O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

II SÉRIE-E — NÚMERO 4

30

de invasoras exóticas) na zona de Monchique, fortemente fustigada por fogos na última década.

Figura 2. Estabilização de emergência na Serra do Alvão: A – aplicação de faxinas, notando-se apenas 1 mês após a sua instalação a considerável sedimentação de finos; B – utilização de hidrossementeira em áreas ardidas, com seleção apropriada de espécies gramíneas e leguminosas. Fotos OTI.

Figura 3. Intervenções de estabilização de taludes e remoção de infestantes na Serra de Monchique (bacia Ribª Odelouca): A - utilização de caixas vegetadas com troncos de eucalipto parcialmente ardidos; B - remoção de exóticas (canavial - Arundo donax) e C - posterior consolidação com geomantas tridimensionais, seguindo-se plantação e estacaria com espécies autóctones; D - nos taludes mais ingremes, resultado da erosão fluvial, aplicação de gabiões vegetados de salgueiro na base e geomantas com plantação na parte superior. E - 1 ano após a instalação dos gabiões assinala-se o desvanecimetnto do impacte visual e ampla recuperação da vegetação ribeirinha na parte superior do talude e no gabião vegetado. Fotos OTI.