O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

II SÉRIE-B — NÚMERO 8

8

PROJETO DE VOTO N.º 348/XIV/2.ª

DE PESAR PELO FALECIMENTO DE AUGUSTO BOUCINHA

Faleceu no passado dia 13 de outubro Augusto Torres Boucinha, nascido na freguesia de Aguçadora,

concelho da Póvoa de Varzim, a 4 de fevereiro de 1946. Licenciado em economia, cumpriu o serviço militar como capitão miliciano na então Sá da Bandeira, tendo,

posteriormente ingressado como funcionário do Estado na área das alfândegas. Desempenhou, entre outros, os cargos de Vereador da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim entre 1993 e 1997 e de Presidente da Assembleia de Freguesia da sua terra natal, Aguçadora.

Augusto Boucinha foi também Deputado do CDS-PP à Assembleia da República pelo círculo eleitoral do Porto na VII Legislatura. Foi ainda um empenhado e colaborante sócio do Varzim Sport Club, tendo, muitas vezes, sido o seu representante junto da Federação Portuguesa de Futebol.

Homem de causas e de convicções fortes, nunca deixou de defender e de batalhar por aquilo em que acreditava, nomeadamente quando o assunto estava relacionado com a sua terra natal, a Póvoa de Varzim.

Pelo exposto, a Assembleia da República, reunida em sessão plenária, decide demonstrar o seu profundo pesar e consternação pelo falecimento de Augusto Boucinha e apresentar à família as suas sentidas condolências.

Assembleia da República, 14 de outubro de 2020.

Os Deputados do CDS-PP: Telmo Correia — Cecília Meireles — João Pinho de Almeida — Ana Rita Bessa — João Gonçalves Pereira.

———

PROJETO DE VOTO N.º 349/XIV/2.ª DE PESAR PELO FALECIMENTO DE FERNANDO ALBERTO RIBEIRO DA SILVA

É nas comunidades locais que a democracia melhor desenvolve o seu caminho para consolidar a

abrangência que faz a sua vitalidade final. Nesse contexto, caboucaram muitos dos que contribuíram para edificar o Portugal democrático de hoje.

Evocamos aqui a memória de Fernando Alberto Ribeiro da Silva, falecido no dia 8 do corrente mês de outubro e que, com um longo percurso de vida cívica e política, percorreu com invulgar mérito esse caminho.

Democrata de convicção e vimaranense de coração, o Dr. Fernando Alberto foi membro ativo no movimento do distrito de Braga de apoio ao General Humberto Delgado. Já em democracia, foi fundador do PPP/PSD em Guimarães e no distrito. Foi deputado à Assembleia Constituinte, Presidente das comissões políticas do PSD, concelhia de Guimarães e distrital Braga, ocupando ainda, nos Governos liderados por Francisco Sá Carneiro e Aníbal Cavaco Silva, a função de Governador Civil do distrito de Braga. Discreto e sem ambição de protagonismo, amigo de Eurico de Melo e de Aníbal Cavaco Silva, foi decisivo na eleição deste como Presidente do PSD em 1985. Nunca, porém, cultivou apetências por qualquer tipo de poder de governação política nacional, não obstante os inúmeros convites que nesse sentido lhe foram dirigidos, preferindo manter-se ao serviço de Guimarães e da sua região. Um servidor da causa pública sem nunca dela se servir. De postura ética irrepreensível, lutava por ideais e não por cargos. Foi sempre um exemplo admirável de desprendimento do poder.

Testemunho inequívoco do mérito e isenção desse serviço prevaleceu numa homenagem que centenas de pessoas lhe dispensaram, de todos os quadrantes político-partidários do distrito de Braga, quando ali exerceu as funções de Governador Civil, função em que granjeou o respeito e confiança de todos.

Páginas Relacionadas
Página 0010:
II SÉRIE-B — NÚMERO 8 10 e infelizmente, à pandemia da COVID-19. Essa combin
Pág.Página 10
Página 0011:
17 DE OUTUBRO DE 2020 11 1 – Manifesta preocupação para com a degradação das condiç
Pág.Página 11