O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

 

expectável uma redução do prazo previsível caso a situação económica e a conjuntura geral proporcionem condições para que isso possa ocorrer.
Esta proposta orçamental é, pois, uma aposta numa maior segurança e consideração para com os mais idosos e determina e estabelece realismo, equilíbrio e, sobretudo, um grande sentido de futuro.
Deste modo, e prosseguindo a lógica de intensificação de medidas transversais de combate ao isolamento, à pobreza e à solidão, pergunto a V. Ex.ª, Sr. Ministro, que medidas adicionais o Governo eventualmente preconiza para combater esta realidade. Dito de outra forma, de que forma concreta será desenvolvida esta política?
Uma última questão que gostaria de colocar prende-se com a aposta do Governo no sector exportador. Enfim, isto extravasa a competência do Ministério de V. Ex.ª, mas eu pretendia reconduzi-la precisamente a este âmbito.

O Sr. Artur Penedos (PS): - Exportador de segurança social?!

O Orador: - E foi por já saber que o Sr. Deputado ia fazer esse aparte que eu antecipei este pormenor.
De facto, o dinamismo que é pedido ao sector exportador implica, naturalmente, qualidade de produção, custos de produção, produtividade e encargos gerais e fiscais. E aqui surge também - e o Sr. Deputado ficará contente que eu diga isto -, …

O Sr. Artur Penedos (PS): - Contentíssimo!

O Orador: - … naturalmente, a questão do IVA. Assim, a pergunta que reconduzo ao Sr. Ministro é a seguinte: como é que vamos conseguir, nós, País - ou Governo, como entender -, atingir e concretizar este desiderato? Passará por uma aposta de maior produtividade, de uma melhor qualificação da capacidade produtiva dos nossos trabalhadores? Enfim, qual será o contributo do Ministério de V. Ex.ª para que o Governo consiga concretizar este desiderato, que nos parece saudável?
Finalmente, para terminar e voltando à questão do apoio aos idosos e à do cheque ou vale social já aqui referido, coloco a questão do apoio às famílias que acolham os seus idosos, em vez de os encaminhar para as IPSS ou outras instituições. Que benefícios poderão essas famílias ter, não só em sede de isenções fiscais mas também em sede financeira, digamos assim? Esse apoio não poderá, ou não deverá, pelo menos, corresponder àquilo que é economizado no apoio à IPSS que acolheria o idoso, isto é, haverá alguma ligação entre estes dois valores?

O Sr. Presidente: - Para responder, tem a palavra o Sr. Ministro da Segurança Social e do Trabalho.

O Sr. Ministro da Segurança Social e do Trabalho: - Sr. Presidente, Sr. Deputado Miguel Paiva: Quanto à primeira observação que fez, a das pessoas portadoras de deficiência, o orçamento do Instituto do Emprego e Formação Profissional, em particular, é bastante significativo nos aumentos, que são superiores a 15%.
Permita-me ainda chamar a atenção para duas questões. Uma delas tem a ver com a circunstância de, na nova Lei de Bases da Segurança Social, haver a previsão legal de uma nova eventualidade, a que chamámos incapacidade absoluta e definitiva, que permite às pessoas incapacitadas de uma maneira absoluta e definitiva terem uma pensão independente do número de anos de descontos, que será calculada com base numa carreira contributiva completa, o que a vai distinguir claramente da chamada pensão de invalidez profissional. Penso que este aspecto, que não tem sido enfatizado na nova Lei de Bases da Segurança Social, é um progresso social, sobretudo para as pessoas que, mais jovens, têm o azar de, por doença ou acidente, se incapacitarem de uma maneira absoluta e definitiva. Elas merecem a obrigação de toda a solidariedade nacional para as apoiar na vida.
Gostaria também de referir, e isto tem a ver um pouco com as despesas de administração, com alguma simplificação e também com alguma racionalização de meios, que queremos fazer uma profundíssima reestruturação - e eu quase me apetecia dizer estruturação, tirando-lhe o "re" - do Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência, o antigo Secretariado Nacional de Reabilitação, que, aliás, já está em curso e tem por objectivo não transformar aquele organismo num conjunto enorme de pessoas que se sobrepõem às instituições oficiais públicas de apoio na reabilitação, na prevenção, na saúde, na segurança social, e transformá-lo, sim, numa espécie de loja do cidadão deficiente, que seja uma espécie de entreposto de informação e de canalização dos apoios de que os cidadãos portadores de deficiência necessitam e que estão dispersos por muitos departamentos públicos e oficiais.
Penso que podemos implantar esta medida com aumento de eficácia e com redução de meios, evitando assim que o Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência seja, como é hoje, apesar do mérito de muitas pessoas que lá trabalham, um centro de custos de viagens, de pedidos e de pareceres sobre subsídios, sem a racionalização de critérios que se impõe numa matéria tão delicada como esta.
Em relação ao desemprego - e referiu o aumento de 12,7% nesta prestação -, gostaria de aproveitar a oportunidade para dizer também que, no seguimento daquilo que anunciei em Plenário, quando da discussão, na generalidade, do Orçamento do Estado, já foi assinada a portaria que prevê um plano de apoio para a Beira interior até final de 2006, quer na formação, quer na inclusão, quer em programas a que nós chamamos de emprego/família e, portanto, de conjugação das responsabilidades familiares e profissionais, que está orçamentado em cerca de 16 milhões de contos durante os próximos quatro anos, e que o mesmo iremos fazer, dentro em breve, em relação à península de Setúbal.
No que se refere ao aumento de pensões, colocou-me a questão de saber se vamos fazer e como vamos fazer.
Sr. Deputado, a ideia é, de facto, fazer ou concluir aquilo que está estipulado na nova Lei de Bases da Segurança Social durante quatro anos, ou seja, em 2003, 2004, 2005 e 2006. A nossa intenção é fazer coincidir este objectivo e este imperativo social com a legislatura, para a responsabilidade da sua concretização ser do actual Governo, para não deixar para os outros algo que entendemos ser um objectivo fundamental da política social. Portanto, não nos limitamos a enunciá-lo, queremos concretizá-lo e depois, naturalmente, o próximo governo continuará com a medida.
Tem sido falado várias vezes, nesta Câmara e fora dela, que com um salário mínimo nacional, que certamente, em 2003, vai ter um aumento inferior ao das pensões, a tendência

Páginas Relacionadas
Página 0138:
  O Sr. Presidente (João Cravinho): - Srs. Deputados, temos quórum, pelo que declaro aberta
Pág.Página 138
Página 0139:
  dessa cimeira para a agricultura portuguesa. Estamos absolutamente de acordo que no final
Pág.Página 139
Página 0140:
  que na reunião da Comissão de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas fiz a proposta
Pág.Página 140
Página 0141:
  ordenamento florestal impõe que sejam feitos os planos regionais, para defesa da floresta
Pág.Página 141
Página 0142:
  Outra questão sobre a qual questiono o Sr. Ministro e que gostava que me explicasse tem a
Pág.Página 142
Página 0143:
  Sr. Deputado, no que toca às questões que colocou sobre as pescas e o INIA, peço aos Srs.
Pág.Página 143
Página 0144:
  pudesse ser vendido aos agricultores que o exploram mas também para que fosse utilizado c
Pág.Página 144
Página 0145:
  20% abaixo, precisamente o valor que fixa para o ano seguinte como dotação para esse prog
Pág.Página 145
Página 0146:
  funcionamento, pois há economias de escala significativas que dizem respeito ao controlo
Pág.Página 146
Página 0147:
  esse é o caminho que, apesar de ser mais caro, é verdade, pode levar a ter uma sanidade a
Pág.Página 147
Página 0148:
  actual governo não tivesse permitido concretizar a longa e legítima expectativa de muitos
Pág.Página 148
Página 0149:
  o que nos parece ser a medida exacta da terapia que o sector necessita. De facto, a a
Pág.Página 149
Página 0150:
  também prestam um serviço bastante precário aos agricultores. Ora, no que estamos precisa
Pág.Página 150
Página 0151:
  ao subsídio de desemprego e retoma da contratação no final do período de paragem. Ora, nã
Pág.Página 151
Página 0152:
  O Sr. Miguel Ginestal (PS): - Sr. Presidente, começaria por fazer dois comentários prévio
Pág.Página 152
Página 0153:
  seu Ministério algum apoio no âmbito dessa área da produtividade, da produção e da qualid
Pág.Página 153
Página 0154:
  programas - o AGRO e o AGRIS -, que nos fizesse perder dinheiro em termos de fundos comun
Pág.Página 154
Página 0155:
  aquelas que foram consideradas em 2003 acolhe completamente. Portanto, consideramos que s
Pág.Página 155
Página 0156:
  No que respeita às questões colocadas relativamente às pescas, o Sr. Deputado José Apolin
Pág.Página 156
Página 0157:
  Por conseguinte, é essencial que haja um esforço - e nós, enquanto Governo, estamos dispo
Pág.Página 157
Página 0158:
  se refere à rede de rega, o que, apesar de tudo, foi preciso confirmar, já nada disse sob
Pág.Página 158
Página 0159:
  A questão que se coloca aqui é que a fórmula prevista no artigo 23.º da proposta de lei d
Pág.Página 159
Página 0160:
  dos apoios da IPSS para as famílias, o que de algum modo justificou, segundo palavras do
Pág.Página 160
Página 0161:
  entre 2% e 4%, e é um intervalo entre 2% e 4% justamente depois de satisfeitos os comprom
Pág.Página 161
Página 0162:
  para efeitos de cálculo do subsídio de doença. Ou seja, pensamos reduzir a percentagem do
Pág.Página 162
Página 0163:
  em caso de doenças e riscos profissionais, de um lado, e a Inspecção-Geral do Trabalho, d
Pág.Página 163
Página 0164:
  é que um crescimento das pensões de 9,5% ao longo de bem mais de metade do ano se transfo
Pág.Página 164
Página 0165:
  processo legislativo não ficava mal a ninguém, muito menos a instituições oficiais, porqu
Pág.Página 165
Página 0166:
  possibilidade de algumas alterações nas regras de financiamento, será objecto de negociaç
Pág.Página 166
Página 0167:
  do debate na Comissão de Trabalho e Assuntos Sociais; em segundo lugar, as questões que n
Pág.Página 167
Página 0168:
  pensões e o salário mínimo que irá ser anunciada em breve. O Sr. Deputado sabe, como todo
Pág.Página 168
Página 0169:
  Gostaria aqui de recordar que o aspecto da convergência das pensões, que às vezes é polit
Pág.Página 169
Página 0171:
  será para convergir a pensão mínima nacional com o salário mínimo nacional. Não escon
Pág.Página 171
Página 0172:
  temos aqui. Ora, o que temos aqui não joga com estes valores que o Sr. Ministro deu.
Pág.Página 172
Página 0173:
  Já agora, Sr. Ministro, a propósito de uma questão que lhe coloquei na última reunião que
Pág.Página 173
Página 0174:
  O Orador: - Sr. Deputado, com a permissão do Sr. Presidente, vou passar a palavra à Sr.ª
Pág.Página 174
Página 0175:
  Estado designa-se "Total da Despesa". Pode o Sr. Deputado dar-se ao trabalho, se assim o
Pág.Página 175
Página 0176:
  nas pequenas baixas, a receber um subsídio superior a quanto se recebe, em termos líquido
Pág.Página 176