O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

14 DE SETEMBRO DE 2021

3

Carreira Marques, homem de Abril e da cultura empenhado em diferentes tarefas e responsabilidades assumidas ao longo da vida, deu um enorme contributo ao serviço do município e da região, permitindo a Beja crescer e desenvolver-se nas mais diversas áreas.

Desempenhou ainda outras funções, nomeadamente as de presidente do Conselho Fiscal da Associação Nacional de Municípios Portugueses e Presidente da Assembleia Distrital de Beja.

Foi redator do extinto jornal O camponês. Colaborou nas rádios locais, Rádio Voz da Planície e Rádio Pax, no jornal Diário do Alentejo e na revista Mais Alentejo, com mais de uma centena de crónicas.

Foi autor de livros de crónicas e de poesia, tendo editado em 2001 o livro Crónicas de Ocasião e, no mesmo ano, o primeiro livro de poesia (In)certos Instantes. No final de 2005 voltou à poesia com o livro O Sol Incendiado e em 2006 Cristal da Pele – Poemas por dentro das mãos.

A melhor forma de honrar a memória e a vida de Carreira Marques será a de dar continuidade aos valores e ideais pelos quais lutou toda a sua vida.

A Assembleia da República, reunida em sessão plenária, expressa o seu pesar pelo falecimento de Carreira Marques e endereça à família, amigos e companheiros de luta as suas mais sentidas condolências.

Assembleia da República, 14 de setembro de 2021.

Os Deputados do PCP: João Dias — João Oliveira — Paula Santos — Alma Rivera — Ana Mesquita — Bruno Dias — Diana Ferreira — Duarte Alves — Jerónimo de Sousa.

———

PROJETO DE VOTO N.º 666/XIV/2.ª DE PESAR PELO FALECIMENTO DE PEDRO TAMEN

Faleceu, no passado dia 29 de julho, aos 86 anos, Pedro Tamen, poeta, tradutor e figura proeminente da cultura portuguesa da segunda metade do século XX e do início do século XXI.

Nascido em Lisboa, a 1 de dezembro de 1934, Pedro Mário de Alles Tamen licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa, instituição em que, enquanto estudante, funda e codirige a revista Anteu, chefiando, em simultâneo, a redação do jornal Encontro, órgão da Juventude Universitária Católica.

Em 1958, com António Alçada Baptista e João Bénard da Costa, integra o projeto editorial da Moraes, na qual cria e dirige a coleção Círculo de Poesia e em que se mantém como Diretor Literário até 1975. É também na Moraes que, em 1963 e em plena ditadura, funda a revista O Tempo e o Modo, publicação que constituiu um marco da crítica social, cultural e política de então.

Em 1975, passa a integrar o Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian, onde permanece até 2000, acumulando, entre 1987 e 1990, a Presidência do PEN ClubePortuguês.

Se tinha na tradução um vício (como, de resto, o próprio o denominava) – são de Pedro Tamen as mais celebradas traduções de Diderot, Sartre, Flaubert, Breton, Proust (com destaque para a emblemática tradução dos sete volumes de Em Busca do Tempo Perdido), Vargas Llosa ou García Márquez, entre tantos outros –, foi na poesia, tão erudita quanto quotidiana, que se afirmou, autor consagrado que foi, admirado e respeitado pelos seus pares e pela crítica.

Reconhecida em Portugal e além-fronteiras, a multifacetada obra de Pedro Tamen foi várias vezes premiada (com destaque para o Prémio D. Dinis, em 1981, o Grande Prémio da Tradução, em 1990, o Prémio da Crítica, em 1991, o Grande Prémio Inapa de Poesia, também em 1991, o Prémio Nicola, em 1997, ou o Prémio da Imprensa e Prémio PEN Clube, em 2000).

Em 1993, foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique pelo Presidente da República Mário Soares.

A Assembleia da República, reunida em sessão plenária, expressa o seu profundo pesar pelo falecimento de Pedro Tamen, transmitindo à sua família e amigos as mais sentidas condolências.

Páginas Relacionadas
Página 0004:
II SÉRIE-B — NÚMERO 65 4 Palácio de São Bento, 17 de setembro de 2021.
Pág.Página 4