O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

II SÉRIE-B — NÚMERO 36

10

O Prémio do Cidadão Europeu tem como objetivo «recompensar atividades excecionais desempenhadas por cidadãos, grupos, associações ou organizações nos domínios da promoção de uma maior integração dos cidadãos europeus, cooperação, reforço do espírito europeu e no âmbito dos valores consagrados na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia». A atribuição do prémio ao CNE teve por base o projeto «Educação para a cidadania ativa, empoderamento dos jovens e desenvolvimento de competências».

Num momento em que valores como a fraternidade, solidariedade, humanismo e sustentabilidade assumem uma crescente relevância na sociedade, em particular num período pandémico como o que vivemos, esta distinção, a uma instituição em contínuo crescimento, em contraciclo com o decréscimo da natalidade em Portugal, reveste-se de uma importância e de um simbolismo acrescidos para todos nós.

Assim, no âmbito da atribuição do Prémio do Cidadão Europeu 2020 ao Corpo Nacional de Escutas (CNE), a Assembleia da República manifesta o seu reconhecimento e congratulação e envia as mais sinceras felicitações a todos os seus elementos, jovens e dirigentes, por contribuírem para esta autêntica «escola para a vida» para milhares de jovens portugueses, prosperando uma sociedade mais justa e humanista.

Palácio de São Bento, 23 de março de 2021.

O Presidente da Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto, Firmino Marques.

Outros subscritores: Sara Madruga da Costa (PSD) — Francisco Rocha (PS).

———

PROJETO DE VOTO N.º 522/XIV/2.ª DE CONGRATULAÇÃO PELA CONSAGRAÇÃO DE MIGUEL MONTEIRO COMO CAMPEÃO DO

MUNDO NO LANÇAMENTO DO PESO, CLASSE F40

O atleta paralímpico Miguel Monteiro, de 20 anos de idade, nascido em Mangualde e a atuar pela respetiva Casa do Povo, bateu no passado dia 21 de fevereiro o recorde do mundo do lançamento do peso da classe F40 (baixa estatura) com a marca de 11,01 metros.

O atleta, que recentemente se havia sagrado campeão nacional, suplantou a sua anterior melhor marca pessoal de 10,70 metros, no decorrer do torneio de preparação que se realizou em Pombal, sendo seu treinador João Amaral.

Miguel Monteiro é um lançador destacado no desporto adaptado, ainda jovem, mas já com várias medalhas no currículo, contando no seu palmarés o título de Vice-Campeão do Mundo, Londres 2017, Vice-Campeão da Europa, Berlim 2018, e Campeão do Mundo juniores, Nottwill em 2019, tendo conseguido apuramento para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2021.

Assim, a Assembleia da República saúda e felicita o atleta Miguel Monteiro, congratulando-se com os seus resultados desportivos, especialmente como Campeão do Mundo no lançamento do peso, classe F40, que constituem um grande motivo de orgulho para todos os portugueses, elevam o nome de Portugal e servem de inspiração para a ambição internacional dos nossos cidadãos em todos os quadrantes profissionais e, em particular, no desporto.

Palácio de São Bento, 23 de março de 2021.

O Presidente da Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto, Firmino Marques.

Outros subscritores: Sara Madruga da Costa (PSD) — Francisco Rocha (PS).

———

Páginas Relacionadas
Página 0007:
1 DE ABRIL DE 2021 7 PROJETO DE VOTO N.º 518/XIV/2.ª DE CONGRATULAÇÃO PELA PUBLICAÇ
Pág.Página 7
Página 0008:
II SÉRIE-B — NÚMERO 36 8 O tema deste ano, definido pela Organização das Naç
Pág.Página 8