O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

 

seu Ministério algum apoio no âmbito dessa área da produtividade, da produção e da qualidade do pinho - refiro-me ao Centro Pinus.
Em segundo lugar, ao contrário do que referiu o Sr. Deputado do PSD que me antecedeu no uso da palavra, olho para uma série de dados orçamentais e procuro explicação para as quedas e, evidentemente, também devo procurar explicação para a continuidade das verbas, continuidade que não é necessariamente boa. Em todo o caso, carece de uma explicação a queda de 60% da verba inscrita no Capítulo 50, no âmbito do IFADAP para o co-financiamento na área das pescas na Região Autónoma da Madeira, bem como a queda desse co-financiamento, agora com um valor um pouco mais baixo mas ainda muito significativo, no âmbito da Região Autónoma dos Açores. Esta situação terá, certamente, uma explicação e é essa explicação que procuro.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra a Sr.ª Deputada Zelinda Marouço Semedo.

A Sr.ª Zelinda Marouço Semedo (PS): - Sr. Presidente, Sr. Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Srs. Secretários de Estado, o combate à seca e à desertificação são medidas prioritárias, particularmente no Alentejo, devido a vários factores endógenos, incluindo a baixa pluviosidade. É indiscutível que os recursos naturais, nomeadamente os recursos hídricos, são bem escassos e urge preservá-los.
Gostaria, assim, de questionar o Sr. Ministro sobre a efectivação de uma unidade estruturante da economia regional do norte alentejano, a barragem do Pisão, um anseio antigo das populações locais e que servirá diversos concelhos do distrito de Portalegre no que concerne, nomeadamente, ao abastecimento de água e regadio. Espero que uma das últimas grandes barragens, a barragem do Pisão, venha responder de forma eficaz e tão rapidamente quanto possível ao interesse colectivo, permitindo melhorar as condições de vida das populações rurais do interior já tão penalizadas neste orçamento.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Jorge Tadeu Morgado.

O Sr. Jorge Tadeu Morgado (PSD): - Sr. Presidente, antes de mais, gostava de reiterar os cumprimentos já endereçados ao Sr. Ministro e ao Sr. Secretário de Estado Adjunto e das Pescas e esclarecer que, nesta minha intervenção, irei apenas referir-me ao sector das pescas, em virtude de o sector agrícola já ter sido analisado pelo meu colega Fernando Penha.
É neste âmbito, Sr. Ministro e Sr. Secretário de Estado Adjunto e das Pescas, que gostava de salientar a grande coerência que existe entre o Orçamento do Estado, as Grandes Opções do Plano e os programas específicos que se encontram previstos no PIDDAC das Pescas. É esta grande coerência entre o discurso e a acção que dá consistência às políticas governativas; é esta grande coerência e esta grande consistência que dão credibilidade aos políticos. Por esse facto, gostaria de felicitar o Sr. Ministro e toda a equipa ministerial.
Da análise dos documentos que foram distribuídos, gostaria de referenciar a recentragem da acção do Governo no apoio à produção, nomeadamente no apoio à modernização estrutural do sector, não só em termos de frota mas também na indústria transformadora e na aquicultura. E, neste caso, gostava de referenciar os Programas 2967 e 2969, relativos ao ajustamento do esforço de pesca e à renovação e modernização da frota de pesca, que têm um acréscimo de 28% e de 38%, respectivamente, o que corresponde a um valor bem substancial se considerarmos que nos encontramos perante um orçamento restritivo.
É evidente que este apoio à produção não poderá ser sustentado se não for apoiado em medidas de estímulo à investigação. E, neste âmbito, gostaria de salientar o Programa 2952, o das bases científicas para a gestão integrada dos meios e dos recursos, ou, por exemplo, o Programa 3266, o do reforço da capacidade analítica do IPIMAR, o que traduz um apoio claro do Governo a este tipo de medidas de estímulo à investigação.
Gostaria, ainda, de referenciar os programas de desenvolvimento do sector, sem os quais também não se conseguirá a sustentabilidade futura das pescas, nomeadamente o Programa 2970, relativo à protecção e desenvolvimento dos recursos aquáticos, da aquicultura, dos equipamentos de desportos de pesca, da transformação e comercialização - o mesmo será dizer, da valorização e melhoria da qualidade dos produtos de pesca.
Finalmente, no reforço do controlo e vigilância da actividade da pesca, gostaria de referir apenas o Programa 914, relativo à integração e expansão dos subsistemas de controlo da actividade da pesca, que beneficia de um acréscimo de cerca de 400%.
Concluo, Sr. Ministro e Sr. Secretário de Estado, dizendo-lhes que esta recentragem da acção do Governo, conjugada com a defesa firme, determinada e esclarecida dos interesses do sector na União Europeia, são, talvez, a última esperança, o último alento dos profissionais do sector e significam uma aposta clara do Governo em matéria de pescas e na sua sustentação futura.
Termino, colocando uma pequena questão que se prende com o pacote de medidas que foi anunciado em Julho - o investir mais, abater menos -, composto por seis conjuntos de medidas para apoiar a pesca. Reparei que foram publicados, em finais de Julho, mais especificamente em 26, 30 de Julho e 1 de Agosto, alguns despachos normativos que já colocam em prática, ou seja, executam estas medidas anunciadas. Contudo, pretendia saber, objectivamente, qual é o ponto da situação face à aplicação destas medidas ou, se me permitem, o ratio entre o anúncio das medidas e a passagem para documentos normativos e legais.

O Sr. Presidente: - Para responder, tem a palavra o Sr. Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas.

O Sr. Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas: - Sr. Presidente, sob reserva das respostas que serão dadas pelos Srs. Secretários de Estado em relação às matérias que lhes estão delegadas, gostava de começar por me referir à intervenção do Sr. Deputado Lino de Carvalho.
Relativamente à quebra de investimentos que o Sr. Deputado nota existir a partir da observação que faz do orçamento, queria dizer-lhe que o problema que enfrentámos, ao entrar em funções no Ministério da Agricultura, teve a ver exactamente com a execução insuficiente no Ministério. O que quer dizer que tivemos de olhar para as verbas disponíveis e temer haver a "regra da guilhotina", ou seja, a "regra n+2", aplicável sobre dois dos mais importantes

Páginas Relacionadas
Página 0138:
  O Sr. Presidente (João Cravinho): - Srs. Deputados, temos quórum, pelo que declaro aberta
Pág.Página 138
Página 0139:
  dessa cimeira para a agricultura portuguesa. Estamos absolutamente de acordo que no final
Pág.Página 139
Página 0140:
  que na reunião da Comissão de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas fiz a proposta
Pág.Página 140
Página 0141:
  ordenamento florestal impõe que sejam feitos os planos regionais, para defesa da floresta
Pág.Página 141
Página 0142:
  Outra questão sobre a qual questiono o Sr. Ministro e que gostava que me explicasse tem a
Pág.Página 142
Página 0143:
  Sr. Deputado, no que toca às questões que colocou sobre as pescas e o INIA, peço aos Srs.
Pág.Página 143
Página 0144:
  pudesse ser vendido aos agricultores que o exploram mas também para que fosse utilizado c
Pág.Página 144
Página 0145:
  20% abaixo, precisamente o valor que fixa para o ano seguinte como dotação para esse prog
Pág.Página 145
Página 0146:
  funcionamento, pois há economias de escala significativas que dizem respeito ao controlo
Pág.Página 146
Página 0147:
  esse é o caminho que, apesar de ser mais caro, é verdade, pode levar a ter uma sanidade a
Pág.Página 147
Página 0148:
  actual governo não tivesse permitido concretizar a longa e legítima expectativa de muitos
Pág.Página 148
Página 0149:
  o que nos parece ser a medida exacta da terapia que o sector necessita. De facto, a a
Pág.Página 149
Página 0150:
  também prestam um serviço bastante precário aos agricultores. Ora, no que estamos precisa
Pág.Página 150
Página 0151:
  ao subsídio de desemprego e retoma da contratação no final do período de paragem. Ora, nã
Pág.Página 151
Página 0152:
  O Sr. Miguel Ginestal (PS): - Sr. Presidente, começaria por fazer dois comentários prévio
Pág.Página 152
Página 0154:
  programas - o AGRO e o AGRIS -, que nos fizesse perder dinheiro em termos de fundos comun
Pág.Página 154
Página 0155:
  aquelas que foram consideradas em 2003 acolhe completamente. Portanto, consideramos que s
Pág.Página 155
Página 0156:
  No que respeita às questões colocadas relativamente às pescas, o Sr. Deputado José Apolin
Pág.Página 156
Página 0157:
  Por conseguinte, é essencial que haja um esforço - e nós, enquanto Governo, estamos dispo
Pág.Página 157
Página 0158:
  se refere à rede de rega, o que, apesar de tudo, foi preciso confirmar, já nada disse sob
Pág.Página 158
Página 0159:
  A questão que se coloca aqui é que a fórmula prevista no artigo 23.º da proposta de lei d
Pág.Página 159
Página 0160:
  dos apoios da IPSS para as famílias, o que de algum modo justificou, segundo palavras do
Pág.Página 160
Página 0161:
  entre 2% e 4%, e é um intervalo entre 2% e 4% justamente depois de satisfeitos os comprom
Pág.Página 161
Página 0162:
  para efeitos de cálculo do subsídio de doença. Ou seja, pensamos reduzir a percentagem do
Pág.Página 162
Página 0163:
  em caso de doenças e riscos profissionais, de um lado, e a Inspecção-Geral do Trabalho, d
Pág.Página 163
Página 0164:
  é que um crescimento das pensões de 9,5% ao longo de bem mais de metade do ano se transfo
Pág.Página 164
Página 0165:
  processo legislativo não ficava mal a ninguém, muito menos a instituições oficiais, porqu
Pág.Página 165
Página 0166:
  possibilidade de algumas alterações nas regras de financiamento, será objecto de negociaç
Pág.Página 166
Página 0167:
  do debate na Comissão de Trabalho e Assuntos Sociais; em segundo lugar, as questões que n
Pág.Página 167
Página 0168:
  pensões e o salário mínimo que irá ser anunciada em breve. O Sr. Deputado sabe, como todo
Pág.Página 168
Página 0169:
  Gostaria aqui de recordar que o aspecto da convergência das pensões, que às vezes é polit
Pág.Página 169
Página 0170:
  expectável uma redução do prazo previsível caso a situação económica e a conjuntura geral
Pág.Página 170
Página 0171:
  será para convergir a pensão mínima nacional com o salário mínimo nacional. Não escon
Pág.Página 171
Página 0172:
  temos aqui. Ora, o que temos aqui não joga com estes valores que o Sr. Ministro deu.
Pág.Página 172
Página 0173:
  Já agora, Sr. Ministro, a propósito de uma questão que lhe coloquei na última reunião que
Pág.Página 173
Página 0174:
  O Orador: - Sr. Deputado, com a permissão do Sr. Presidente, vou passar a palavra à Sr.ª
Pág.Página 174
Página 0175:
  Estado designa-se "Total da Despesa". Pode o Sr. Deputado dar-se ao trabalho, se assim o
Pág.Página 175
Página 0176:
  nas pequenas baixas, a receber um subsídio superior a quanto se recebe, em termos líquido
Pág.Página 176