O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

37 | II Série GOPOE - Número: 005 | 19 de Fevereiro de 2010

estratégia muito ofensiva de ocupação do espaço mediático internacional. Penso que a reprodução dos problemas internacionais, a partir de um olhar português e da visão de um país que tem a história e a rede de relações com o mundo como tem Portugal, o justifica, e, neste contexto, parece-me que algum exercício de reforma terá de ser equacionado a prazo, com base num amplo consenso político-partidário na sociedade portuguesa e com o envolvimento das instâncias e das instituições adequadas para concretizar esse objectivo.
O País necessita, a prazo, de ter um sistema mediático global, de ter uma antena própria com uma visão do mundo, que é a nossa própria visão, a qual decorre de sermos um país que está no centro de uma comunidade que tem apenas oito Estados-membros — em comparação com o mundo da francofonia ou com o mundo anglo-saxónico — , mas são oito Estados que representam praticamente todas as principais regiões e continentes do mundo. Nesta perspectiva, do meu ponto de vista, justifica-se que, também no espectro do sistema mediático internacional, a voz em língua portuguesa seja mais bem percebida e ouvida.
Assim sendo, saúdo a iniciativa da Comissão de Negócios Estrangeiros e do Sr. Presidente, porque entendo que o Parlamento e a Comissão de Negócios Estrangeiros são, justamente, a sede própria para se começar a debater qual o nível de ambição que desenvolvemos em relação a esse sector tão importante para a afirmação dos nossos interesses estratégicos, a prazo, no sistema internacional, no quadro, naturalmente, da aliança da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, porque é também neste domínio que se deve fazer a afirmação universal.

O Sr. Presidente: — Muito obrigado, Sr. Ministro.
Terminámos, assim, esta audição, pelo que agradeço a presença dos Srs. Presidentes e dos Srs. Deputados das Comissões de Negócios Estrangeiros e de Assuntos Europeus.
Peço aos Srs. Deputados da Comissão de Orçamento e Finanças que não se retirem, de imediato, uma vez que ainda temos alguns pontos da ordem do dia da manhã para tratar.
Está encerrada a reunião.

Eram 18 horas e 13 minutos.
A DIVISÃO DE REDACÇÃO E APOIO AUDIOVISUAL.

Páginas Relacionadas