O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

 

outros grupos parlamentares que também solicitem a votação em separado de propostas que sejam semelhantes ou contenham pequenas diferenças, tenhamos de votar isoladamente cada uma delas.
Acresce, em nossa opinião, que há diversos grupos parlamentares que solicitaram a votação em separado das mesmas propostas, o que não implica que tenhamos de votar uma das propostas e que as outras fiquem prejudicadas.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, quanto a mim, um pedido é um pedido, tomo-o pelo valor facial.
Em segundo lugar, a verificar-se essa hipótese que o Sr. Deputado agora aventa, que é uma hipótese perfeitamente plausível e racional, então, os grupos parlamentares entender-se-ão e dirão que o respectivo pedido tem este ou aquele sentido e, inclusivamente, levantarão o seu pedido de votação em separado em sentido estrito, se assim o entenderem.
Portanto, vamos conduzir os trabalhos de modo a reservar o máximo de possibilidades de escolha aos grupos parlamentares, de acordo com as regras, para que se cumpra a vontade política de cada um deles, não excluindo a ideia de que, do ponto de vista da organização, os próprios autores podem acordar num ou noutro ponto que seja mais prático e mais expedito, ao que, portanto, estaremos atentos.
Agora, quando se pede uma votação em separado, não posso dizer "pediram-me a votação em separado, mas talvez não seja assim…".
Não posso partir desse princípio, embora possa estar aberto a tal…

O Sr. Lino de Carvalho (PCP): - Sr. Presidente, peço desculpa por interrompê-lo mais uma vez.
É que, à partida, as 100 propostas relativas ao PIDDAC apresentadas pelo BE, as 300 ou 400 que nós apresentámos e assim sucessivamente, deverão ser votadas uma a uma.
Nós é que poderemos entender - e entendêmo-lo e já o declarámos em relação a muitos casos - …

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, já lá vamos a esse aspecto.

O Orador: - Vejamos o que isso significa, com base num caso típico que acontece todos os anos: a Casa-Museu Luís de Camões, em Constância. O PSD apresenta propostas, o PS também, tal como o PCP, o BE e o CDS-PP, todas com verbas diferenciadas.
Ora, nesse momento, poderá haver uma proposta de votação conjunta e até de ajustamento da verba…

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, como pode calcular, eu ainda não tinha terminado, estava apenas a lembrar o prazo em vigor.
Dito isto, os serviços elaboraram uma ordenação das votações do articulado, dos mapas e das propostas, que vou passar a ler muito sucintamente…

O Sr. Joel Hasse Ferreira (PS): - Sr. Presidente, peço a palavra.

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Joel Hasse Ferreira (PS): - Justamente por aquilo para que chamaram a atenção, tanto o Sr. Presidente como o Sr. Deputado Lino de Carvalho, insisto em que seja feita pelos serviços a identificação deste tipo de propostas que incidem sobre projectos coincidentes, o que não apresenta dificuldade, antes é uma questão de tempo - aliás, como eu disse, esse procedimento elimina 80% a 90% da dificuldade do trabalho.
Obviamente que qualquer grupo parlamentar pode pedir a votação em bloco, como faz normalmente o PCP.
Se este trabalho não estiver feito e um grupo parlamentar ou um conjunto de Deputados pedir a votação conjunta de determinadas propostas, por exemplo referentes ao Ministério da Educação relativas a Braga e propostas de estradas em Viseu, então recomeça essa perturbação, porque depois, lá está, pode, nesse bloco, haver propostas que sejam coincidentes com a destes grupos.
Por outro lado, convém que fique claro o problema para o qual o Sr. Presidente chamou a atenção: em muitos dos debates orçamentais, praticamente em todos, há propostas coincidentes, em relação às quais, por exemplo, a verba até pode ser idêntica e as compensações diferentes.
Portanto, de duas, uma: ou se trata isto pela "jogada", do género "esta é boa e a outra é má", ou então trata-se isto com outro rigor e, estando essas propostas identificadas, permite-se esse acerto. Isso significa que não só a votação dessa proposta tem de ser feita em separado como também que aí pode haver pontos a votar em separado. Se este trabalho for feito antes, com uma grande clareza e transparência, ficarão resolvidos quatro quintos dos problemas que a Mesa tem aquando da votação do PIDDAC.
Era isto que queria sublinhar, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Há-de desculpar, mas já percebemos. Normalmente, à terceira, já é possível perceber.

O Sr. Joel Hasse Ferreira (PS): - O Sr. Presidente já percebeu, mas pode haver alguém que não tenha percebido. Aliás, esta reunião está a ser transmitida para todos os portugueses.

O Sr. Presidente: - Muito bem, Sr. Deputado.
Srs. Deputados, o que se passa agora é o seguinte: já foi distribuída pelos serviços uma proposta que segue a regra habitualmente usada na votação, pelo que as propostas relativas ao Mapa XV são votadas, em princípio, por Ministério e por ordem de entrada.
Dito isto - e, agora, só estou a falar do Mapa XV, que é o pomo da questão -, foi aqui tornado claro e todos nós reconhecemos, pelo que está aceite o princípio, que, tanto quanto possível, deve ser feito um trabalho de preparação, no sentido de tornar as votações céleres, evitando votações repetidas sem significado ou com muito pouco significado, agrupando as propostas de acordo com a sua homogeneidade específica substantiva.
Para fazer este trabalho, é evidente que os serviços vão empenhar-se, mas também, como foi dito, os grupos parlamentares. É que, de outro modo, não faz sentido, não chegamos a termo. Os serviços estão preparados para trabalhar durante este fim-de-semana, porque, infelizmente, não é possível darem por concluído, hoje, todo o seu trabalho de preparação.
De facto, os serviços estão preparados para trabalhar e a programação que está feita (e estão convocados os recursos necessários dentro da Assembleia) é no sentido de,

Páginas Relacionadas
Página 0165:
Sábado, 15 de Novembro de 2003 II Série-C - GOP-OE - Número 5 IX LEGISLATURA
Pág.Página 165
Página 0166:
  O Sr. Presidente (João Cravinho): - Srs. Deputados, temos quórum, pelo que declaro aberta
Pág.Página 166
Página 0167:
  O Sr. Presidente: - Para pedir esclarecimentos inscreveu-se o Sr. Deputado Maximiano Mart
Pág.Página 167
Página 0168:
  Não havendo inscrições, podemos dar esta matéria como concluída e passar ao Mapa XV - PID
Pág.Página 168
Página 0169:
  Como já foi dito, agora, pelo Sr. Deputado Hugo Velosa, segunda-feira, no acto da votação
Pág.Página 169
Página 0170:
  Assim, se essas propostas estiverem isoladas, 90% dos incidentes que surgem nas votações
Pág.Página 170
Página 0171:
  É evidente que se chegarmos de manhã e não estiverem presentes todos os grupos parlamenta
Pág.Página 171
Página 0173:
  domingo, finalizarem o seu trabalho de preparação, de modo a que, segunda-feira, a partir
Pág.Página 173