O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

10 | II Série C - Número: 029 | 15 de Julho de 2010

16h30 — Visita à Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Achada 17h30 — Visita à Escola Profissional Atlântico 21h45 — Saída do Funchal, Voo S4 466 23h20 — Chegada a Lisboa

Delegação: Deputado Miguel Tiago, Vice-Presidente; Deputada Rosalina Martins, do PS; Deputado Amadeu Albergaria, do PSD; Deputado Michael Seufert, do CDS-PP; Deputado Vânia Jesus, do PSD; Deputado José Manuel Rodrigues, do CDS-PP; Deputado Luís Miguel França, do PS.
Cristina Tavares — Apoio Comissão.

Reunião com o Vice-Presidente do Governo da Região Autónoma da Madeira: Além do Sr. Vice-Presidente, Dr. João Cunha e Silva, estiveram presentes na reunião os Srs. Drs.. Rui Rebelo (Presidente do Conselho de Administração da Empresa de Electricidade da Madeira), Leonel Nóbrega e Jos Van Leeuwen (Madeira Interactive Technologies Institute) e Luís Nuno Olim (Adjunto do VicePresidente).
O Presidente do Conselho de Administração da Empresa de Electricidade da Madeira, Dr. Rui Rebelo, fez uma apresentação sobre a estratégia política energética regional, que se inclui na estratégia europeia e que resulta de uma mudança de paradigma no que a esta área diz respeito: as alterações climáticas, o aumento do consumo mundial de energia, a escassez de matérias-primas e a crescente procura social de fornecimento energético fiável pressionam, inevitavelmente, o aumento dos custos energéticos, pelo que urge encontrar alternativas à energia do petróleo e resolver o problema das emissões de CO2.
A estratégia da Região passa por garantir um abastecimento seguro e regular de energia aos cidadãos e a toda a actividade económica, constituindo objectivo prioritário a garantia da meta dos «três vintes» definida pela União Europeia para 2020.
O plano de acção inclui a maximização do aproveitamento dos recursos renováveis regionais (tecnologias consolidadas e tecnologias emergentes) e o fomento das energias alternativas, através do incentivo à utilização racional de energia e melhoria do desempenho ambiental.
Em relação às energias renováveis, referiu-se ao investimento na energia hidroeléctrica/eólica, e, em particular, ao sistema hidroeléctrico da Calheta e ao projecto do biocombustível marinho, em curso no Porto Santo. Trata-se de um projecto que visa substituir o fuel actualmente utilizado na produção de electricidade naquela ilha, por um biocombustível de origem marinha. Fez igualmente alusão ao projecto de gás natural, em fase de adjudicação, que pretende ser um centro logístico para a introdução de gás natural na Madeira, cuja aplicação numa ilha reveste carácter inovador. Este projecto pretende contribuir para a protecção do ambiente e para o combate aos efeitos das alterações climáticas, nomeadamente no que tange à redução de emissões de CO2.
Por último, fez referência a uma plataforma tecnológica na área dos dispositivos para armazenamento de energia (pilha de hidrogénio), que tem em vista a produção de energia a partir de matéria orgânica ou biomassa, neste caso as micro algas.
O Vice-Presidente do Instituto de Tecnologias Interactivas da Madeira, Prof. Leonel Nóbrega, fez, de seguida, uma breve apresentação do Instituto, da sua história e dos cursos aí ministrados. Referiu-se às parcerias da Universidade da Madeira e, em especial, ao projecto com a Carnegie Mellon University que prevê que a Universidade da Madeira disponibilize os seus recursos, o Madeira Tecnopolo a coordenação do projecto e a ligação à indústria regional, e a Carnegie Mellon University o reconhecimento e visibilidade internacionais de uma instituição que consolidou, durante muitos anos, boas práticas de ensino de investigação.