO N.º 132/XII (2.ª) DE CONDENAÇÃO DA REPRESSÃO NA TURQUIA

Nos últimos dias, em diversas cidades da Turquia, grandes manifestações populares de protesto contra a prepotência e o crescente autoritarismo que têm caraterizado a governação do AKP (Partido da Justiça e do Desenvolvimento), liderado por Erdogan, e de exigência da sua demissão, têm deparado com uma brutal repressão e violência policial, com a agressão indiscriminada de milhares de manifestantes, com a prisão de milhares de ativistas, numa onda repressiva que provocou inclusivamente vítimas mortais.
A ação repressiva das autoridades turcas tem sido acompanhada de uma acentuação da repressão das liberdades públicas e de crescentes limitações à liberdade de comunicação social e de tentativas de controlo das próprias redes sociais, no quadro de uma política enfeudada a interesses económicos dominantes e fortemente empenhada em ações de desestabilização do Médio Oriente, de que é exemplo a sua utilização como base de agressão externa à Síria.
A Assembleia da República, reunida em plenário, solidariza-se com a luta do povo turco em prol dos direitos e liberdades, da democracia, de profundas transformações sociais e económicas e de uma política externa soberana e condena a violência policial com que as autoridades turcas têm vindo reprimir o exercício dos seus legítimos direitos civis e políticos.

Assembleia da República, 6 de junho de 2013.
Os Deputados do PCP, António Filipe — Bernardino Soares — João Oliveira — Miguel Tiago — Rita Rato — Bruno Dias — Jorge Machado — João Ramos — Paulo Sá — Honório Novo — Paula Santos — Carla Cruz.

———

Páginas Relacionadas
Página 0002:
2 | II Série B - Número: 175 | 8 de Junho de 2013 VOTO N.º 130/XII (2.ª) DE CONGRATULAÇÃO P
Pág.Página 2