O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

 

e ao enquadramento feito neste domínio pelo Sr. Deputado Eduardo Cabrita, gostaria, sobretudo, de sublinhar alguns aspectos, procurando, depois, responder a algumas das questões concretamente formuladas e pedindo a cada um dos Srs. Secretários de Estado que complementem os pontos mais específicos e concretos que V. Ex.ª referiu.
Relativamente ao orçamento do Ministério da Justiça, do ponto de vista global, ou seja, no que diz respeito ao orçamento de funcionamento e ao orçamento de investimento, foi já assumido publicamente que o Ministério da Justiça exerce funções de soberania, como, aliás, V. Ex.ª bem sabe, e foi um daqueles organismos que, desse ponto de vista, não sofreu cortes no seu orçamento de funcionamento.
É evidente também que, como já tive ocasião de referir, esta dotação inicial tem de ser analisada por referência às correspondentes dotações iniciais. Naturalmente que teremos (e julgo que estará de acordo com isto) que confrontar realidades idênticas e iguais entre si, e não realidades diversas entre si.
Devo dizer-lhe também que esta afirmação de que o orçamento da Justiça tem este tipo de características não nos desonera de, com as reformas que são necessárias e com a gestão efectiva e correcta dos respectivos recursos humanos e financeiros, procurar fazer aquilo que nos compete como membros deste Governo, que é gerir com transparência e com rigor os dinheiros dos contribuintes que são postos a nosso cargo. Esse é o nosso objectivo e julgo que, do ponto de vista do Ministério da Justiça, iremos consegui-lo.
Digamos, portanto, que este é o orçamento de que dispomos, são estas as verbas que temos, que, como sabe, são provenientes dos cofres dos conservadores e notários, dos tribunais e do Orçamento do Estado. Isto é, trata-se de um orçamento de um Ministério que tem esta dupla forma de financiamento e que nós, naturalmente, procuraremos gerir com rigor, com transparência, de modo a que não saiamos dos limites que nos impusemos e que o País também exige.
Devo dizer-lhe que, do ponto de vista dos investimentos essenciais, quer na área da informatização, quer na área dos registos e notariado, estamos a fazer alguns esforços significativos, como aliás pode ser verificado no PIDDAC, questão que será complementada, posteriormente, pelo Dr. Miguel Macedo.
O que lhe quero dizer, deste ponto de vista, nomeadamente quanto à questão das conservatórias, é que este Ministério iniciou uma forma de satisfazer este tipo de necessidades que nos parece adequada. Vou dar-lhe um exemplo apenas. Em Vila Nova de Gaia vamos instalar, muito brevemente, duas novas conservatórias, sem qualquer custo do ponto de vista da remodelação das instalações e do finalizar dos trabalhos para que essas conservatórias funcionem.
Portanto, julgamos que esta é uma maneira adequada de dar satisfação às necessidades dos cidadãos e dos utentes, poupando o mais que nos é possível.
Posso dar-lhe outro exemplo. Já temos um protocolo celebrado com a Câmara Municipal de Sintra no sentido de que nos próximos quatro anos o Ministério da Justiça não pague qualquer renda por instalações que a câmara colocará à disposição do Ministério para aí reinstalar a conservatória que, neste momento, como sabe, coexiste em Cascais.
De facto, com limites muito apertados, com fontes de financiamento que são aquelas que conhecemos e com a necessidade imperiosa de nos cingirmos ao volume de financiamento que temos, naturalmente que temos de procurar este tipo de fórmulas de que lhe dei apenas dois exemplos que nos permitem pensar que é possível, deste ponto de vista, trilhar este caminho.
Depois, Sr. Deputado, colocou algumas questões concretas às quais gostaria de, tanto quanto possível, dar a correspondente resposta.
Falou da reforma do sistema prisional. Julgo que o Sr. Deputado Eduardo Cabrita tem toda a razão. Aliás, não sei se posso pedir ao Sr. Presidente para depois divulgar um mapa que tenho comigo, que não é nada de significativo mas tem o conjunto dos nossos estabelecimentos prisionais. Nesse mapa (e o Sr. Deputado conhece esta realidade tão bem quanto eu) podemos ver que o nosso sistema prisional carece de uma profunda reforma. Isto porque, como sabe, nalgumas localidades do nosso país, existe de facto um conjunto de estabelecimentos prisionais, o que só por si duplica ou quadriplica as necessidades, quando se fosse possível rentabilizar este tipo de equipamentos - por exemplo, em vez de existirem quatro pequenos estabelecimentos, existiria um estabelecimento médio - essa reforma do sistema prisional seria possível.
Sabe o Sr. Deputado, e sei eu, que esta reforma não se faz em seis meses. O Sr. Deputado sabe isto, com certeza, disso não tenho a menor dúvida!
Neste momento, olhando para o sistema e procurando lançar as bases desta reforma do sistema prisional, o Sr. Deputado sabe que esta reforma vai naturalmente demorar, do ponto de vista da concretização dos normativos aplicáveis, do ponto de vista da procura das fontes de financiamento adequadas e do ponto de vista da criação de regras fundamentais, que passam, entre outras coisas, pela humanização dos serviços prisionais.
Não é pois em 2003 - ainda que com pena -, Sr. Deputado, que eu e este Governo vamos conseguir esta reforma, e, aliás, não deixará de concordar comigo neste ponto. O que lhe posso dizer sobre esta matéria é que, com a análise deste processo, estamos a procurar lançar as bases para que, do ponto de vista da humanização e do ponto de vista da racionalização e da eficiência deste sistema, a reforma possa vir a ser uma realidade.
Disse, e é verdade, que Paços de Ferreira e a Carregueira estão praticamente prontos a funcionar. A Carregueira, aliás, já começou a funcionar para um grupo restrito de reclusos e, em Outubro, como sabe, esperamos todos que a construção do estabelecimento feminino do norte venha a ser concretizada.
Respondendo à questão que o Sr. Deputado Eduardo Cabrita colocou há pouco relativamente aos recursos humanos e ao descongelamento de vagas para 350 novos guardas prisionais, o Sr. Deputado sabe tão bem quanto eu que se trata de um concurso que estava aberto e foi em relação a esse concurso que descongelámos estas vagas, até porque é preciso dotar estes estabelecimentos com os recursos humanos necessários.
Isto para lhe dizer, Sr. Deputado Eduardo Cabrita, que o Ministério não anda atrás dos acontecimentos mas, antes, procura resolver com seriedade e com rigor os problemas que lhe são colocados. Não tenho dúvida de irá concordar comigo quanto ao facto de que foi realmente necessário descongelar estas vagas, que são de um concurso que

Páginas Relacionadas
Página 0106:
  O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, temos quórum, pelo que declaro aberta a reunião. <
Pág.Página 106
Página 0107:
  a três ou quatro casos em que não é tão claro aquilo que se pretende realizar. Primei
Pág.Página 107
Página 0109:
  estava em vigor e relativamente ao qual foi possível o descongelamento de 350 vagas.
Pág.Página 109
Página 0110:
  judiciais de Lisboa e do Porto e, depois, ao Dr. Miguel Macedo que fale das questões da i
Pág.Página 110
Página 0111:
  adicional de terreno ao Ministério da Defesa ou pela implantação dos juízos cíveis noutra
Pág.Página 111
Página 0112:
  Como VV. Ex.as estão bem recordados, no programa do primeiro governo do Eng.º Guterres, a
Pág.Página 112
Página 0113:
  que deveria tido nos últimos anos e em que os agentes económicos em geral e todas as pess
Pág.Página 113
Página 0114:
  tal tem tradução nas verbas incluídas no orçamento dos cofres do Instituto de Gestão Fina
Pág.Página 114
Página 0115:
  e financeira, o branqueamento, a corrupção e outras. Portanto, temos, de facto, essa
Pág.Página 115
Página 0116:
  a ela. Quero apenas sublinhar o seguinte: não é o Governo que vai criar qualquer institut
Pág.Página 116
Página 0117:
  perceber, há cortes fundamentais, se tivermos como ponto de comparação, tal como a Sr.ª M
Pág.Página 117
Página 0118:
  da instalação de centros de abrigo, que será da área do Ministério da Segurança Social e
Pág.Página 118
Página 0119:
  Quanto às questões referentes ao patrocínio judiciário, como a Sr.ª Deputada Odete Santos
Pág.Página 119
Página 0120:
  criminal possa cumprir as atribuições que lhe são determinadas e exigíveis. O Sr. P
Pág.Página 120
Página 0121:
  brutalmente as verbas previstas para Oliveira do Bairro ou Coimbra. Desculpará, mas são c
Pág.Página 121
Página 0122:
  seria em 2003. Não há que se lhe faça, Sr. Deputado, porque, de facto, não foi isso que e
Pág.Página 122
Página 0123:
  destas políticas que tão importantes são para a normal tranquilidade e segurança das popu
Pág.Página 123
Página 0124:
  dispersão no comando das operações e, portanto, na articulação ao longo de toda a estrutu
Pág.Página 124
Página 0125:
  O Sr. Ministro da Administração Interna: - Sr. Presidente, Sr. Deputado Nuno Teixeira de
Pág.Página 125
Página 0126:
  das fronteiras e uma política de solidariedade e de apoio à integração do imigrante na so
Pág.Página 126
Página 0127:
  preocupações com o orçamento, em geral, não apenas com o PIDDAC. São conhecidas as pr
Pág.Página 127
Página 0128:
  poderia desafiar os Srs. Deputados a lançarem um debate nesta Câmara sobre os poderes de
Pág.Página 128
Página 0129:
  O que quero perguntar-lhe, Sr. Ministro, é: qual é o orçamento que tem de facto para esta
Pág.Página 129
Página 0130:
  preocupações de alguns Deputados, vou concretizar as questões. Sr. Ministro, como sab
Pág.Página 130
Página 0131:
  O Sr. Vitalino Canas (PS): - Srs. Presidentes, Sr. Ministro da Administração Interna, Srs
Pág.Página 131
Página 0132:
  Com estas palavras, quero apenas realçar o mérito da inclusão, em sede de PIDDAC, da prop
Pág.Página 132
Página 0133:
  Quero dizer que iremos fazer em relação ao nosso orçamento todo o esforço de gestão e de
Pág.Página 133
Página 0134:
  O Sr. Joel Hasse Ferreira (PS): - Muito obrigado. O Sr. Presidente: - Tem a palavra
Pág.Página 134
Página 0135:
  desempenhados com o sentido de responsabilidade a que esta Assembleia está necessariament
Pág.Página 135