O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

 

Outra questão sobre a qual questiono o Sr. Ministro e que gostava que me explicasse tem a ver com a modernização do inventário florestal. Será que o inventário já está todo feito?! É porque o que acontece é que a verba que está, neste momento, para a modernização do inventário florestal é apenas de 25 000 euros para este ano de 2003.

O Sr. Presidente: - Para responder, tem a palavra o Sr. Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas .

O Sr. Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas : - Sr. Presidente, Sr. Deputado Rodeia Machado, antes de mais, agradeço as questões que colocou.
Começo por dizer que, de facto, realmente, trata-se de um orçamento restritivo e, portanto, como é um orçamento restritivo, temos de fazer arbitragens, pelo que, naturalmente, há verbas que aparecerão como insuficientes ao Sr. Deputado e a mim próprio. A questão que se coloca é que, na realidade, ainda conseguimos fazer algumas…
Em primeiro lugar, o orçamento do Ministério, em comparação com o orçamento de 2002, como disse, no outro dia, na Comissão, em sede de discussão na generalidade, tem até um saldo favorável de 1,2% relativamente ao de 2002, se descontarmos os cerca de 30 milhões de euros que tivemos de incluir em 2002 por erro de afectação.
Naturalmente, reduzimos o orçamento de funcionamento, reduzimos o PIDDAC, mas mantivemos e até subimos as dotações dos organismos autónomos, entre os quais se destacam o INGA e o IFADAP, de que dependem, largamente, os apoios à agricultura. Isto significa que os subsídios à agricultura e a sua administração não são postos em causa, mas tivemos de reduzir muito na parte do Orçamento do Estado.
Ora bem, quanto às questões que colocou inicialmente, se percebi bem, designadamente quanto às verbas que revelam algum desfasamento relativamente a mapas anteriores, em primeiro lugar, uma verba importante, no RURIS, de 45 milhões de euros, tem a ver com a subvenção comunitária, a qual não estava considerada no mapa anterior. Aliás,…

O Sr. Rodeia Machado (PCP): - Subvenção comunitária?

O Orador: - Exactamente! É a verba de 45 802 947 euros!
Em relação à outra verba, relativamente à qual não tenho a certeza se terei compreendido bem, ela tem a ver com o AGRIS; é de 4,7 milhões de euros e tem a ver com as taxas do IFADAP.
Relativamente aos planos regionais de ordenamento florestal (PROF's), e tendo em conta que até referiu a minha primeira reacção no debate na generalidade, temos consciência de que os planos de ordenamento florestal são uma peça fundamental da Lei de Bases do Ordenamento Florestal e, portanto, irão para a frente. Como sabe, eles deveriam ter sido finalizados, creio eu, até ao fim de 2001 mas não houve qualquer um que tivesse sido completado até essa data e, neste momento, ainda não temos qualquer um, o que nos levou a concluir, depois de uma análise do problema, que, efectivamente, teríamos de alterar as informações necessárias, mínimas, para a formatação de cada um dos PROF.
Nessas circunstâncias, é a Direcção-Geral das Florestas que fica encarregada de organizar esses meios, na medida em que já há trabalho feito, e bastante, embora não concluído, em cada uma das regiões e, como tal, o seu encarecimento é muito menor. Por isso mesmo, entendemos que a verba que está no orçamento será suficiente.
Relativamente aos sapadores florestais, apetecia-me dizer-lhe que tem razão, que, efectivamente, há uma redução de aproximadamente 1,2 milhões de euros para 1 milhão de euros, embora atribuamos muita importância ao trabalho dos sapadores florestais, ao reforço da sua preparação e à eficácia com que têm funcionado. Naturalmente, constatamos ter inscrita menor verba, na medida em que tivemos de reduzir a verba em todos estes programas.
No que respeita ao Corpo Nacional da Guarda Florestal, embora não tenha aqui comigo os dados, até me parece que houve um aumento da dotação…

O Sr. Rodeia Machado (PCP): - O que referi foi não só em relação à dotação de financiamento mas também à necessária contratação de mais pessoal.

O Orador: - Como sabe, Sr. Deputado, tem sido difícil aumentar o número de pessoal para a guarda florestal, até por falta de candidaturas, embora também saibamos que o número de guardas florestais ao dispor do Ministério é insuficiente face ao quadro, que é bastante maior.
Relativamente ao Alqueva, estou de acordo com o Sr. Deputado no que respeita a uma certa inoperância do Centro Tecnológico Operativo. Atribuo-lhe grande importância, aliás, já tenho marcada uma ida a Alqueva, acompanhado pelo Sr. Ministro das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente, para muito breve (não posso indicar-lhe a data exacta, mas ocorrerá nas próximas duas semanas), exactamente para tomarmos as primeiras decisões sobre a reestruturação deste Centro Operativo.
Na realidade, do meu ponto de vista, o trabalho realizado até agora é escasso. Estudámos o problema e chegámos à conclusão de que tínhamos que rever as condições de funcionamento do Centro.
Não posso dizer-lhe, porque essa decisão ainda não foi tomada, em que direcção irá o funcionamento do Centro; posso apenas adiantar que será concentrada a responsabilidade, uma vez que agora nos parece haver um quadro excessivamente diluído. O Ministério da Agricultura vai assumir maior responsabilidade neste quadro, pois a responsabilidade que tem é relativa, tendo o Centro Operativo de funcionar de uma maneira muito mais activa do que tem feito até agora.
Quanto ao inventário florestal não posso afastar-me muito da resposta que lhe dei há bocado. Também consideramos o inventário florestal como uma peça importante, mas tivemos de fazer reduções. Posso garantir-lhe, no entanto, que se somarmos todas as verbas no âmbito florestal se verifica um ligeiro aumento neste orçamento face ao orçamento para 2002.
Ainda no plano florestal, embora a sua questão não tenha sido colocada nesta base, posso dizer-lhe que nos preparamos para reforçar fortemente - aliás, já estão em circulação - as verbas e os conteúdos das medidas do Programa RURIS relativamente à florestação das terras agrícolas, que é uma componente do conjunto da acção florestal.
De qualquer maneira, não entrando em linha de conta com essas verbas, foi possível aumentar globalmente o esforço em matéria florestal em comparação com o ano de 2002.

Páginas Relacionadas
Página 0138:
  O Sr. Presidente (João Cravinho): - Srs. Deputados, temos quórum, pelo que declaro aberta
Pág.Página 138
Página 0139:
  dessa cimeira para a agricultura portuguesa. Estamos absolutamente de acordo que no final
Pág.Página 139
Página 0140:
  que na reunião da Comissão de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas fiz a proposta
Pág.Página 140
Página 0141:
  ordenamento florestal impõe que sejam feitos os planos regionais, para defesa da floresta
Pág.Página 141
Página 0143:
  Sr. Deputado, no que toca às questões que colocou sobre as pescas e o INIA, peço aos Srs.
Pág.Página 143
Página 0144:
  pudesse ser vendido aos agricultores que o exploram mas também para que fosse utilizado c
Pág.Página 144
Página 0145:
  20% abaixo, precisamente o valor que fixa para o ano seguinte como dotação para esse prog
Pág.Página 145
Página 0146:
  funcionamento, pois há economias de escala significativas que dizem respeito ao controlo
Pág.Página 146
Página 0147:
  esse é o caminho que, apesar de ser mais caro, é verdade, pode levar a ter uma sanidade a
Pág.Página 147
Página 0148:
  actual governo não tivesse permitido concretizar a longa e legítima expectativa de muitos
Pág.Página 148
Página 0149:
  o que nos parece ser a medida exacta da terapia que o sector necessita. De facto, a a
Pág.Página 149
Página 0150:
  também prestam um serviço bastante precário aos agricultores. Ora, no que estamos precisa
Pág.Página 150
Página 0151:
  ao subsídio de desemprego e retoma da contratação no final do período de paragem. Ora, nã
Pág.Página 151
Página 0152:
  O Sr. Miguel Ginestal (PS): - Sr. Presidente, começaria por fazer dois comentários prévio
Pág.Página 152
Página 0153:
  seu Ministério algum apoio no âmbito dessa área da produtividade, da produção e da qualid
Pág.Página 153
Página 0154:
  programas - o AGRO e o AGRIS -, que nos fizesse perder dinheiro em termos de fundos comun
Pág.Página 154
Página 0155:
  aquelas que foram consideradas em 2003 acolhe completamente. Portanto, consideramos que s
Pág.Página 155
Página 0156:
  No que respeita às questões colocadas relativamente às pescas, o Sr. Deputado José Apolin
Pág.Página 156
Página 0157:
  Por conseguinte, é essencial que haja um esforço - e nós, enquanto Governo, estamos dispo
Pág.Página 157
Página 0158:
  se refere à rede de rega, o que, apesar de tudo, foi preciso confirmar, já nada disse sob
Pág.Página 158
Página 0159:
  A questão que se coloca aqui é que a fórmula prevista no artigo 23.º da proposta de lei d
Pág.Página 159
Página 0160:
  dos apoios da IPSS para as famílias, o que de algum modo justificou, segundo palavras do
Pág.Página 160
Página 0161:
  entre 2% e 4%, e é um intervalo entre 2% e 4% justamente depois de satisfeitos os comprom
Pág.Página 161
Página 0162:
  para efeitos de cálculo do subsídio de doença. Ou seja, pensamos reduzir a percentagem do
Pág.Página 162
Página 0163:
  em caso de doenças e riscos profissionais, de um lado, e a Inspecção-Geral do Trabalho, d
Pág.Página 163
Página 0164:
  é que um crescimento das pensões de 9,5% ao longo de bem mais de metade do ano se transfo
Pág.Página 164
Página 0165:
  processo legislativo não ficava mal a ninguém, muito menos a instituições oficiais, porqu
Pág.Página 165
Página 0166:
  possibilidade de algumas alterações nas regras de financiamento, será objecto de negociaç
Pág.Página 166
Página 0167:
  do debate na Comissão de Trabalho e Assuntos Sociais; em segundo lugar, as questões que n
Pág.Página 167
Página 0168:
  pensões e o salário mínimo que irá ser anunciada em breve. O Sr. Deputado sabe, como todo
Pág.Página 168
Página 0169:
  Gostaria aqui de recordar que o aspecto da convergência das pensões, que às vezes é polit
Pág.Página 169
Página 0170:
  expectável uma redução do prazo previsível caso a situação económica e a conjuntura geral
Pág.Página 170
Página 0171:
  será para convergir a pensão mínima nacional com o salário mínimo nacional. Não escon
Pág.Página 171
Página 0172:
  temos aqui. Ora, o que temos aqui não joga com estes valores que o Sr. Ministro deu.
Pág.Página 172
Página 0173:
  Já agora, Sr. Ministro, a propósito de uma questão que lhe coloquei na última reunião que
Pág.Página 173
Página 0174:
  O Orador: - Sr. Deputado, com a permissão do Sr. Presidente, vou passar a palavra à Sr.ª
Pág.Página 174
Página 0175:
  Estado designa-se "Total da Despesa". Pode o Sr. Deputado dar-se ao trabalho, se assim o
Pág.Página 175
Página 0176:
  nas pequenas baixas, a receber um subsídio superior a quanto se recebe, em termos líquido
Pág.Página 176