O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0241 | II Série C - Número 020 | 19 de Outubro de 2002

 

sobre o Corgo e das dificuldades relacionadas com os caminhos críticos escolhidos para preservar a natureza, dos estudos sobre as expropriações e os impactes ambientais e da previsão de início (talvez em Outubro de 2003) e conclusão daquela obra (talvez em fins de 2005, se começar em 2003 e correr tudo bem).
No percurso do IC12 a Santa Comba Dão, Mortágua, Botão e Oliveira do Mondego a delegação foi acompanhada pelos Srs. Eng.o Carlos Leitão do IEP, Eng.º Nelson Martins do ICERR, Eng.º António Martins, Director de Estradas do distrito de Viseu, eng.º Zéfiro Rodrigues, Director de Estradas de Coimbra, pelo representante da Câmara de Mangualde e pelos Presidentes das Câmaras de Nelas, Carregal do Sal, Santa Comba Dão e Mortágua. Quiseram fazer sentir à delegação as suas necessidades em termos de acessos e de reparação dos existentes, mas sobretudo de não ficarem isolados no planeamento dos traçados dos IP.
Em Viseu, a delegação recebeu a visita do Sr. Presidente da Câmara e cumprimentos do Sr. Governador Civil.
Concluindo, a delegação considerou que foi de muito interesse para a Comissão poder avaliar o estado de evolução das obras e as suas dificuldades, assim como foi de muita utilidade o espaço de entendimento e diálogo conseguido com os representantes do poder local e os concessionários das vias visitadas.

Assembleia da República, 8 de Outubro de 2002. - O Presidente da Comissão e da delegação, Miguel Anacoreta Correia.

Anexo 1

Dia 15 de Julho
09H00 - Encontro na porta de S. Bento, da Assembleia da República (AR).
09H15 - Partida da Assembleia da República para Ourique.
11H00 - Chegada a Ourique e briefing no Centro de Fiscalização (de Ourique).
11H30 - Partida para o Algarve, pela A2.
12H45 - Almoço em Albufeira.
14H00 - Regresso para norte, pelo IP1, com visita aos principais pontos de interesse da obra (por exemplo, entre S. Bartolomeu de Messines e Almodôvar, zona de maior densidade de viadutos no País, onde podem ser avaliadas a dificuldade técnica da obra e as medidas mitigadoras ambientais e de outros troços, até Ourique). A visita será acompanhada pelo Sr. Eng.º António Sousa, Director-Geral Técnico e, eventualmente, pelo Sr. Prof. João Bento.
16H30/17H00 - Chegada a Ourique.
17H00 - Partida de Ourique, para Beja, pelo IP2. Saída de Beja pela Estrada Nacional 121, para avaliação do estado do troço que existe (e do traçado previsto para o IP8?), rumo a Canal Caveira.
20H00 - Jantar em Canal Caveira.
01H00 - Regresso a Lisboa.
Governos Civis (Faro e Beja) e Câmaras Municipais (Albufeira, Silves, Almodôvar, Castro Verde e Ourique) dos itinerários a visitar.

Governos Civis (Faro e Beja) e Câmaras Municipais (Albufeira, Silves, Almodôvar, Castro Verde e Ourique) dos itinerários a visitar.

Anexo 2

Dia 17 de Julho
09H00 - Encontro na porta de S. Bento, da Assembleia da República (AR).
09H10 - Partida da Assembleia da República.
12H30 - Chegada a Viseu e instalação no Hotel Príncipe Perfeito.
13H00 - Encontro na recepção do Hotel Príncipe Perfeito.
13H10 - Partida do Hotel para restaurante Santa Luzia, onde se almoça.
15H30 - Partida do restaurante para visita às frentes de obra (do IP3) da zona Viseu - Castro Daire - Vila Real. Esta visita demora cerca de 1H30 e será acompanhada pelos responsáveis da obra do ICOR, Eng.os Helder Moura e Paulo Duarte, que farão um briefing.
18H00 - Regresso a Viseu - Hotel Príncipe Perfeito.
20H00 - Jantar no restaurante Cortiço.

Dia 18 de Julho
08H20 - Encontro na recepção do Hotel Príncipe Perfeito.
08H30 - Partida do Hotel, via IP5, para Mangualde.
Visita ao IC12 (encontra-se em fase de estudo prévio), no percurso Mangualde - Santa Comba Dão (que demora cerca de 45').
Visita ao percurso Santa Comba Dão - Mortágua, pelo IP3. A visita demora cerca de 30' e será acompanhada pelo técnico do ICERR, Eng.º Nelson Martins, que fará um briefing e estará acompanhado pelo Director de Estradas de Viseu, Eng.º António Martins).
Visita aos troços do IP3 de Botão (km 47) e de Oliveira do Mondego (km 70). A visita demora cerca de 1h, será acompanhada pelo técnico do ICERR, Eng.º Nelson Martins, que estará acompanhado pelo Director de Estradas de Coimbra, Eng.º Zéfiro Rodrigues.
12H30 - Partida para Viseu/ restaurante Verde Gaio, onde se almoça.
15H30 - Regresso ao Hotel Príncipe Perfeito.
16H00 - Regresso a Lisboa.

Governos Civis (Viseu, Vila Real e Coimbra) e Câmaras Municipais (Viseu, Castro Daire, Vila Real, Mangualde, Santa Comba Dão, Nelas, Mortágua e Coimbra) dos itinerários a visitar.

Páginas Relacionadas
Página 0239:
0239 | II Série C - Número 020 | 19 de Outubro de 2002   comunidades, assim c
Pág.Página 239