O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5 DE FEVEREIRO DE 2021

7

Tal como referido por Ursula Van der Leyen a propósito da apresentação do Plano Europeu«num ano de pandemia, foi-nos relembrado a todos que a ciência salva vidas. As melhores esperanças do mundo estão nas mãos de médicos, biólogos e investigadores que estão numa corrida para desenvolver vacinas contra o vírus. (…) Em 2020, mais de um milhão de europeus morreram de cancro — o dobro das vítimas do coronavírus. E também no ano passado, mais de 15 000 crianças europeias foram diagnosticadas com cancro».

Tendo como base as novas tecnologias, a investigação e a inovação, o Plano de Luta contra o Cancro define uma nova abordagem da UE em matéria de prevenção, tratamento e cuidados oncológicos. O plano incidirá sobre todo a percurso da doença, da prevenção à qualidade de vida dos doentes e sobreviventes do cancro, focando-se nas ações em que a UE pode proporcionar mais sinergias e valor acrescentado.

Assim, ao abrigo das disposições regimentais e constitucionais aplicáveis, a Assembleia da República saúda o Dia Mundial do Cancro reafirmando o compromisso de defesa dos direitos dos doentes e apela à continuada divulgação, visando a prevenção, tratamento e busca de estratégias inovadoras que possam assegurar melhor qualidade de vida a estes doentes e renovada esperança no aumento da sua sobrevida e soluções de cura total.

Palácio de São Bento, 5 de fevereiro de 2021.

As Deputados e os Deputados do PS: Ana Passos — Cristina Sousa — Rita Borges Madeira — João Miguel Nicolau — Alexandra Tavares de Moura — Fernando Paulo Ferreira — Vera Braz — Sofia Araújo — Clarisse Campos — Ivan Gonçalves — José Manuel Carpinteira — Sílvia Torres — Susana Correia — Telma Guerreiro — Palmira Maciel — Jorge Gomes — Hortense Martins — Nuno Fazenda — Norberto Patinho — Maria Joaquina Matos — Susana Amador — Pedro Delgado Alves — Isabel Alves Moreira — Romualda Fernandes — Cristina Mendes da Silva — Pedro Sousa — Filipe Pacheco — Anabela Rodrigues — Francisco Rocha — Lúcia Araújo Silva — José Rui Cruz — Lara Martinho — Olavo Câmara — Marta Freitas.

———

PROJETO DE VOTO N.º 449/XIV/2.ª DE SAUDAÇÃO PELA CONSAGRAÇÃO DE FILIPE ALBUQUERQUE COMO CAMPEÃO DO MUNDO

DE RESISTÊNCIA LMP2

O piloto Filipe Albuquerque venceu a edição de 2020 do Campeonato do Mundo de Resistência na categoria LMP2 que soma à vitória alcançada também, em 2020, das míticas 24 Horas de Le Mans.

Para o piloto de Coimbra o ano de 2020 foi fantástico pois sagrou-se também Campeão da Europa na mesma categoria.

Filipe Albuquerque iniciou a sua carreira no karting com apenas 7 anos (1993) onde obteve vários títulos em Portugal vindo a ser vice-campeão-campeão europeu. Depois de 11 anos no karting passou a integrar o prestigiado Redbull Junior Team em 2005 e no ano seguinte vence todos os campeonatos por onde passou: Formula Renault 2.0 Norte Europeia e a Fórmula Renault 2.0 Europeia.

Em 2007 conduz pela primeira vez um Formula 1 da Redbull Racing e em 2008 integra o A1GP defendendo as cores de Portugal. Passou ainda pelo DTM e pelo campeonato italiano de GT como piloto oficial da Audi antes de se dedicar às provas de resistência.

Em 2013 vence na estreia das 24h de Daytona com a Audi, onde voltaria a vencer em 2018, e a partir de 2014 passa a disputar o European Le Mans Series, o Campeonato Americano de Resistência e a Taça do Mundo de Resistência.

Apesar de todas as dificuldades que o mundo conheceu, 2020 acaba por ser um ano fantástico para Filipe Albuquerque que vence todos os principais campeonatos sagrando-se campeão da Taça do Mundo de Resistência, do European Le Mans Series e da mais emblemática prova de automobilismo, as 24 Horas de Le Mans na categoria LMP2.

Páginas Relacionadas
Página 0006:
II SÉRIE-B — NÚMERO 26 6 Universidade de Tulane nos Estados Unidos da Améric
Pág.Página 6