O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

II SÉRIE-B — NÚMERO 29

6

operações entre os anos de 1961 e 1974, destacando-se sempre pela sua coragem e bravura individual e por nunca ter sido ferido com gravidade em situação de combate nos treze anos de serviço em campanha.

O Tenente-Coronel Marcelino da Mata obteve, ao longo da sua carreira, elevado número de louvores e diversas condecorações, das quais se destacam as de maior valor e significado militar:

• Medalha Militar de 2.ª classe da Cruz de Guerra (26 de julho de 1966); • Medalha Militar de 1.ª classe da Cruz de Guerra (9 de maio de 1967); • Cavaleiro da Antiga e Muito Nobre Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito (2 de

julho de 1969); • Medalha Militar de 1.ª classe da Cruz de Guerra (21 de abril de 1971); • Medalha Militar de 3.ª classe da Cruz de Guerra (9 de junho de 1973); • Medalha Militar de 1.ª classe da Cruz de Guerra (22 de agosto de 1973). Em 1973, ainda 1.º Sargento graduado em alferes, subscreveu o telegrama enviado por cerca de 400

combatentes a contestar o 1.º Congresso dos Combatentes do Ultramar, que viria a decorrer entre os dias 1 e 3 de junho, daquele ano, no Porto.

Já depois do 25 de Abril de 1974, foi promovido até ao posto de Major e graduado em Tenente-Coronel. Pelo exposto, a Assembleia da República, reunida em sessão plenária, expressa o seu profundo pesar pelo

falecimento do Tenente-Coronel Marcelino da Mata e apresenta à sua família, ao Regimento de Comandos, ao Exército Português e às Forças Armadas as suas sentidas condolências.

Assembleia da República, 17 de fevereiro de 2021.

O Presidente da Comissão de Defesa Nacional, Marcos Perestrello. Outros subscritores: Sara Madruga da Costa (PSD) — Nuno Sá (PS).

———

PROJETO DE VOTO N.º 469/XIV/2.ª DE SAUDAÇÃO AO BAILARINO ANTÓNIO CASALINHO, PELA CONQUISTA DO PRIX DE LAUSANNE

No passado dia 6 de fevereiro, António Casalinho, aluno do Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, foi vencedor do Prix de Lausanne, tendo ganho o Prémio atribuído pela «Oak Foundation» e o Prémio de Interpretação Contemporânea «Minerva Kunststiftung», tornando-se o primeiro português a alcançar este feito.

Com mais esta distinção, este jovem bailarino com 17 anos e nascido em Leiria, conseguiu o extraordinário feito de ter vencido quatro dos principais concursos de dança do mundo.

António Casalinho tornou-se conhecido do público português quando, em 2017, com 13 anos de idade, ganhou o programa de talentos «Got Talent Portugal», transmitido na RTP 1.

O seu empenho, dedicação e qualidade estética das suas atuações têm vindo a ser sucessivamente reconhecidas em diferentes partes do mundo. Os prémios obtidos são disso exemplo. Em 2014, em Paris, venceu o Hope Award-Grand Prix como melhor bailarino do concurso; nos EUA, em 2016, obteve o prémio Youth America Grand Prix na categoria de juniores; é distinguido com o Varna International Ballet Competition, na Bulgária em 2018 vencendo a medalha de ouro na categoria de juniores e o prémio de bailarino mais jovem e promissor e o Grand Prix Varna; em 2019, no maior concurso de dança da China, obtém o Grande Prémio do BIBCC – Beijing International Ballet and Choreography Competition, entre mais de 150 participantes.

Com esta mais recente distinção, António Casalinho consolida a entrada de nomes portugueses nas grandes competições internacionais do bailado. O seu mérito e potencial que tem vindo a converter em feitos

Páginas Relacionadas
Página 0003:
20 DE FEVEREIRO DE 2021 3 enaltece o papel determinante que o Conservatório Interna
Pág.Página 3