O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3 | - Número: 022 | 4 de Abril de 2009

governo israelita e diligências para que não se repitam no futuro. A próxima reunião do Fórum está marcada para Junho, em Rodes.
A reunião da Comissão permitiu fazer uma verificação do andamento dos trabalhos nos vários temas que estão a seu cargo: relações com os países da margem sul do Mediterrâneo, prevenção de conflitos, reforma da ONU, relações com a União Europeia, conflito no Médio Oriente. Intervindo quanto a este ponto, apelei aos representantes presentes dos parlamentos israelita e palestiniano para que se envolvam na promoção dos direitos humanos, nomeadamente na libertação do soldado Shalit e na abolição da prática dos assassinatos selectivos.
A Comissão recebeu uma delegação do Parlamento da Bielorrussia e de líderes de partidos políticos da oposição ao regime. Está em curso uma reflexão sobre voltar a conceder a esse país o estatuto de convidado especial, atendendo a alguns sinais de mudança (libertação de prisioneiros políticos, por exemplo).
Curiosamente, as forças da oposição são contra.

Lisboa, 19 de Março de 2009.
O Deputado do PSD, Mota Amaral.

——— GRUPO PARLAMENTAR DE AMIZADE PORTUGAL-CHINA

Relatório da visita da delegação do Grupo Parlamentar de Amizade China-Portugal a Portugal, que teve lugar no dia 11 de Fevereiro de 2009

No âmbito do programa de actividades do Grupo Parlamentar de Amizade (GPA) Portugal-China realizouse, no passado dia 11 de Fevereiro, na Assembleia da República, uma reunião com uma delegação do Grupo Parlamentar de Amizade-China-Portugal, presidida pelo Sr. Nan Zhenzhong e acompanhada por S. Ex.ª o Embaixador chinês em Lisboa, Sr. Gao Kexiang. Da parte do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-China estiveram presentes o signatário e os Deputados Agostinho Lopes (Secretário, PCP), Agostinho Gonçalves (Vogal, PS), António Ramos Preto (Vogal, PS), Cláudia Vieira (Vogal, PS), Maria de Belém Roseira, (Vogal PS), Sónia Sanfona (Vogal, PS) e Esmeralda Ramires (Vogal, PS).
No início da reunião de trabalho foram destacadas as comemorações do 10.º Aniversário da Transferência de Macau para a China, o 60.° Aniversário da Revolução Chinesa e os 30 anos de Relações Diplomáticas entre a República Portuguesa e a República Popular da China, três efemérides com significado histórico diferente mas que constituem uma evolução no sentido do progresso da humanidade.
Constituíram, igualmente, temas abordados na reunião:

Relações bilaterais: — Constatação da estreita colaboração existente entre os dois países, apesar das diferenças culturais e da distância geográfica, condições que não afectaram a estreita colaboração e comunicação entre os dois povos; — Relacionamento baseado em três factores fundamentais:

1 — As duas Partes privilegiam a amizade entre os dois países, envidando esforços no sentido do reforço do desenvolvimento da cooperação bilateral, factor relevante para o reforço da confiança e dos interesses comuns.
2 — Relevância da colaboração mútua através do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fórum China-PLP), considerando-se Macau como uma plataforma de cooperação entre os dois países. No âmbito daquele Fórum perspectiva-se, para 2010, que o volume comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa ultrapasse os 45 000 milhões de dólares, sendo que nos primeiros 10 meses do ano transacto esse volume ultrapassou os 68 000 milhões de dólares.
Reforçou-se aqui a manutenção das condições existentes para as empresas portuguesas em Macau.
3 — No âmbito da cooperação bilateral, a China insiste na concessão de benefícios recíprocos.