O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

9 DE OUTUBRO DE 2020

7

PROJETO DE VOTO N.º 341/XIV/2.ª

DE SAUDAÇÃO A ELVIRA FORTUNATO PELA ATRIBUIÇÃO DO HORIZON IMPACT AWARD 2020

Elvira Fortunato, nascida em 1964 no concelho de Almada, é uma das cientistas Portuguesas mais prestigiadas e mais premiadas do País.

Estudou na sua terra natal até terminar o liceu e em 1981 ingressou no curso de Engenharia física e dos Materiais da Universidade Nova de Lisboa, prosseguindo os seus estudos na área e, terminando em 1995 a sua tese do seu doutoramento, que deu origem a um grande projeto financiado NATO e que permitiu o financiamento de um laboratório da faculdade.

Defensora ao longo da sua carreira da riqueza científica do nosso país, assente nas infraestruturas de topo que são os laboratórios de excelência e nas investigadoras e investigadores Portugueses, os seus muitos projetos de investigação e reconhecimento dos seus resultados muito têm contribuído para aumentar essa excelência, como especial destaque para as duas bolsas do European Research Council em 2008 e 2018.

Atualmente, dirige o centro de Investigação CENIMAT na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, que foi recentemente avaliado por peritos internacionais na área da Ciência e Engenharias dos Materiais, com a classificação de «Excelente», um resultado da elevada qualidade dos investigadores e dos seus trabalhos e projetos científicos, assim aqui reconhecidos pela comunidade científica nacional e internacional.

Em 2020, foi-lhe atribuído o Horizon Impact Award 2020 com o seu projeto «Invisible» na área da eletrónica transparente, que se juntou a inúmeros prémios e reconhecimento que foi recebendo ao longo da sua carreira. Foi pioneira na eletrónica de papel onde desenvolveu, junto com a sua equipa, células celulares de papel, memórias, baterias, écrans, transístores, entre outros produtos que estão a ser estudados com vista a serem otimizados pelas empresas no sentido de se produzirem embalagens inteligentes com sensores que providenciem informações sobre o estado de conservação dos produtos.

Assim, a Assembleia da Républica saúda Elvira Fortunato pela atribuição do Horizon Impact Award 2020, felicitando-a pelos êxitos alcançados e pela notoriedade para Portugal deles decorrentes, bem como por se assumir como referência para a participação das mulheres no panorama científico nacional.

Palácio de S. Bento, 8 de outubro de 2020.

As Deputadas e os Deputados do PS: Cristina Mendes da Silva — Elza Pais — Maria Joaquina Matos — Francisco Rocha — Santinho Pacheco — Alexandre Quintanilha — Cristina Sousa — Susana Correia — Palmira Maciel — Susana Amador — Jorge Gomes — Sofia Araújo — Ana Maria Silva — Nuno Fazenda — Anabela Rodrigues — Telma Guerreiro — Clarisse Campos — Fernando Paulo Ferreira — Romualda Fernandes — Constança Urbano de Sousa — Sílvia Torres — Filipe Pacheco — Fernando Anastácio.

———

PROJETO DE VOTO N.º 342/XIV/2.ª DE PESAR PELA MORTE DA CONCIDADÃ FILOMENA SANTOS BRUTALMENTE ASSASSINADA NA

ÁFRICA DO SUL

Portugal assistiu com consternação à notícia de que no passado dia 19 setembro mais uma cidadã portuguesa faleceu na África do Sul em resultado de um brutal assalto à mão armada.

A vítima, Filomena Santos de 63 anos, natural de Leiria, vivendo sozinha e residente em Vryheid nas proximidades de Durban, Africa do Sul, ainda foi transportada em vida para o hospital, mas nele não viria a

Páginas Relacionadas
Página 0010:
II SÉRIE-B — NÚMERO 6 10 PROJETO DE VOTO N.º 346/XIV/2.ª DE SOLIDARIEDADE PE
Pág.Página 10
Página 0011:
9 DE OUTUBRO DE 2020 11 VI. Conclusões e Parecer I – Nota Prévia A Petição n.º 1
Pág.Página 11
Página 0012:
II SÉRIE-B — NÚMERO 6 12 Os peticionantes referiram que a ANACOM, na respost
Pág.Página 12
Página 0013:
9 DE OUTUBRO DE 2020 13 igualmente na dificuldade de implementar políticas de incen
Pág.Página 13
Página 0014:
II SÉRIE-B — NÚMERO 6 14 recurso fundamental nos dias de hoje comprometendo
Pág.Página 14