O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

II SÉRIE-B — NÚMERO 6

2

PROJETO DE VOTO N.º 334/XIV/2.ª DE CONDENAÇÃO DAS SANÇÕES E BLOQUEIO ECONÓMICO CONTRA A REPÚBLICA

BOLIVARIANA DA VENEZUELA E DE SOLIDARIEDADE COM O POVO VENEZUELANO E COM A COMUNIDADE LUSO-VENEZUELANA

A política de ingerência e agressão contra a Venezuela promovida pelos EUA atinge gravemente os direitos e as condições de vida do povo venezuelano e, consequentemente, da comunidade luso-venezuelana.

A Administração Trump, em frontal desrespeito pela Carta das Nações Unidas e o direito internacional, impõe de forma unilateral e com carácter extraterritorial medidas discriminatórias e coercivas contra a Venezuela – como sanções políticas, o bloqueio económico e financeiro, o roubo de ativos do Estado venezuelano, incluindo através do Novo Banco –, visando de forma deliberada e criminosa atingir a economia venezuelana e as condições de vida do povo venezuelano, agredindo os seus mais elementares direitos.

Uma política cruel que têm imposto ao povo venezuelano e à comunidade portuguesa luso-venezuelana inúmeras provações e dificuldades, e que procura impedir, mesmo em tempos de pandemia da COVID-19, que o Governo venezuelano utilize meios financeiros para comprar bens de primeira necessidade e medicamentos para o seu povo.

Rejeitando um recente documento elaborado por uma «missão independente internacional» e denunciando que este não foi aprovado por nenhuma instância das Nações Unidas, as autoridades venezuelanas entregaram um relatório – «A verdade da Venezuela contra a infâmia. Dados e testemunhos de um país sob cerco» – ao representante da ONU, que esteve acompanhado por uma representante do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos na Venezuela.

Assim, a Assembleia da República: – Condena a política de ingerência e agressão que atenta gravemente contra soberania e a independência

da Venezuela e os direitos e condições de vida do povo venezuelano e da comunidade luso-venezuelana; – Exige o fim imediato das sanções, do bloqueio económico e financeiro, das ameaças e operações de

agressão militar da Administração Trump que agridem os direitos e condições de vida do povo venezuelano e da comunidade luso-venezuelana.

Assembleia da República, 6 de outubro de 2020.

Os Deputados do PCP: João Oliveira — António Filipe — Paula Santos — Duarte Alves — Diana Ferreira — Bruno Dias — João Dias.

———

PROJETO DE VOTO N.º 335/XIV/2.ª DE CONGRATULAÇÃO PELA CENTÉSIMA MEDALHA INTERNACIONAL CONQUISTADA PELO

CANOÍSTA PORTUGUÊS FERNANDO PIMENTA NA TAÇA DO MUNDO DE SZEGED NA HUNGRIA E PELAS MEDALHAS CONQUISTADAS NA MESMA PROVA PELOS CANOÍSTAS JOANA VASCONCELOS

E NORBERTO MOURÃO

Com a conquista de três medalhas na Taça do Mundo de Velocidade de Zseged, em canoagem, que decorreu no passado fim de semana, o canoísta Limiano Fernando Pimenta alcançou a sua centésima medalha em competições internacionais, tornando-se o atleta da modalidade mais galardoado de sempre em Portugal.

Deste impressionante palmarés de destacar a conquista da Medalha de Prata em K2, 1000mts nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, a conquista da medalha de ouro na prova de K1 1000 e K1 5000 da primeira

Páginas Relacionadas
Página 0004:
II SÉRIE-B — NÚMERO 6 4 O Presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros e
Pág.Página 4