O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

 

feita em conjunto, por mim próprio e pelo Sr. Deputado do CDS Diogo Feio, se o Sr. Presidente não vir inconveniente, e penso que não, porque creio que o debate até ganhará celeridade. Portanto, uma parte será apresentada por mim próprio e uma outra sê-lo-á pelo Sr. Deputado Diogo Feio e, depois, os pedidos de esclarecimento subsequentes serão respondidos por cada um nós conforme as matérias sobre que incidirem tenham sido apresentadas por um ou pelo outro.
Começarei, pois, por apresentar um conjunto de alterações que constam do nosso projecto de revisão constitucional e que, quanto a nós, são clarificações necessárias ao nosso sistema democrático.
Em primeiro lugar, Sr. Presidente e Srs. Deputados, parece-nos crucial dar um passo importante no sentido de deixar claro, logo no artigo 1.º da Constituição, que a República Portuguesa é não só uma República baseada na dignidade da pessoa humana e na vontade popular e empenhada na construção de uma sociedade livre, justa e solidária como também na construção de uma sociedade responsável. Este é um dos aspectos nucleares do nosso projecto comum de revisão constitucional que tem que ver com clarificar e dar ênfase a um aspecto muitas vezes esquecido, que, digamos, é o reverso da medalha relativamente aos direitos.
Todos os direitos implicam responsabilidade, implicam deveres, implicam obrigações. Ora, frequentemente, existe, na sociedade portuguesa, alguma tendência para esquecer um pouco um aspecto decisivo num Estado de direito moderno, o princípio da responsabilidade a todos os níveis.
Nesse sentido, logo no artigo 1.º da Constituição, na caracterização da sociedade que se pretende construir em Portugal, colocamos a afirmação de que a sociedade deve ser livre, justa, responsável e solidária.
De igual modo, no artigo 13.º - Princípio da igualdade -, deixamos claro que, a par dos direitos dos cidadãos, existem as obrigações. Ou seja, a proposta que fazemos para o artigo 13.º é a de que todos os cidadãos têm a mesma dignidade e são iguais perante a lei nos seus direitos e nas suas obrigações.
Este é um aspecto político ao qual damos uma grande relevância porque parece-nos que ele é estruturante de toda a cultura cívica e de cidadania que deve estar presente na construção do modelo de sociedade que queremos para o nosso país.
No nosso projecto de revisão constitucional e exactamente em consonância com este princípio que nos parece estruturante e que dificilmente será de boa fé contraditado por alguém, entendemos que deve haver ao longo da Constituição, nomeadamente na parte inicial que se refere aos direitos fundamentais, um maior equilíbrio das normas constitucionais que falam de direitos, falando também de deveres.
Penso que a Constituição portuguesa é exemplar na consagração clara de um vastíssimo conjunto de direitos fundamentais de cidadania para todos os cidadãos mas, muitas vezes, esquecemo-nos que os direitos têm deveres como contraponto e que a vida em sociedade pressupõe que, para o bom exercício dos nossos direitos, saibamos também cumprir deveres correspondentes a esses direitos, quanto mais não seja, os deveres de respeitar os direitos dos outros.
Nesse sentido, temos um conjunto de propostas ao longo da primeira parte da Constituição em que procuramos, em variados artigos, estabelecer esse equilíbrio entre direitos e deveres. Não retiramos nenhum direito da Constituição da República, mas clarificamos o contraponto dos deveres que assistem ao saudável exercício desses direitos.
Um outro aspecto importante do nosso projecto de revisão constitucional tem que ver com uma matéria em que, repetidamente, ao longo das diversas revisões constitucionais, tanto o Partido Social Democrata como CDS-PP neste particular, nunca deixam de colocar ênfase. Refiro-me à retirada de um sectarismo ideológico de que continua imbuída alguma parte significativa da nossa Constituição, nomeadamente a que tem que ver com a parte social e económica.
É evidente a carga ideológica que continua a existir na Constituição. Passados 30 anos, que este ano se comemoram, sobre o 25 de Abril, a democracia é um património perfeitamente consolidado e estabilizado na sociedade portuguesa e todos os portugueses, sem discriminação, entendem que cada governo livremente eleito e escolhido pelo povo para governar tem de ter condições constitucionais para exercer a governação, exactamente de acordo com o programa com que se apresenta aos portugueses e com que foi eleito. Assim, é preciso alterar a Constituição da República e, progressivamente, fazer com que a mesma possa ser ideologicamente neutra e permita que, em cada momento, o povo português escolha que o Programa de Governo seja à direita, ou ao centro, ou à esquerda e que todos os governos, sem qualquer empecilho de natureza ideológica, possam exercer o mandato popular que lhes é conferido pelos actos eleitorais.
No plano do sistema político, o nosso projecto tem uma proposta de fundo, que mais adiante e de acordo com a forma de apresentação que sugeri no início, será escalpelizada pelo Sr. Deputado Diogo Feio, que diz respeito à reforma do poder legislativo no sentido da criação de uma segunda câmara, o senado.
Não irei, pois, falar sobre isso, mas sobre dois aspectos do nosso projecto de revisão constitucional que carecem de alguma explicitação.
A proposta que o PSD apresenta - e quero acreditar firmemente que desta vez com condições definitivas de sucesso - tem que ver com a extensão do princípio da renovação à lógica do estabelecimento do princípio da limitação de mandatos de cargos políticos e de altos cargos públicos.
Como o PSD teve oportunidade de explicitar, ao longo das últimas revisões constitucionais, trata-se de uma proposta que tem que ver não com qualquer perseguição ou libelo acusatório relativamente a quaisquer titulares em concreto de cargos políticos, mas com uma aplicação em abstracto, que nos parece saudável, do princípio da renovação em democracia. A democracia tem vários princípios que são saudáveis, como o princípio da alternância, dentro das várias liberdades que existem no regime democrático.
Parece-nos, pois, que o princípio da limitação de mandatos tem a ver com a alternância das pessoas e não propriamente com a alternância das ideias ou das forças políticas. É um princípio saudável, nomeadamente quando estão em causa cargos electivos de natureza executiva, porque é aí que pode surgir algum perigo de caudilhismo ou de criação de perpetuação de poder.
É sempre bom olharmos para a História para nunca darmos por adquiridos os direitos fundamentais, como a liberdade, a democracia, etc., pois ela demonstra-nos que, infelizmente,

Páginas Relacionadas
Página 0024:
  O Sr. Presidente (José de Matos Correia): - Srs. Deputados, temos quórum, pelo que declar
Pág.Página 24
Página 0025:
  soluções que o Sr. Presidente anunciou como possíveis, quer seja uma reunião normal, marc
Pág.Página 25
Página 0026:
  com o calendário eleitoral das regiões autónomas, mais concretamente as eleições que terã
Pág.Página 26
Página 0027:
  Procura-se, pois, definir no nosso projecto, com precisão, o âmbito das matérias de reser
Pág.Página 27
Página 0028:
  Sr. Deputado Medeiros Ferreira. Digo que foi com o agrado habitual não só pela capacidade
Pág.Página 28
Página 0029:
  Portanto, isto parece-me completamente inaceitável, tal como me parece inaceitável - esta
Pág.Página 29
Página 0030:
  Genericamente eram estas as questões que lhe queria colocar, mas gostava de lhe deixar ai
Pág.Página 30
Página 0031:
  Uma segunda questão prende-se com a precisão da competência legislativa em termos materia
Pág.Página 31
Página 0032:
  aos emigrantes, modificar e alargar a sua capacidade eleitoral. Estas são as questões
Pág.Página 32
Página 0033:
  apreciável avanço em relação às posições que tradicionalmente tem defendido em matéria de
Pág.Página 33
Página 0034:
  na gestão do contrato político entre as regiões autónomas e a República. Considero, p
Pág.Página 34
Página 0035:
  ficando entendido que só se respeitariam os princípios fundamentais das leis gerais da Re
Pág.Página 35
Página 0036:
  Neste aspecto, não acompanhamos a ideia, aliás, já aqui debatida, de que o Estatuto Polít
Pág.Página 36
Página 0037:
  regiões autónomas seria tornar a lei eleitoral refém, por assim dizer, da iniciativa esta
Pág.Página 37
Página 0038:
  sejam oriundos das regiões autónomas, é que têm, aparentemente, uma visão democrática das
Pág.Página 38
Página 0039:
  a lógica da mesma), com toda a franqueza, é "despejar" uma série de coisas novas em cima
Pág.Página 39
Página 0040:
  quer pela exposição feita quer pelo texto escrito, são questões em aberto e que para tere
Pág.Página 40
Página 0041:
  havia uma compatibilização entre preceitos constitucionais que devem ser vistos numa ópti
Pág.Página 41
Página 0042:
  Portanto, nem temos qualquer dificuldade em aceitar o facto de que possam existir abertam
Pág.Página 42
Página 0043:
  é que haja dois regimes de sufrágio. Esse regime vigora num outro Estado. A vantagem
Pág.Página 43
Página 0045:
  uma vez conquistados esses direitos têm de ser preservados e constantemente renovados.
Pág.Página 45
Página 0046:
  Ora, o que se trata em definitivo nesta revisão é a construção e a estabilização da auton
Pág.Página 46
Página 0047:
  apenas os residentes, os cidadãos que vivem e trabalham no território nacional, que fazem
Pág.Página 47
Página 0048:
  para resolver problemas concretos com que actualmente se debate o sistema judiciário port
Pág.Página 48
Página 0049:
  Também em relação ao referendo, que vem previsto no artigo 115.º, no nosso projecto de re
Pág.Página 49
Página 0050:
  Disse o Sr. Deputado Diogo Feio que na partição de tarefas estabelecida com o seu colega
Pág.Página 50
Página 0051:
  desde logo, ao Presidente da República, mas também em relação aos juízes do Tribunal Cons
Pág.Página 51
Página 0052:
  Relativamente à regulação da comunicação social, o que os senhores propõem pode ser tudo
Pág.Página 52
Página 0053:
  isto com a especial exigência de maiorias qualificadas para a revisão constitucional. Ist
Pág.Página 53
Página 0054:
  estabelecido com a região autónoma para se poder votar nas eleições regionais é a natural
Pág.Página 54
Página 0055:
  Em primeiro lugar, no que se refere à autonomia administrativa e a competências, posso di
Pág.Página 55
Página 0056:
  O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Não estão lá as autarquias locais?! O Sr. Medeir
Pág.Página 56
Página 0057:
  A Sr.ª Assunção Esteves (PSD): - Desisti, Sr. Presidente. O Sr. Presidente: - Sendo
Pág.Página 57
Página 0058:
  A questão que se coloca é exactamente a da desinformação, como citei na minha intervenção
Pág.Página 58
Página 0059:
  Voltaremos a ter oportunidade, em sede de especialidade, de voltar a falar neste assunto,
Pág.Página 59
Página 0060:
  O Sr. Deputado Alberto Martins referiu que a referência ao "caminho para o socialismo" po
Pág.Página 60
Página 0061:
  constitucional fazer uma referência directa contrária à existência dos blocos político-mi
Pág.Página 61
Página 0062:
  O Sr. António Filipe (PCP): - Sr. Presidente, vou procurar sintetizar as linhas fundament
Pág.Página 62
Página 0063:
  legislativa regional. Não se trata, como a Constituição refere - e a nosso ver mal - da d
Pág.Página 63
Página 0064:
  de intervenção em assuntos europeus, em assuntos em discussão ou pendentes de decisão em
Pág.Página 64
Página 0065:
  Em suma, defendemos este direito não deve depender da reciprocidade. Por exemplo, um
Pág.Página 65
Página 0066:
  Ou seja, o presidente de câmara tem de ser, necessariamente, o primeiro candidato da list
Pág.Página 66
Página 0067:
  e expropriações. Quer dizer, a realidade insular, se calhar, pode justificar um tratament
Pág.Página 67
Página 0068:
  completamente contrário a um consenso relativamente amplo que se pôde encontrar nesta Ass
Pág.Página 68
Página 0069:
  Passo ao pedido de esclarecimento. O projecto do PCP não fala em questões que muito t
Pág.Página 69
Página 0070:
  municipais e que o presidente da câmara é o cidadão que encabeça a lista mais votada para
Pág.Página 70
Página 0071:
  Ou seja, qualquer Deputado que apresenta um projecto de revisão constitucional sabe, à pa
Pág.Página 71
Página 0072:
  O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Desculpe, mas não tem nada a ver com coordenação! <
Pág.Página 72
Página 0073:
  O Sr. António Filipe (PCP): - O Sr. Deputado quer um exemplo? Eu dou-lho: os Deputados do
Pág.Página 73
Página 0074:
 
Pág.Página 74