O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

24 DE DEZEMBRO DE 2020

7

Verdadeira embaixadora da morna, empenhou-se especialmente na candidatura apresentada junto da UNESCO para o reconhecimento da morna como Património Imaterial da Humanidade, tendo sido uma das primeiras a incentivar a sua classificação e elevação em 2011.

O reconhecimento da sua dedicação à cultura foi transversal e comum aos vários locais e povos que marcou. Em 2003, foi agraciada pelo Presidente Jorge Sampaio com a Ordem de Mérito, pelo seu trabalho na área da educação e da cultura, tendo recebido em 2007 a Medalha do Vulcão de 1.º Grau, atribuída pelo Presidente da República de Cabo Verde.

Em abril de 2019, a apresentação do seu álbum «Areias mornas de Bubista» transformou-se numa festa de amizade e homenagem a Celina Pereira, com artistas de Cabo Verde, Portugal e Brasil, na presença de autoridades portuguesas e cabo-verdianas, em que a Assembleia da República esteve presente.

Assim, a Assembleia da República, reunida em sessão plenária, exprime o seu pesar pelo falecimento de Celina Pereira, e endereça ao seu público, aos seus familiares e amigos e à república e ao povo de Cabo Verde as suas mais sentidas condolências, prestando homenagem a um percurso marcante no panorama cultural de ambos os países.

Palácio de São Bento, 22 de dezembro de 2020.

Os autores: Pedro Delgado Alves (PS) — Diogo Leão (PS) — Bruno Dias (PCP) — João Oliveira (PCP) — António Filipe (PCP) — Paula Santos (PCP) — Ana Mesquita (PCP) — Duarte Alves (PCP) — Alma Rivera (PCP) — Diana Ferreira (PCP) — João Dias (PCP) — Jerónimo de Sousa (PCP) — Joacine Katar Moreira (Ninsc) — Santinho Pacheco (PS).

A DIVISÃO DE REDAÇÃO.

Páginas Relacionadas
Página 0005:
24 DE DEZEMBRO DE 2020 5 Palácio de São Bento, 21 de dezembro de 2020. As D
Pág.Página 5
Página 0006:
II SÉRIE-B — NÚMERO 20 6 Neste ano especialmente difícil de 2020, é mais opo
Pág.Página 6