O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1 DE ABRIL DE 2021

5

PROJETO DE VOTO N.º 515/XIV/2.ª DE SAUDAÇÃO AO MILITAR DA GNR PELO SALVAMENTO DA VIDA DE UMA CRIANÇA

No passado dia 24 de março, o Comandante da GNR de Odemira salvou uma criança com pouco mais de um ano de morrer asfixiada por uma peça de plástico que tinha engolido.

Após ter ouvido a comunicação do pedido de socorro, o Primeiro-Sargento Carvalho que estava na sede do Núcleo de Proteção Ambiental, prontamente correu para o local e executou a manobra de Heimlich, salvando a criança que escapou com vida e sem sequelas.

Este episódio tem um denominador comum com outros tantos que são protagonizados pelas nossas forças de segurança, a coragem, a preparação e a determinação que permitem socorrer e salvar a vida de muitos, o que merece o nosso reconhecimento e louvor.

Assim, a Assembleia da República saúda o Comandante da GNR de Odemira pela eficácia, prontidão e resultado da sua prestimosa ação, e na sua pessoa presta a sua homenagem a todos os profissionais das forças de segurança que diariamente protagonizam atos e serviços excecionais de heroísmo e abnegação.

Palácio de São Bento, 29 de março de 2021.

As Deputadas e os Deputados do PSD: Adão Silva — Carlos Peixoto — Mónica Quintela — Márcia Passos — Luís Marques Guedes — Fernando Negrão — André Coelho Lima — Catarina Rocha Ferreira — José Cancela Moura — Duarte Marques — Emília Cerqueira — Sara Madruga da Costa — Lina Lopes — Cláudia André.

———

PROJETO DE VOTO N.º 516/XIV/2.ª DE SAUDAÇÃO PELO DIA MUNDIAL DO TEATRO

No passado dia 27 de março assinalou-se o Dia Mundial do Teatro. Em 1962 Jean Cocteau escreveu a primeira mensagem oficial do Dia Mundial do Teatro. Este ano coube à

atriz britânica Helen Mirren essa responsabilidade, dizendo-nos: «Estes têm sido tempos muito difíceis para as atuações ao vivo e muitos artistas, técnicos e artesãos têm

lutado por esta profissão já de si carregada de insegurança. (…) Os seres humanos têm contado histórias uns aos outros desde que habitam o planeta. A bela cultura do teatro viverá enquanto por cá continuarmos.

O impulso criativo de dramaturgos, cenógrafos, bailarinos, cantores, atores, músicos e encenadores jamais será sufocado e num futuro muito próximo irá florescer de novo, com uma nova energia e um novo entendimento sobre o mundo que todos nós partilhamos.

Mal posso esperar!» Em Portugal, e no mundo inteiro, companhias, diretores artísticos e atores leram online este texto, deixando

também as suas próprias mensagens. Neste Dia Mundial do Teatro, lembrar e saudar todos os seus profissionais – atores, encenadores, diretores

artísticos, técnicos – e lembrar, também, todos os que partiram deixando um legado de orgulho e saudade, é uma homenagem simbólica a que o Parlamento se quer associar.

Num ano pandémico, de gravíssimas dificuldades que afetaram brutalmente todos os profissionais desta nobre arte de palco, o tema escolhido pela UNESCO – que, através do Instituto Internacional do Teatro, criou o Dia Mundial do Teatro – foi a «resistência à pandemia», destacando-se «a sagacidade e coragem» destes profissionais.

Páginas Relacionadas
Página 0014:
II SÉRIE-B — NÚMERO 36 14 PARECER A Comissão de Agricultura e Mar conclui q
Pág.Página 14
Página 0015:
1 DE ABRIL DE 2021 15 acessíveis ao público dos estabelecimentos de restauração ou
Pág.Página 15
Página 0016:
II SÉRIE-B — NÚMERO 36 16 Em conformidade com o n.º 1 do artigo 21.º da LEDP
Pág.Página 16
Página 0017:
1 DE ABRIL DE 2021 17 Observou que os senhorios vão receber a totalidade das rendas
Pág.Página 17
Página 0018:
II SÉRIE-B — NÚMERO 36 18 prazo de pagamento. Por fim, finalizou o peticioná
Pág.Página 18