O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

 

o País enriquecido com as suas autonomias regionais e sem que isso signifique a menor perda da sua unidade singular de Estado-nação secular que efectivamente é.
Sei que Ex.ª traz aqui uma afirmação, a afirmação que aquilo que se melhorar nas autonomias regionais é efectivamente uma melhoria para Portugal, uma melhoria para a nossa democracia, uma melhoria para as nossas instituições, sem distinguir as de cá e as de lá.
Somos este todo que é Portugal e é nesse contributo para um Portugal melhor que sei que V. Ex.ª vem cá e que será secundarizado, plenamente, pelo Grupo Parlamentar do PSD.

O Sr. Presidente: - Tem, de seguida, a palavra, o Sr. Deputado Medeiros Ferreira.

O Sr. Medeiros Ferreira (PS): - Sr. Presidente da Comissão, Sr. Presidente da Assembleia Legislativa Regional da Madeira, gostaria, em primeiro lugar, de lhe agradecer a presença e a exposição, porque considero que a sua exposição foi politicamente muito significativa a vários títulos.
Em primeiro lugar, como sabe, estamos aqui inseridos numa série de audições, sendo que V. Ex.ª é o primeiro convidado da Comissão, no espírito da Comissão de Revisão Constitucional, a fazer-se ouvir sobre os projectos de revisão constitucional apresentados pelos diferentes partidos e pelos Srs. Deputados da Assembleia da República. E foi nessa perspectiva também que cá vim ouvi-lo.
A minha primeira pergunta, como deve calcular, é no sentido de saber a que se deve essa estrondosa omissão, Sr. Presidente da Assembleia Legislativa Regional da Madeira, não tendo falado de nenhum dos projectos de revisão efectivamente apresentados.
Creio que, em relação ao projecto do Partido Socialista, teríamos todo o interesse em ouvir as suas luzes e também estou convencido que os outros partidos, nomeadamente o Partido Social Democrata, a nível nacional, que não acolheu todas as propostas da vossa resolução da Assembleia Legislativa Regional da Madeira, também gostaria de ouvir publicamente o seu elogio ao projecto apresentado pelo PSD nacional. Tenho a certeza que seria assim.
Mas como nada disse aos autos - se é que posso agora usar esta linguagem! -, de certa maneira, reforço um pouco a ideia que tenho (e é uma ideia política, descritiva e analítica, que não vou agora valorizar) de que esta resolução da Assembleia Legislativa Regional da Madeira se insere numa atitude de soberanismo minguado, deixe-me dizer assim - Sr. Deputado Luís Marques Guedes, tome nota porque essas coisas têm futuro!

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Tomo, tomo!

O Sr. Medeiros Ferreira (PS): - Dizia eu que esta resolução da Assembleia Legislativa Regional da Madeira se insere numa linha de soberanismo minguado, bastante interessante de analisar, aliás, porque tem a ver com uma capacidade que a República portuguesa tem demonstrado nestes 30 anos, que é a sua capacidade de gestão política de assuntos de grande gravidade para a comunidade e essa capacidade de gestão política é uma homenagem a todos os seus intervenientes.
Portanto, quando a Assembleia Legislativa Regional da Madeira apresenta o seu projecto de revisão constitucional, ao fim e ao cabo, embora ele não possa estar em discussão, como tal, na Assembleia da República, quando a representação dessa Assembleia Legislativa Regional da Madeira é feita em representação unipessoal (obviamente, com todo o respeito, a deferência e o interesse em ouvi-lo) por decisão maioritária, nós, Partido Socialista, que apresentámos o nosso projecto de revisão sob o lema "Mais Democracia, mais Autonomia", temos algumas perguntas, de facto, que ficam pendentes. E uma delas, de facto, é essa: por que é que não se pronunciou sobre os efectivos projectos de revisão constitucional que estão sobre a mesa?
A outra pergunta diz respeito a algo que, segundo creio, é de iniciativa madeirense e que tem a ver com a proposta do PSD de designar a República portuguesa como Estado unitário regional. Sinceramente, Sr. Presidente da Assembleia Legislativa Regional da Madeira, considero o conceito regional um conceito politicamente muito fraco, e que, aliás, entra em paradoxo com aquilo que pude vislumbrar como uma primeira tentativa soberanista: por um lado, um projecto da Assembleia Legislativa Regional da Madeira e, por outro lado, esta tentativa de consagração constitucional de um Estado regional, sendo que a expressão "regional" é uma expressão fraca, do ponto de vista político, e não caracteriza a essência das autonomias insulares, de maneira nenhuma! Quer dizer, é um conceito de circunstância que se pode aplicar, que tem sido operacional, que tem revelado parte dessa realidade que são as autonomias insulares, mas que se eu fosse, de facto, membro da Assembleia Legislativa Regional da Madeira teria dificuldade em exaltar essa proposta porque ela, de certa maneira, fica aquém do restante percurso da propostas do PS da Madeira, em particular, e agora da Assembleia Legislativa Regional da Madeira, em especial.
Haveria certamente - e não vamos discutir isto possivelmente nesta revisão constitucional - outros conceitos para aplicar às autonomias insulares. E, portanto, querer caracterizar, agora, o Estado português como Estado unitário e regional, quando o conceito de regiões só faria sentido se tivesse havido uma regionalização no todo nacional, que não houve, graças a um referendo do PSD nacional, que se manifestou contra a regionalização do país, não vejo o porquê, dentro desses dois extremos em que se coloca a proposta da Assembleia Legislativa Regional da Madeira, de, por um lado, ter uma atitude para-soberanista, e, por outro, pretender consagrar, na Constituição, o Estado português como Estado unitário e regional. Acho que há aí uma fortíssima contradição, que, aliás, me parece também filha do ser partilhado que é o Dr. Alberto João Jardim, nessa matéria.
Quanto a um ponto de acordo no que acaba de apresentar, para além da intervenção do Sr. Deputado Maximiano Martins, meu colega e amigo, gostava de dizer que acho muito importante o papel que esta revisão constitucional, em princípio, irá dar aos estatutos das regiões autónomas. Acho que é um passo muito importante e, na perspectiva do Partido Socialista, que apresenta essa proposta com especial ênfase, nomeadamente, no que diz respeito às competências legislativas das regiões

Páginas Relacionadas
Página 0076:
  O Sr. Presidente (José de Matos Correia): - Srs. Deputados, temos quórum, pelo que declar
Pág.Página 76
Página 0077:
  é visível noutros países em relação aos quais, naquilo que tinha sido adquirido no plano
Pág.Página 77
Página 0078:
  Questão ainda talvez a sublinhar é a definição e clarificação - aliás, na sequência da pr
Pág.Página 78
Página 0079:
  Tirando isso, que não é propriamente uma questão que colocava à Sr.ª Deputada mas mais um
Pág.Página 79
Página 0080:
  vemos com agrado essa clarificação constitucional, exactamente para se ir ao encontro daq
Pág.Página 80
Página 0081:
  de condições que são, de facto, únicas e o trabalho feito na Assembleia Legislativa Regio
Pág.Página 81
Página 0082:
  depender da sua decisão a participação de forças militarizadas portuguesas fora do territ
Pág.Página 82
Página 0083:
  O Sr. Presidente: - Muito obrigado, Sr.ª Deputada Isabel Castro. Fica assim concluída
Pág.Página 83
Página 0084:
  em termos políticos. Havendo até quem proponha que ele passe a ser imputável penalmente a
Pág.Página 84
Página 0085:
  "119 andorinhas", como nós lhe chamamos - não resolve, pois é uma matéria que carece, pel
Pág.Página 85
Página 0086:
  sobre aquilo que é a visão da Constituição apresentada por este projecto, nomeadamente co
Pág.Página 86
Página 0087:
  que as determinações de natureza constitucional quanto ao sistema de impostos devem ser,
Pág.Página 87
Página 0088:
  social, que se façam evoluções positivas no texto constitucional, no sentido de o modern
Pág.Página 88
Página 0089:
  Portanto, por que é que se pode ser um trabalhador responsável e não se pode ser um cidad
Pág.Página 89
Página 0090:
  Todos nós sabemos, quanto à questão das petições, o que acontece nos debates: depois de i
Pág.Página 90
Página 0091:
  constantes da quase totalidade dos projectos de revisão constitucional que temos sobre a
Pág.Página 91
Página 0092:
  chamada controvérsia das autonomias e, outras vezes, quase conflito entre as autonomias e
Pág.Página 92
Página 0093:
  o que me parece uma necessidade absoluta, para que, 30 anos depois do 25 de Abril, as aut
Pág.Página 93
Página 0094:
  muitas vezes, caem, quando chega o termo das legislaturas das assembleias legislativas re
Pág.Página 94
Página 0096:
  autónomas, o principal deve ser definido. Ou seja, para além dos parâmetros gerais com qu
Pág.Página 96
Página 0097:
  O Sr. Miguel Mendonça (Presidente da ALRM): - V. Ex.ª vai perdoar mas, como Presidente da
Pág.Página 97
Página 0098:
  na Madeira. Aliás, devo dizer, e meramente como um parêntesis, entre aquilo que foi a ver
Pág.Página 98
Página 0099:
  o Estado democrático português encontrou para se organizar, reconhecendo a especificidade
Pág.Página 99
Página 0100:
  As regiões autónomas têm características próprias na assunção de poderes legislativos, po
Pág.Página 100
Página 0101:
  das leis eleitorais. Aliás, elas são duas realidades indissociáveis. Assim, quando V.
Pág.Página 101
Página 0102:
  as regiões autónomas legislarem em tudo aquilo que não forem competências dos órgãos de s
Pág.Página 102
Página 0103:
  O Sr. Luís Marques Guedes (PSD). - Está em terreno movediço! O Sr. Maximiano Martin
Pág.Página 103
Página 0104:
  O Sr. Medeiros Ferreira (PSD): - Exactamente, Sr. Deputado Marques Guedes! E, na mesm
Pág.Página 104
Página 0105:
  mas dizendo aquilo que pensamos. Ora, aquilo que penso em relação quer ao Estado unitário
Pág.Página 105
Página 0106:
  podermos dispor de alguma informação comparada sobre os modelos de regulação existentes,
Pág.Página 106
Página 0107:
  capítulo que começa no artigo 226.º, mas, atendendo à pertinência das propostas, a nossa
Pág.Página 107
Página 0108:
  Madeira - no sentido de chegarmos a um entendimento sobre todas as questões processuais q
Pág.Página 108