O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

28 DE OUTUBRO DR 1994 251

baihos sem uma thiica posicäo no sentido do cancelamentodesta ComissAo, isso, sim, será colaborar numa farsa.

o Sr. Presidente (Rui Machete): — Tern a palavra oSr. Deputado Joo Amaral.

o Sr. Joäo Amaral (PCP): — Sr. Presidente, queroexciusivamente pronunciar-rne sobre a questAo que levantou relativa a suspensâo dos nossos trabaihos. Consideroque a sua proposta, neste moinento, d adequada, vistoestarmos a espera cia decisão do Plenário, pois creio quequalquer outra soluco entraria em conflito corn algoquetodos prezamos, ou seja, o sentido do ridfculo.

o Sr. Presidente (Rui Machete): — Tern a palavra oSr. Deputado Alineida Santos.

o Sr. Almeida Santos (PS): — Sr. Presidente, na sequncia do que eu disse ha pouco — que considerava urnahipocrisia continuarmos os trabalhos nas actuais condicôes —, nâo vejo nenhuma vantagern em que se cdigue aComissâo a máquina>>!

Risos..

No fundo, seria isso o que iria acontecer: <> ate a prdxirna deliberação, o que näo digoque seria rfdiculo, porque nas coisas de morte d preciso respeitar os defuntos, rnas nâo vejo nenhurna vantagern nisso.

o Sr. Deputado Guilherme Silva voltou ao problema da transparência ate ao fim. Parece que eu teriaquerido a transparência e que, agora, já não a quero, oque d esquisito, pois,. neste mesmo momento, o que estáem causa d o meu partido querer a transparência e oPSD nâo a querer — quer o secretismo Não percebo oargumento!

Depois, o Sr. Deputado Guilherme Silva disse tanibérnque nao queremos o diálogo. Ora, o diálogo — comodisse o Deputado Lufs Sá — é uma palavra nobre, sobretudo porque, em regra, fomenta a transpa- rência. S6que, neste caso, o diálogo fomentava a não transparência. E urn caso raro, excepcional, em que o diálogo,no fundo, cccozinhava uma conversa de comadres>>;trazia-se para aqui o > e, depois, dizia-se aosenhores: <> — foi uma expressãopitoresca do Deputado Narana Coissoró.

Nestas condiçes, achamos sensata a proposta do presidente da Comissão e estarnos de acordo corn ela.

0 Sr. Presidente (Rui Machete): — Srs. Deputados,suponho termos já debatido suficientemente este ponto,pelo que prtiponho que aguardernos a decisao do Plenário

e que, em funçâo dela, tomemos ou não a atitude de retomar os nossos trabaihos.

Está encerl:ada a reuniâo.

Eram 12 horas.

Estiveram presentes os seguintes Srs. Deputados:

Antonio Joaquim Bastos Marques Mendes (PSD).Fernando dos Reis Condesso (PSD).Guilherme Henrique Valente Rodrigues da Silva (PSD).Joaquim Cardoso Martins (PSD).José Lufs Carnpos Vieira de Castro (PSD).Luls Filipe Garrido Pals de Sousa (PSD).Manuel cia Costa Andrade (PSD).Maria Margarida da C. e Silva Pereira Taveira de Sou

sa (PSD).Mario Jorge Belo Maciel (PSD).Pedro Manuel Mamede Passos Coelho (PSD)..Rui Manuel Parente Chancerelle dé Machete (PSD).Alberto Bernardes Costa (PS).Alberto de Sousa Martins (PS).António de Almeida Santos (PS).Jorge Lacäo Costa (PS).José Eduardo Vera Cruz Jardun (PS).José Manuel Santos de Magalhães (PS).Joäo Antdnio Goncalves do Amaral (PCP).Luls Manuel da Silva Viana de Sá (PCP).Narana Sinai Colssoró (CDS-PP).Isabel Maria de Almeida e Castro (Os Verdes).Manuel Sérgio Vieira e Cunha (PSN).Luls Emfdio Lopes Mateus Fazenda (Indep.).

ANEXO

DELIBERAçA0 N.2 17-PL194

SUSPENSAO DO PRAZO DE CONCLUSAO DOS TRABALHOS DA COMISSAO EVENTUAL PARA A REVISAOCONSTITUCIONAL.

A Assernbleia da Reptiblica, na sua reuniäo de 27 deOutubro de 1994, delibera a suspensäo dos trabaihos daComissâo Eventual para a Revisão Constitucional ate aomomento em que, ao longo da presente legislatura, severifiquern condiçoes de trabatho titil, particularmente arealização de reuniôes bilaterais dos grupos parlamentares,para a celeridade e öoncretizacao dos trabaihos no prazodefinido pela deiberaçäo da Assembleia da RepCblica.

A DivisAo DE REDAccA0 E Aoio AuDIovIsuei.