O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1 DE ABRIL DE 2021

7

PROJETO DE VOTO N.º 518/XIV/2.ª DE CONGRATULAÇÃO PELA PUBLICAÇÃO DO JORNAL MUNDO PORTUGUÊS

Ao longo de 51 anos o jornal Mundo Português, que começou por se chamar O Emigrante, acompanhou a história da emigração portuguesa como nenhum outro órgão da comunicação social o fez, merecendo por isso um louvor pela forma como se preocupou com a vida das comunidades no estrangeiro. A última edição foi em fevereiro, em parte devido à pandemia, e merece ser evocado precisamente pelo papel insubstituível que desempenhou no panorama da imprensa dirigida às comunidades portuguesas.

Merecem uma homenagem todos os seus jornalistas, funcionários e os seus fundadores, Valentim Morais e o Padre Vítor Melícias, bem como aquele que foi o seu continuador, o Dr. Carlos Morais, tão precocemente arrancado à vida. Os seus fundadores tiveram a coragem de criar um jornal a remar contra a corrente, que acompanhou as dificuldades da emigração, quatro anos antes da Revolução do 25 de abril, o que é certamente um feito assinalável.

Nas suas páginas esteve sempre presente a necessidade de valorizar a emigração portuguesa e uma preocupação particular com a importância da língua e da cultura. Tudo o que nas suas páginas foi escrito são parte integrante da nossa história coletiva. Mesmo que o jornal deixe de existir, os seus conteúdos continuarão nos arquivos e no mundo digital e, acima de tudo, devem ser preservados.

O jornal é uma história de sucesso feito de muitas histórias, de luta, de coragem, de determinação, de ousadia, de esperança. Nele se relataram as vidas de um povo que partiu, que parte em perpétuos movimentos de vai e vem, que levou a nossa alma aos quatro cantos do mundo e trouxe muitas almas para juntar à nossa, que saiu só com a coragem e determinação de procurar uma vida melhor ou pela mera curiosidade e trouxe um saber de experiências feito.

Nunca serão suficientes as palavras para exprimir a importância que o jornal teve para a nossa história coletiva, para tantos milhares de portugueses e gerações que um dia tiveram de deixar o País.

Assim, a Assembleia da República exprime o seu reconhecimento pelo papel muito relevante e pioneiro que o jornal Mundo Português teve para a emigração portuguesa ao longo de várias gerações.

Palácio de São Bento, 30 de março de 2021

As Deputadas e os Deputados do PS: Paulo Pisco — Paulo Porto — Lara Martinho — José Luís Carneiro — José Rui Cruz — Francisco Rocha — Santinho Pacheco — Edite Estrela — Diogo Leão — Susana Correia — Carla Sousa — Carlos Brás — José Mendes — Cristina Jesus — Maria Antónia de Almeida Santos — Palmira Maciel — Hortense Martins — Rita Borges Madeira — Sofia Araújo — Nuno Fazenda — Fernando Paulo Ferreira — Ana Passos — Cristina Sousa — Pedro Sousa — Anabela Rodrigues — Susana Amador — Olavo Câmara — Norberto Patinho — Clarisse Campos — Lúcia Araújo Silva — José Manuel Carpinteira — Sílvia Torres — Cristina Mendes da Silva — Telma Guerreiro — Marta Freitas — Joana Bento — Romualda Fernandes — Maria Joaquina Matos — Martina Jesus — João Azevedo Castro — Filipe Pacheco — Francisco Pereira Oliveira — Alexandra Tavares de Moura — Jorge Gomes — Rosário Gambôa.

———

PROJETO DE VOTO N.º 519/XIV/2.ª DE SAUDAÇÃO AO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

No dia Mundial da Água pretende alertar-se para a necessidade de poupança de água e aposta incessante no seu uso sustentável. A água está no centro do desenvolvimento sustentável e corresponde à promessa central do Objetivo 6 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que defende o acesso universal e equitativo à água potável e ao saneamento até 2030.

Páginas Relacionadas
Página 0014:
II SÉRIE-B — NÚMERO 36 14 PARECER A Comissão de Agricultura e Mar conclui q
Pág.Página 14
Página 0015:
1 DE ABRIL DE 2021 15 acessíveis ao público dos estabelecimentos de restauração ou
Pág.Página 15
Página 0016:
II SÉRIE-B — NÚMERO 36 16 Em conformidade com o n.º 1 do artigo 21.º da LEDP
Pág.Página 16
Página 0017:
1 DE ABRIL DE 2021 17 Observou que os senhorios vão receber a totalidade das rendas
Pág.Página 17
Página 0018:
II SÉRIE-B — NÚMERO 36 18 prazo de pagamento. Por fim, finalizou o peticioná
Pág.Página 18