O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

54 | II Série C - Número: 019 | 21 de Fevereiro de 2011

enfim, potenciar o aumento significativo do peso de outros sectores estratégicos como a energia e ambiente, electrónica, medicina e aeronáutica.

Os projectos do Pólo constam do quadro abaixo:

Projectos âncora Projectos complementares 1. ETF Empresa Tooling do futuro 2. BtM – Branding to Market 3. Tooling Edge – Produção Sustentável de Elevado Desempenho 1. Di_Markets 2. Engineering & Tooling from Portugal 3. MM Tooling – Mobilizador de Microfabricação 4. ReFRA – Rede de Fabricação Rápida Aditiva 5. Tooling Push 6. BigProto 7. Tooling Surface 8. Formação-Acção para PME 9. Formação Modular 10. INOVJOVEM

Esta Indústria tem uma forte interacção com congéneres internacionais, traduzida na forte liderança quer da Associação Europeia do Tooling (a ISTMA EUROPE), quer da Plataforma Tecnológica Europeia do Tooling - a European Tooling Platform32 promovida pela Comissão Europeia (no seio da Plataforma Tecnológica MANUFUTURE). Por outro lado, esta Indústria portuguesa, liderou um “large Project”, no àmbito do 6.º Programa Quadro da UE, o EuroToolling 21, envolvendo uma rede Europeia de 35 parceiros de 10 países europeus, com um orçamento de 12 milhões de euros, durante 4 anos. A Pool-Net conta presentemente com 66 associados, (empresas, universidades, politécnicos, centros Tecnológicos), apresentando um grau de execução física e financeira do seu plano de acção de 40% em Outubro de 2010. Esta Estratégia de Eficiência Colectiva, envolve já mais de 124 empresas em actividades de internacionalização, 80 empresas em projectos de Inovação e Qualificação, tendo em curso 32 Projectos Nacionais e Internacionais; conta ainda com 7 empresas em processo de certificação I&DT; 2 Novas empresas de base Tecnológicas; 65% de Integração de jovens no âmbito do INOVJOVEM. Os projectos aprovados no âmbito do COMPETE correspondem a 52 milhões de euros.

A Associação Pool-net identificou alguns constrangimentos no desenvolvimento da sua actuação, em particular um atraso significativo na contratualização dos projectos mobilizadores; a burocracia associada aos procedimentos de candidatura dos projectos e de pedidos de pagamento; a ausência de dotações orçamentais específicas para as EEC, no âmbito da formação superior Nível IV (12º ano); as dificuldades de implementação de alguns instrumentos de apoio ao empreendedorismo (ex: Finicia); o atraso na aprovação 32 http://www.toolingplatform.manufuturenet.eu