O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

 

domingo, finalizarem o seu trabalho de preparação, de modo a que, segunda-feira, a partir de qualquer hora, os grupos parlamentares disponham desse trabalho e possamos, a partir daí, trabalhar. Todavia, não é possível obter esses elementos antes de domingo, segundo informação que tenho.
Informa-me agora a Dr.ª Cristina que tinham pensado na metodologia de preparação das coisas de modo a que, no domingo estivessem concluídas, mas, se os grupos parlamentares insistirem, farão um esforço para poderem produzir o seu trabalho, hoje, até às 19 horas.
Porém, tenho dúvidas que os serviços tenham a possibilidade de, hoje, até às 19 horas, fazer o tal cotejo das propostas e a organização do trabalho nos termos em que foi preconizado. Mas já é um adiantamento, porque a fase que estiver concluída até às 19 horas é sempre necessária, e, a partir daí, poderá aperfeiçoar-se.
Tem a palavra o Sr. Deputado Lino de Carvalho.

O Sr. Lino de Carvalho (PCP): - Sr. Presidente, como há pouco referi, se tivermos condições para começar às 11 horas, começaremos a essa hora. Mas, face à informação que o Sr. Presidente acaba de dar, e para não haver precipitações desnecessárias, se calhar, era de maior prudência e bom senso fazermos o seguinte: segunda-feira, de manhã, às 8 ou às 9 da manhã, cada grupo parlamentar receberia as propostas organizadas, teríamos tempo para ver quais as propostas comuns e toda a outra panóplia de questões e começaríamos a nossa reunião, com maior serenidade, a seguir ao almoço.
Se quiserem que a reunião se inicie às 11 horas, da nossa parte, não há qualquer problema; em todo o caso, face a esta informação, se calhar, era mais sensato dar a manhã aos grupos parlamentares para poderem olhar para as propostas e organizar o trabalho, até de modo a, depois, tornar mais célere a votação.
O Sr. Presidente decidirá, mas talvez fosse melhor esta segunda opção.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Joel Hasse Ferreira.

O Sr. Joel Hasse Ferreira (PS): - Sr. Presidente, tendo em conta a boa vontade dos serviços que o Sr. Presidente nos transmitiu, gostaria de dizer o seguinte: o que estivesse pronto, e fosse coerente e homogéneo, até às 19 horas de hoje, seria entregue aos grupos parlamentares; o resto seria entregue na segunda-feira, no princípio da manhã, sendo a observação do Sr. Deputado Lino de Carvalho, a nosso ver, extremamente sensata e de ponderar.

O Sr. Presidente: - Assim sendo, Srs. Deputados, e de acordo com os vários pontos de vista expressos, far-se-á o seguinte: os serviços vão reorganizar o seu método de trabalho e, logo, às 19 horas, apresentarão o material organizado segundo o esquema que já está distribuído.
Sucede que as propostas estarão por ordem e, porventura, logo à tarde, não haverá possibilidade de proceder ao tal rearranjo secundário, chamemos-lhe assim. No entanto, os grupos parlamentares, a partir das 19 horas, já têm esse elemento de trabalho, que também lhes permite, ao longo do fim-de-semana, ir avançando.
Quanto ao dia da reunião, para efeitos de votação, já está estabelecido que é segunda-feira, restando saber se a reunião terá início às 11 horas ou às 14 horas.
Pela minha parte, tenho dúvidas que seja possível ter o trabalho de preparação da votação consolidado se começarmos às 11 horas. E atendendo ao facto de se perder muito tempo nas votações a fazer esse trabalho, mais valia que ele estivesse preparado, porque as coisas ganhavam outro ritmo. Portanto, sugeria que a reunião começasse às 14 horas, no entanto pedia aos grupos parlamentares que assegurassem efectivamente o começo da reunião às 14 horas em ponto.
Se estiverem de acordo com isso, os grupos parlamentares recebem, hoje ainda, o material já organizado, sem o detalhe da ordem por homogeneidade de proposta; farão o que entenderem e trabalharão segunda-feira de manhã; e na segunda-feira, às 14 horas começamos a reunião.
Não havendo mais pedidos de palavra, dou por terminados os trabalhos, agradecendo ao Sr. Secretário de Estado do Orçamento, que foi nosso acompanhante durante tantas e tantas horas, a sua disponibilidade permanente.
Srs. Deputados, está encerrada a reunião.

Eram 11 horas e 15 minutos.

A DIVISÃO DE REDACÇÃO E APOIO AUDIOVISUAL.