O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

 

Vieira da Silva (em todo o caso, vou responder) no sentido de saber se existem ou não problemas no sistema de informação.

O Sr. Lino de Carvalho (PCP): - Fui eu!

O Orador: - Com certeza, Sr. Deputado.
A minha resposta é muito clara e sem qualquer sofisma: continua a haver problemas no sistema de informação, mas menos do que aqueles que existiam há seis meses, há um ano e há um ano e meio.
Do nosso ponto de vista, o sistema que teve início no dia 1 de Janeiro de 2002, o Sistema de Informação Financeira (SIF), foi implantado de uma maneira precipitada (e não o estou a dizer com qualquer sentido crítico, pois certamente também poderia acontecer comigo enquanto responsável). Aliás, isso foi reconhecido pelo Tribunal de Contas no relatório que fez sobre as dificuldades e as virtudes (que também as tem) desse sistema de informação financeira, relatório esse que o Sr. Deputado pode ler, se quiser. Temos vindo a recuperar, mas, como há ainda algumas questões de compatibilização de informação, pensamos ter a situação estabilizada nos próximos dois ou três meses.
De qualquer forma, esta é uma questão que, não escondo, tem levantado alguns problemas.
Quanto aos atrasos no subsídio de desemprego, ainda bem que o Sr. Deputado me colocou a questão, que, aliás, surge recorrentemente na comunicação social, em nome de um objectivo correctíssimo, que é o de nunca estarmos satisfeitos com os atrasos, sempre que os haja, relativamente ao pagamento de prestações.
Em todo o caso, permita que me retenha alguns minutos nesta matéria. Nós viemos encontrar, em Abril de 2002, cerca de 1,2 milhões de folhas de remuneração salarial, que são os registos que servem de base ao cálculo dos vários subsídios, e, ainda, um sistema de leitura óptica, através de um outsourcing com carácter discutível, com dificuldade de validação dessa mesma leitura. Houve casos (e não foram tão poucos como isso) em que quase 70% das folhas de remuneração registadas não eram validadas pelo sistema de leitura óptica.
O que fizemos? A situação nos primeiros meses ainda se agudizou mais, mas os funcionários da segurança social e os seus dirigentes, que fizeram, neste caso, um trabalho inestimável, conseguiram, até ao final do ano passado e princípio deste ano, pôr em dia essas folhas de remuneração que se encontravam em atraso, situação que já não existe.
Por outro lado, alterámos o sistema. Actualmente, é obrigatório para as empresas com mais de 10 trabalhadores o envio dos dados através de suporte informático ou transmissão electrónica e para as empresas com menos de 10 trabalhadores estamos a incentivar - aliás, com grande êxito! - a maximização da utilização desses instrumentos, através de um template muito simples e disponibilizando, nos próprios serviços distritais de segurança social, a máquina para fazer essa gravação e transmissão de dados.
Como se recorda (aliás, o Sr. Deputado também fez o favor de lembrar), foi criado o subsídio provisório de desemprego, justamente para obviar a situações de maior dificuldade.
Posso dizer-lhe que o tempo médio de processamento nacional do subsídio de desemprego era, em Abril de 2002, de 63,6 dias, sendo nalguns distritos mais elevado e noutros mais baixo, e atingiu o "pico" em Novembro de 2002 (81,8 dias), devido à tal situação em que a segurança social estava a fazer dois trabalhos ao mesmo tempo, a recuperação do atraso e a manutenção das situações das folhas de remuneração que vinham chegando.
A partir de Novembro de 2002, a evolução tem sido a seguinte: em Dezembro de 2002, o tempo médio de processamento era de 78,1 dias; em Janeiro de 2003, de 74,2 dias; em Maio de 2003, de 52,6 dias; em Junho de 2003, de 46,2 dias; em Julho de 2003, de 43,4 dias; e em Agosto de 2003, de 42,6 dias.
Perguntar-me-á: é o ideal? Julgo que o ideal é não ultrapassar os 30 dias, e tudo farei nesse sentido. No entanto, a situação é claramente diferente quer da que encontrámos quer da que suportámos quando foi atingido o "pico".
No que se refere às outras prestações, os casos também são relativamente semelhantes, aqueles que também estão relacionados com os salários, como é o caso de subsídio de doença ou de maternidade.
Deixe-me dizer, como última nota, que esta descida significativa (50% do que era há uns meses atrás) é feita, como é reconhecido - e o Orçamento também o ilustra bem - num ambiente de maior procura do subsídio de desemprego, de aumento de candidatos ao subsídio de desemprego.
No que se refere ao Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social, já respondi à questão da contabilização. O Sr. Deputado está no seu direito de continuar a dizer que não há base legal para não ser cumprido, mas é evidente que há base legal. Há uma cláusula de excepção prevista na própria lei, que existe para isso, para quando é necessário, e penso que se percebe perfeitamente por que razão é necessário.
É evidente que se é "preso por ter cão e por não ter". O Sr. Deputado Vieira da Silva pergunta por que razão, do seu ponto de vista, sobrestimamos as contribuições e subestimamos o desemprego. O Sr. Deputado Lino de Carvalho pergunta por que razão, do seu ponto de vista, não transferimos mais para o Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social, ou, dito de outro modo, por que razão o Governo não empola as contribuições ou outra coisa qualquer. Porque não tenho outro remédio! Não há um clique e aparece o dinheiro!
Evidentemente que, se em vez de 3,8% de aumento de contribuições, tivéssemos decidido 5%, teríamos mais dinheiro para o Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social. É um facto. Mas, do nosso ponto de vista, essa previsão era irrealista, como, aliás, é reconhecido pelo Sr. Deputado Vieira da Silva, que até considerou que mesmo os nossos 3,8% eram irrealistas. O que não é a nossa opinião nem a nossa estimativa.
Na resposta que dei há pouco ao Sr. Deputado Vieira da Silva, dos 135 milhões de euros resultantes da securitização de parte das dívidas à segurança social, das que têm acordo, 120 milhões de euros são transferidos para o Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social e uma pequena importância no meio de todos estes números, isto é, 15 milhões de euros - os tais 15 milhões de euros que fazem a diferença entre os 135 milhões e os 120 milhões de euros - revertem para um défice que o próprio subsistema previdencial regista, sem ter necessidade de recorrer ao Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social.
Quanto ao Fundo dos Antigos Combatentes, está dito de uma maneira muito clara como vai ser financiado. Aliás,

Páginas Relacionadas
Página 0110:
  O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, temos quórum, pelo que declaro aberta a reunião. <
Pág.Página 110
Página 0111:
  face às obrigações múltiplas que têm -, nesta segunda fase, a título excepcional, o tempo
Pág.Página 111
Página 0112:
  Também gostaríamos… O Sr. Presidente: - Sr.ª Deputada Leonor Coutinho, o seu tempo
Pág.Página 112
Página 0113:
  2004 e também pelas respostas que foram dadas às questões colocadas pelos diversos partid
Pág.Página 113
Página 0114:
  o município de Lisboa, institucionalmente e enquanto tal, tem de tomar posição sobre este
Pág.Página 114
Página 0115:
  Sr. Ministro, eram estas as questões que queria deixar-lhe. O Sr. Presidente: - Tem
Pág.Página 115
Página 0116:
  como engenheiro, ver um estudo prévio de um troço de alta velocidade orçamentado em 1,5 m
Pág.Página 116
Página 0117:
  O Sr. Bruno Dias (PCP): - Mas está a outra, a Baixa-Chiado! O Orador: - Pode estar…
Pág.Página 117
Página 0118:
  Quanto ao IC24 também está incluído na concessão do Douro Litoral, que foi aprovada no Co
Pág.Página 118
Página 0119:
  do sector, actualizando uma legislação que vinha do século XIX. Em relação ao pacote
Pág.Página 119
Página 0120:
  haver alguns empreendimentos propriedade do IGAPHE que têm fogos que já foram alienados e
Pág.Página 120
Página 0121:
  Permita-me referir ainda, Sr. Ministro, que o estudo de impacto ambiental nunca deveria t
Pág.Página 121
Página 0122:
  Mas há discrepâncias enormes entre aquilo que tem sido dito pelo Governo, aquilo que tem
Pág.Página 122
Página 0123:
  neste âmbito, gostaria que comentasse também esta questão. A terceira e última questã
Pág.Página 123
Página 0124:
  Uma das questões que coloco a VV. Ex.as prende-se com a conclusão do IP2, incluindo as va
Pág.Página 124
Página 0125:
  Ordenamento do Território-Norte e refere especificamente os cenários de expansão do porto
Pág.Página 125
Página 0126:
  Como já referi, para as muralhas de Santarém há uma verba inscrita de 200 milhões de euro
Pág.Página 126
Página 0127:
  redireccionar alguns investimentos previstos agora para troços de alta velocidade na linh
Pág.Página 127
Página 0128:
  ano o alargamento do IC19 entre Cacém e Ranholas. Portanto, também não é verdade aquilo q
Pág.Página 128
Página 0129:
  gostaríamos que essa obra tão essencial fosse iniciada no próximo ano. E tem de estar pre
Pág.Página 129
Página 0130:
  O Orador: - Agradeço-lhe que não ponha em causa a minha palavra, porque eu também não pon
Pág.Página 130
Página 0131:
  Em termos de SCUT, decorrido ano e meio, fala-se no custo das SCUT, mas não se apresentam
Pág.Página 131
Página 0132:
  sentida e séria, entre a Câmara Municipal de Lisboa, a Câmara Municipal da Amadora e o IE
Pág.Página 132
Página 0133:
  Relativamente ao transporte portuário, para quando o investimento para o Porto de Cruzeir
Pág.Página 133
Página 0134:
  na ribeira de Alfange, o tratamento das zonas de escavação arqueológica e a actualização
Pág.Página 134
Página 0135:
  É a última vez que falo nesta questão e é a última vez que falo não com o Secretário de E
Pág.Página 135
Página 0136:
  para a Área Metropolitana de Lisboa, e este concurso da grande concessão para Lisboa é be
Pág.Página 136
Página 0137:
  todas as questões relacionadas com o dar vida a um sistema arterial - como costumo dizer
Pág.Página 137
Página 0138:
  O Orador: - Exactamente! Os verbos "ser" e "estar" são um pouco… De qualquer modo, a verb
Pág.Página 138
Página 0139:
  O Orador: - … e a concessão será, atempadamente, feita, à medida que as obras se forem ap
Pág.Página 139
Página 0140:
  de pescado, não sei se com 1,5%, se com um valor inferior; é uma matéria que está neste m
Pág.Página 140
Página 0141:
  para o próximo ano, uma dotação de 20 000 contos. É para fazer o quê, Sr. Secretário de E
Pág.Página 141
Página 0142:
  de segunda-feira (quanto a amanhã, logo se verá): se vamos iniciar logo de manhã as vota
Pág.Página 142
Página 0143:
  que passam também no final, em 2006, para uma convergência de 100% do salário mínimo naci
Pág.Página 143
Página 0144:
  passamos de 19 milhões de euros para 16 milhões de euros, estando estas transferências re
Pág.Página 144
Página 0145:
  (compare com os 4%, e mais eventualmente alguma coisa em Junho…), e que, no regime dos ag
Pág.Página 145
Página 0146:
  dos seus membros, designadamente através da concessão de prestações sociais mais justas e
Pág.Página 146
Página 0147:
  Em todo o caso, Sr. Secretário de Estado do Orçamento, ao olharmos para os mapas que vamo
Pág.Página 147
Página 0148:
  Como sabe esta lei foi aprovada, por unanimidade, aqui, na Assembleia da República; os pr
Pág.Página 148
Página 0149:
  transferência não é de 135 milhões de euros para o Fundo de Estabilização Financeira da S
Pág.Página 149
Página 0150:
  face ao ano passado foi de 1,5% - desceu de 1,6% para 1,5%. Mas quer uma quer outra rubri
Pág.Página 150
Página 0151:
  aumento que, ontem, o Conselho de Ministros decidiu e que é para ser aplicado em Dezembro
Pág.Página 151
Página 0153:
  o Sr. Deputado Lino de Carvalho fez o favor de dizer como era, sendo que a própria lei o
Pág.Página 153
Página 0154:
  científico, econométrico, financeiro e social, feitos por pessoas que perfilham doutrinas
Pág.Página 154
Página 0155:
  anos anteriores, porque, contabilisticamente, juntaram-se em 2003, mas do ponto de vista
Pág.Página 155
Página 0156:
  em conjunto aos dois pedidos de esclarecimento, se houver concordância nesse sentido.
Pág.Página 156
Página 0157:
  A primeira, uma matéria também longamente debatida, diz respeito à titularização de crédi
Pág.Página 157
Página 0158:
  homem chamado Bento de Jesus Caraça, que não se revê na maioria. O Orador: - Sr. P
Pág.Página 158
Página 0159:
  Agora, não é necessário, não é justo, não é aceitável politicamente que essa redução se f
Pág.Página 159
Página 0160:
  de serviços aos cidadãos era sobretudo feita presencialmente. Ou seja, as pessoas dirigia
Pág.Página 160
Página 0161:
  de Agosto, numa perspectiva de dar o visto à sua entrega aos parceiros sociais para ser d
Pág.Página 161
Página 0162:
  ser tecnicamente irresponsáveis. E isto não relativamente às pessoas que as compõem, que
Pág.Página 162
Página 0163:
  e que o Sr. Deputado referenciou, aliás, é superior até em termos reais, que é o mais imp
Pág.Página 163
Página 0164:
  veículo é alterado, passa a ser uma transmissão electrónica. Há, no entanto, outros casos
Pág.Página 164