O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

 

contabilizados como meros pagamentos, correctamente, já contam para o défice.
Por último, e passo a uma questão aqui referida pela Sr.ª Ministra.
É verdade que, em 1993, havia duas políticas que poderiam ser utilizadas: a política orçamental e a política monetária. Era, evidentemente, mais fácil utilizar a política monetária, desde logo porque era mais fácil fazer desvalorizações da moeda e, assim, conferir maior competitividade à economia portuguesa, aumentando deste modo as exportações - é óbvio, Sr.ª Ministra! Hoje, o único instrumento que podemos utilizar é a política orçamental.
Só que, Sr.ª Ministra, hoje, as nossas exportações dependem muito da nossa competitividade. E, em ciclos expansivos, é evidente que haverá maior tendência ao consumo, até porque, normalmente, os preços internos são mais favoráveis do que os preços internacionais, e, portanto, há maior propensão para o consumo; e, havendo um maior rendimento das famílias, há também maior propensão para consumir bens importados. Só que tudo isto, Sr.ª Ministra, em termos económicos, se traduz em algo que não vale a pena - e gostaria que a Sr.ª Ministra esclarecesse -, traduz-se numa questão de financiamento da economia. Exportações, importações, balança de capitais, no fundo, tudo isto se traduz, de alguma forma, numa questão de financiamento da economia.
Portanto, Sr.ª Ministra, é preciso ter plena consciência de que, hoje, o financiamento da economia, através da poupança, não se faz apenas através da poupança interna mas também da poupança externa, ou seja, através da poupança de um espaço mais integrado. E também aqui gostaria que a Sr.ª Ministra clarificasse melhor.
Estou perante uma professora de Economia, e espero ser bom aluno, pelo menos na lição que irei receber através da sua resposta quanto a esta matéria, relativamente à qual as palavras de há pouco da Sr.ª Ministra acabaram por suscitar as perguntas que lhe coloquei.
Se a Sr.ª Ministra responder a estas três questões, dar-me-ei por satisfeito e, naturalmente, agradeço-lhe desde já.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, após a resposta da Sr.ª Ministra e, eventualmente, também da dos Srs. Secretários de Estado às questões que acabaram de ser colocadas, chegaremos ao termo desta audição.
Para responder, tem, então, a palavra a Sr.ª Ministra das Finanças.

A Sr.ª Ministra de Estado e das Finanças: - Sr. Presidente, no fim, gostaria realmente que o Sr. Secretário de Estado do Orçamento usasse da palavra para responder a algumas das questões que foram colocadas.
Sr. Deputado Fernando Serrasqueiro, é verdade que eu perguntava sempre pelas indemnizações compensatórias; é verdade que fazia requerimentos sem fim ao governo a pedir informações sobre as indemnizações compensatórias. Sabe porquê, Sr. Deputado? Porque elas nunca foram orçamentadas; elas eram pagas por meio de umas operações financeiras realizadas através da Partest e de uma valorização de acções que eram dadas à Partest e, depois,… Não vale a pena estar a descrever-lhe o processo, porque o senhor conhece-o. Portanto, era por causa disto que eu fazia as perguntas.
Agora, o senhor faz-me a mesma pergunta, como se o fundamento fosse o mesmo. Sr. Deputado, dou-lhe os números relativos às indemnizações compensatórias, mas eles constam do Orçamento. Portanto, não estou a fazer qualquer operação financeira no que diz respeito às indemnizações compensatórias.
Aliás, o Sr. Deputado tem todo o direito de perguntar pelas indemnizações compensatórias - e acho bem que o faça -, não cite é o meu exemplo, porque o motivo que me levava a perguntar pelas indemnizações compensatórias era, rigorosamente, o de saber que os senhores não poderiam responder-me, enquanto que, agora, posso responder-lhe, e, portanto, dar-lhe-ei os números relacionados com as mesmas.
Quanto à questão dos certificados de aforro, Sr. Deputado, eu já disse nesta Assembleia, em resposta a uma pergunta que me foi feita num debate em Plenário, que não era intenção do Governo fazer alterações aos certificados de aforro. Eu já o disse aqui, no Plenário desta Assembleia, em resposta a uma questão que me foi colocada por um seu colega de bancada.
Como sabe, o diploma que permitia alterações aos certificados de aforro é da autoria do governo do seu partido e, depois, foi referendado pelo actual Governo quando entrou em funções, porque, como é do seu conhecimento, as passagens dos diversos decretos-lei são praticamente automáticas na maioria dos casos e fazia depender esse regime de uma portaria do Ministro das Finanças. Portanto, nada estava consagrado apenas pelo decreto-lei, porque era necessário que o Ministro das Finanças o confirmasse.
Quem me ouviu sabe, desde esse dia, que sempre estive em desacordo com tal alteração, especialmente por entender que o momento actual não é o adequado para se fazer semelhante alteração, e, como tal, sempre disse que não o faria. E não o fiz.
Portanto, Sr. Deputado, é isto que tenho a dizer sobre esta matéria, e não vale a pena divagarmos mais sobre algo relativamente ao qual já afirmei e reafirmei que não fiz qualquer alteração, nem tenciono fazer.
Sr. Deputado Honório Novo, neste momento, não tenho qualquer intenção de fazer alterações aos regimes de vendas directas consoante os interlocutores. Entendo que os regimes têm de ser iguais para todos, e, portanto, não está no meu horizonte fazer alterações.
No que diz respeito à questão do artigo 18.º, perguntou-me, claramente, se encaro a possibilidade de fazer uma alteração ao respectivo conteúdo. É evidente que as propostas de alteração são da autoria dos Srs. Deputados. Se quer saber a minha opinião, como responsável por esta matéria, dir-lhe-ei que não tenho a mínima intenção de fazer alterações, porque o objectivo que tenho em mente é o de controlar um acréscimo de endividamento, o qual tem de ser repartido por todos os subsectores. Ora, o subsector da administração local contribui também para o agravamento e, portanto, não tenciono fazer qualquer alteração, uma vez que considero, tal como o senhor próprio certamente, que os autarcas passarão, com certeza, a dar prioridade, nos seus investimentos, ao que é verdadeiramente prioritário, que é a habitação social e os investimentos comparticipados pelos fundos comunitários.
Quanto às perguntas colocadas pelo Sr. Deputado Victor Baptista, peço ao Sr. Secretário de Estado do Orçamento que use da palavra para responder.

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr. Secretário de Estado do Orçamento.

Páginas Relacionadas
Página 0370:
  O Sr. Presidente (João Cravinho): - Srs. Deputados, temos quórum, pelo que declaro aberta
Pág.Página 370
Página 0371:
  mas o PSD - do Dr. Paulo Portas, quando candidato. Nomeadamente, como sabemos - a Sr.ª Mi
Pág.Página 371
Página 0372:
  É evidente que, havendo cativação, só é possível proceder-se a alguma despesa nessa área
Pág.Página 372
Página 0373:
  aprovado aqui. Nenhum de nós está aqui a responder sobre programas eleitorais, de partido
Pág.Página 373
Página 0374:
  de se encontrarem formas de esta obsessão do controlo do défice não acabar por "matar o d
Pág.Página 374
Página 0375:
  Só que, Sr.ª Ministra, se essas medidas fossem executáveis, accionadas - aliás, parte del
Pág.Página 375
Página 0376:
  Só que o Sr. Ministro Morais Sarmento disse outra coisa, Sr.ª Ministra. Disse que esse au
Pág.Página 376
Página 0377:
  que as medidas que estão a ser tomadas têm como consequência reduzir a dinâmica de um hip
Pág.Página 377
Página 0378:
  A Oradora: - Não estamos com problemas de tesouraria, Sr. Deputado. Como tal, se me passa
Pág.Página 378
Página 0379:
  A Oradora: - Vinda do Sr. Deputado tem de ser lida nas entrelinhas. No outro dia, para se
Pág.Página 379
Página 0380:
  Na verdade, devido a essa medida, neste momento, alguém com vinte e poucos anos de serviç
Pág.Página 380
Página 0381:
  A Oradora: - Não, Sr. Deputado. As pessoas sempre tiveram direito apenas a esses 90%. Aqu
Pág.Página 381
Página 0382:
  e passivos, e, simultaneamente, faz-se uma dotação de capital, para a qual se tem utiliza
Pág.Página 382
Página 0383:
  nos últimos anos. Ou seja, em Portugal compram-se casas muito mais caras do que em Espanh
Pág.Página 383
Página 0384:
  O problema, no entanto, está colocado na gestão orçamental portuguesa, mas está colocado
Pág.Página 384
Página 0385:
  receita resultante da venda do património não ficará longe dos objectivos que lá estão. M
Pág.Página 385
Página 0386:
  são, realmente, medidas ortopédicas, não são medidas para curar uma pneumonia, e é exact
Pág.Página 386
Página 0387:
  à fraude e evasão fiscais. Trata-se de ligar a existência de benefícios e de apoios do Es
Pág.Página 387
Página 0388:
  Pacto de Estabilidade. É evidente que a adesão da Grã-Bretanha ao euro só se pode fazer s
Pág.Página 388
Página 0389:
  sobre esta matéria -, que é a seguinte: não há pensamento nem orientação que resista, se
Pág.Página 389
Página 0390:
  lá se pode fazer é evidente que essa venda se presta a todo o tipo de negócios menos mora
Pág.Página 390
Página 0391:
  Quero felicitar os Srs. Deputados Joel Hasse Ferreira e Lino de Carvalho por terem coloca
Pág.Página 391
Página 0392:
  Referiu o senhor: "Sr.ª Ministra, 6,8 foi o que a senhora deixou". Mas o senhor já fez co
Pág.Página 392
Página 0393:
  pedir a lista das indemnizações compensatórias, até porque a Sr.ª Ministra, enquanto Depu
Pág.Página 393
Página 0394:
  Não estou a colocar a questão do cumprimento, ou não cumprimento, da Lei das Finanças Loc
Pág.Página 394
Página 0396:
  O Sr. Secretário de Estado do Orçamento: - Sr. Presidente, Sr. Deputado Victor Baptista,
Pág.Página 396
Página 0397:
  E quero também dizer-lhe o seguinte: o capital próprio, Sr. Secretário de Estado, está, d
Pág.Página 397
Página 0398:
  que, depois, está incluído no Mapa I da receita e corresponde exactamente a este valor da
Pág.Página 398
Página 0399:
  A divergência é outra. A divergência é saber por que é que o endividamento líquido é de 5
Pág.Página 399
Página 0400:
  O Sr. Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais: - Posso responder, Sr. Presidente.
Pág.Página 400