O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

 

É a última vez que falo nesta questão e é a última vez que falo não com o Secretário de Estado do Ambiente, que tem questões ambientais para resolver, que são, aliás, do seu foro, mas com o Ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação, que tem o dever e a responsabilidade de conferir racionalidade pública aos investimentos neste país.

O Sr. Presidente (Miguel Anacoreta Correia): - Tem a palavra o Sr. Deputado Miguel Coelho.

O Sr. Miguel Coelho (PS): - Sr. Presidente, o Sr. Ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação, como já foi aqui referido, foi Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e, por isso, não percebo como é que o Governo se pode contentar com esta lei que foi agora aprovada, que institui as sociedades de reabilitação urbana. É que o seu articulado está eivado ou acarreta um sentimento de profunda injustiça social, contra a qual o Partido Socialista se bateu. Ao admitir-se que, com a intervenção da sociedade de reabilitação urbana, caduquem os contratos de habitação dos inquilinos dos prédios intervencionados, VV. Ex.as estão a expulsar de Lisboa os seus habitantes tradicionais e, quiçá, a promover, para a cidade, a política do condomínio fechado, contra a qual o Partido Socialista se bate, mas, pelos vistos, é a política do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e passou a ser também a política do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Habitação.
Portanto, Sr. Ministro, se ainda vai a tempo, veja lá o que vai fazer, porque o Sr. Ministro, que foi autarca nesta cidade e granjeou algum prestígio, está a autorizar e a implementar um mecanismo de intervenção urbana, que até poderia ser positivo mas que tem, atrás de si, a consequência da expulsão dos habitantes tradicionais da cidade de Lisboa, para importar novos habitantes, o que é profundamente injusto e errado, sendo certo que o Partido Socialista irá combater, terminantemente, este desiderato.
Em segundo lugar, relativamente ao Eixo Norte-Sul, a verba que está consignada em PIDDAC é perfeitamente ridícula, e, nesta medida, quero informar V. Ex.ª de que apresentarei uma proposta de alteração, para que as pessoas possam acreditar que, de facto, o Eixo Norte-Sul vai ser concluído.
Em terceiro lugar, no que toca à municipalização da Carris, Sr. Ministro, em que ficamos? Disse agora que a privatização não estava a ser considerada, mas o Sr. Primeiro-Ministro disse que sim e o Sr. Secretário de Estado, quando aqui esteve, também disse que sim. Afinal, qual será o caminho?! Há muita confusão neste Governo - aliás, há pouco, o Sr. Ministro e também, se não me engano, a Sr.ª Secretária de Estado, acerca do orçamento, disseram que só aparentemente é que ele baixava, porque não baixava realmente. Parece que o seu Ministério é um Ministério de aparências; é tudo aparente! A verdade, porém, é que não há aqui nenhuma situação perfeitamente esclarecida e há um completo desnorte em relação à Carris.
Já agora, uma outra questão, está prevista, em PIDDAC, a construção do nó junto ao Hospital Amadora-Sintra. Gostaria de saber se também se prevê, ou não, a ligação à Avenida Elias Garcia, como deveria suceder. É que, se se prevê, o PIDDAC não o diz e era importante que esta questão ficasse esclarecida.
Quanto ao prolongamento do metropolitano de Lisboa até à Reboleira, uma vez que está a 200 m de distância, gostaria de saber se o Sr. Ministro considera ou não importante, ou até se considera que ele se deveria prolongar por aí acima.
Estas são questões sobre as quais me interessa ouvir a sua opinião, Sr. Ministro, e penso que as coloquei respeitando os 3 minutos que o Sr. Presidente impôs.

O Sr. Presidente (Miguel Anacoreta Correia): - Tem, agora, a palavra o Sr. Deputado Luís Miranda.

O Sr. Luís Miranda (PS): - Sr. Presidente, Sr. Ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação, o Sr. Primeiro-Ministro e o Sr. Ministro têm reafirmado, sempre que esta questão se coloca, a vontade do Governo em concretizar o aproveitamento civil da Base Aérea de Beja e, ao mesmo tempo, também têm feito, variadíssimas vezes, a promessa de que, nas escolhas para as nomeações, o Governo utilizará sempre a transparência, o rigor e a competência dos nomeados. Sucede que, relativamente à Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja, S. A. (EDAB), depois de um processo de demissão e de algum tempo em que o Conselho de Administração teve apenas o seu presidente, foram recentemente nomeados dois vice-presidentes da distrital do PSD, em cujo currículo, conhecido - e divulgado pelo presidente da distrital do PSD -, consta o facto de serem vice-presidentes da distrital. Gostaria de saber se seria possível que o Sr. Ministro e o Sr. Secretário de Estado nos fornecessem os currículos que estiveram na base da escolha feita para este Conselho de Administração, uma vez que o aproveitamento civil da Base Aérea de Beja é importante não apenas para o distrito e para a região mas também por se tratar - e isto são palavras do Sr. Primeiro-Ministro - de um projecto nacional que o País deve concretizar. Mas, se é um projecto de tanta importância, deveria merecer redobrada atenção e as pessoas que, no fundo, estão à sua frente deveriam merecer o consenso não só do Governo mas também dos restantes parceiros do aproveitamento do aeroporto, tais como o Núcleo Empresarial da Região de Beja (NERBE) e a Associação de Municípios do Distrito de Beja, a quem foram impostos aqueles nomes, sem qualquer possibilidade de negociação.
Ora, estes projectos devem contar não só com a vontade política do Governo mas também com as forças regionais, e é necessário que se defina, de uma vez por todas, quando é que o contrato de concessão é atribuído à EDAB. Gostaria de saber se, agora, que já temos um conselho de administração nomeado, é possível definir quando é que o contrato de concessão à EDAB será assinado.
A falta de cumprimento das promessas atinge, com certeza, a credibilidade do Governo, mas, quando a falta de cumprimento chega a este ponto, atinge também, por certo, a democracia, e, portanto, gostaríamos de saber das razões que levaram o Governo a fazer estas opções.

O Sr. Presidente (Miguel Anacoreta Correia): - Tem a palavra o Sr. Deputado António da Silva Preto.

O Sr. António da Silva Preto (PSD): - Sr. Presidente, Sr. Ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação, apenas duas ou três observações, a primeira das quais tem a ver com uma intervenção da Sr.ª Deputada Edite Estrela e do Sr. Deputado Ramos Preto.
De facto, há aqui uma vontade grande, também demonstrada pelo Governo, de ter uma verdadeira política rodoviária

Páginas Relacionadas
Página 0110:
  O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, temos quórum, pelo que declaro aberta a reunião. <
Pág.Página 110
Página 0111:
  face às obrigações múltiplas que têm -, nesta segunda fase, a título excepcional, o tempo
Pág.Página 111
Página 0112:
  Também gostaríamos… O Sr. Presidente: - Sr.ª Deputada Leonor Coutinho, o seu tempo
Pág.Página 112
Página 0113:
  2004 e também pelas respostas que foram dadas às questões colocadas pelos diversos partid
Pág.Página 113
Página 0114:
  o município de Lisboa, institucionalmente e enquanto tal, tem de tomar posição sobre este
Pág.Página 114
Página 0115:
  Sr. Ministro, eram estas as questões que queria deixar-lhe. O Sr. Presidente: - Tem
Pág.Página 115
Página 0116:
  como engenheiro, ver um estudo prévio de um troço de alta velocidade orçamentado em 1,5 m
Pág.Página 116
Página 0117:
  O Sr. Bruno Dias (PCP): - Mas está a outra, a Baixa-Chiado! O Orador: - Pode estar…
Pág.Página 117
Página 0118:
  Quanto ao IC24 também está incluído na concessão do Douro Litoral, que foi aprovada no Co
Pág.Página 118
Página 0119:
  do sector, actualizando uma legislação que vinha do século XIX. Em relação ao pacote
Pág.Página 119
Página 0120:
  haver alguns empreendimentos propriedade do IGAPHE que têm fogos que já foram alienados e
Pág.Página 120
Página 0121:
  Permita-me referir ainda, Sr. Ministro, que o estudo de impacto ambiental nunca deveria t
Pág.Página 121
Página 0122:
  Mas há discrepâncias enormes entre aquilo que tem sido dito pelo Governo, aquilo que tem
Pág.Página 122
Página 0123:
  neste âmbito, gostaria que comentasse também esta questão. A terceira e última questã
Pág.Página 123
Página 0124:
  Uma das questões que coloco a VV. Ex.as prende-se com a conclusão do IP2, incluindo as va
Pág.Página 124
Página 0125:
  Ordenamento do Território-Norte e refere especificamente os cenários de expansão do porto
Pág.Página 125
Página 0126:
  Como já referi, para as muralhas de Santarém há uma verba inscrita de 200 milhões de euro
Pág.Página 126
Página 0127:
  redireccionar alguns investimentos previstos agora para troços de alta velocidade na linh
Pág.Página 127
Página 0128:
  ano o alargamento do IC19 entre Cacém e Ranholas. Portanto, também não é verdade aquilo q
Pág.Página 128
Página 0129:
  gostaríamos que essa obra tão essencial fosse iniciada no próximo ano. E tem de estar pre
Pág.Página 129
Página 0130:
  O Orador: - Agradeço-lhe que não ponha em causa a minha palavra, porque eu também não pon
Pág.Página 130
Página 0131:
  Em termos de SCUT, decorrido ano e meio, fala-se no custo das SCUT, mas não se apresentam
Pág.Página 131
Página 0132:
  sentida e séria, entre a Câmara Municipal de Lisboa, a Câmara Municipal da Amadora e o IE
Pág.Página 132
Página 0133:
  Relativamente ao transporte portuário, para quando o investimento para o Porto de Cruzeir
Pág.Página 133
Página 0134:
  na ribeira de Alfange, o tratamento das zonas de escavação arqueológica e a actualização
Pág.Página 134
Página 0136:
  para a Área Metropolitana de Lisboa, e este concurso da grande concessão para Lisboa é be
Pág.Página 136
Página 0137:
  todas as questões relacionadas com o dar vida a um sistema arterial - como costumo dizer
Pág.Página 137
Página 0138:
  O Orador: - Exactamente! Os verbos "ser" e "estar" são um pouco… De qualquer modo, a verb
Pág.Página 138
Página 0139:
  O Orador: - … e a concessão será, atempadamente, feita, à medida que as obras se forem ap
Pág.Página 139
Página 0140:
  de pescado, não sei se com 1,5%, se com um valor inferior; é uma matéria que está neste m
Pág.Página 140
Página 0141:
  para o próximo ano, uma dotação de 20 000 contos. É para fazer o quê, Sr. Secretário de E
Pág.Página 141
Página 0142:
  de segunda-feira (quanto a amanhã, logo se verá): se vamos iniciar logo de manhã as vota
Pág.Página 142
Página 0143:
  que passam também no final, em 2006, para uma convergência de 100% do salário mínimo naci
Pág.Página 143
Página 0144:
  passamos de 19 milhões de euros para 16 milhões de euros, estando estas transferências re
Pág.Página 144
Página 0145:
  (compare com os 4%, e mais eventualmente alguma coisa em Junho…), e que, no regime dos ag
Pág.Página 145
Página 0146:
  dos seus membros, designadamente através da concessão de prestações sociais mais justas e
Pág.Página 146
Página 0147:
  Em todo o caso, Sr. Secretário de Estado do Orçamento, ao olharmos para os mapas que vamo
Pág.Página 147
Página 0148:
  Como sabe esta lei foi aprovada, por unanimidade, aqui, na Assembleia da República; os pr
Pág.Página 148
Página 0149:
  transferência não é de 135 milhões de euros para o Fundo de Estabilização Financeira da S
Pág.Página 149
Página 0150:
  face ao ano passado foi de 1,5% - desceu de 1,6% para 1,5%. Mas quer uma quer outra rubri
Pág.Página 150
Página 0151:
  aumento que, ontem, o Conselho de Ministros decidiu e que é para ser aplicado em Dezembro
Pág.Página 151
Página 0152:
  Vieira da Silva (em todo o caso, vou responder) no sentido de saber se existem ou não pro
Pág.Página 152
Página 0153:
  o Sr. Deputado Lino de Carvalho fez o favor de dizer como era, sendo que a própria lei o
Pág.Página 153
Página 0154:
  científico, econométrico, financeiro e social, feitos por pessoas que perfilham doutrinas
Pág.Página 154
Página 0155:
  anos anteriores, porque, contabilisticamente, juntaram-se em 2003, mas do ponto de vista
Pág.Página 155
Página 0156:
  em conjunto aos dois pedidos de esclarecimento, se houver concordância nesse sentido.
Pág.Página 156
Página 0157:
  A primeira, uma matéria também longamente debatida, diz respeito à titularização de crédi
Pág.Página 157
Página 0158:
  homem chamado Bento de Jesus Caraça, que não se revê na maioria. O Orador: - Sr. P
Pág.Página 158
Página 0159:
  Agora, não é necessário, não é justo, não é aceitável politicamente que essa redução se f
Pág.Página 159
Página 0160:
  de serviços aos cidadãos era sobretudo feita presencialmente. Ou seja, as pessoas dirigia
Pág.Página 160
Página 0161:
  de Agosto, numa perspectiva de dar o visto à sua entrega aos parceiros sociais para ser d
Pág.Página 161
Página 0162:
  ser tecnicamente irresponsáveis. E isto não relativamente às pessoas que as compõem, que
Pág.Página 162
Página 0163:
  e que o Sr. Deputado referenciou, aliás, é superior até em termos reais, que é o mais imp
Pág.Página 163
Página 0164:
  veículo é alterado, passa a ser uma transmissão electrónica. Há, no entanto, outros casos
Pág.Página 164