O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

 

autónomas, o principal deve ser definido. Ou seja, para além dos parâmetros gerais com que estamos todos de acordo, na prática, sobre as matérias reservadas aos órgãos de soberania de legislação, quer à Assembleia da República, quer ao Governo, o resto deve ser matéria da competência das regiões autónomas e vertido nos seus próprios estatutos. Desse ponto de vista, estamos de acordo.
Mas receio que esse caminho possa levar a outro, que é o seguinte: até aqui, as autonomias insulares têm tido como principal característica serem autonomias constitucionais, ou seja, o principal tem estado vertido na Constituição. Com esta operação, que eu apoio, de que os estatutos sejam a matriz mais densa e densificada das competências regionais, podemos vir a criar aqui um mecanismo inverso àquele que o Partido Socialista propõe de "mais democracia, mais autonomia", que é uma autonomia menos constitucional e mais estatutária, com alguns perigos que isso pode vir a ter no futuro. Nunca se sabe a evolução política geral e há uma coisa que tenho por certo: só há autonomias insulares com regimes democráticos no todo nacional. Sobre a ilusão de que era possível autonomias insulares em qualquer tipo de regime, mesmo centralista, acho que, hoje em dia, não haverá um único autonomista capaz de se erguer para defender essa tese.
Portanto, a questão é se está de acordo ou não comigo em se devem aprofundar as competências nos estatutos e e há ou não essa possibilidade de se vir a retirar parte das autonomias da Constituição e colocá-las à mercê de ventos mais fortes, relacionados com a evolução política quer insular, quer nacional.
Não quero ir muito mais longe nesta minha intervenção porque sei que o Deputado Maximiano Martins irá voltar a falar e, portanto, com certeza, preencherá outras questões na agenda.
Gostaria só de fazer uma última pergunta, porque é uma dúvida que tenho, embora essa pergunta também se pudesse fazer quanto ao projecto do PSD, mas não fiz, na altura, quando ele foi apresentado, e que tem a ver com os círculos eleitorais para o Parlamento Europeu.
A Assembleia Legislativa Regional da Madeira apresenta essa proposta; neste momento, temos uma lei eleitoral para o Parlamento Europeu de círculo nacional. Não é obrigatório que a lei eleitoral para o Parlamento Europeu seja uma lei eleitoral de círculo nacional. Não é obrigatório! Há países que têm leis eleitorais que também não são coincidentes com as leis para os respectivos parlamentos, que configuram outros círculos eleitorais maiores. Podíamos conceber uma evolução nesse sentido e, portanto, em vez de haver um círculo eleitoral nacional...
Estou a falar por mim, mas acho que só é concebível a proposta da Assembleia Legislativa Regional da Madeira se houver uma modificação geral da lei eleitoral para o Parlamento Europeu em que, também no Continente, haja um desmembramento do círculo nacional por grandes regiões. Seria talvez, até, o primeiro afloramento das regiões, de outra maneira. Não estou a propor, estou a levantar a questão: fará sentido?
Temos, hoje em dia, 24 Deputados, se não estou em erro, na lista nacional. Qual é a proporcionalidade? Todos os Deputados insulares ficariam satisfeitos, em princípio, por haver um círculo eleitoral pelos Açores e pela Madeira - assim houvesse um consenso e não ficaria perturbado por essa questão. Mas acho que é difícil conceber o respeito por alguma proporcionalidade no todo nacional.
Por exemplo, eu até poderia estar de acordo em que a capacidade de empréstimo das regiões autónomas tivesse em conta a divisão do défice orçamental anual nacional per capita. Até poderia vir a estar de acordo com isso. Quer dizer, concebo que esse caminho um dia seja possível e justo. Agora, em relação aos votos para o Parlamento Europeu é que isso me causa já maior dificuldade. Quantos Deputados teriam esses círculos eleitorais? Ou seria também unipessoal, Sr. Presidente da Assembleia Legislativa Regional da Madeira?

O Sr. Presidente: - Uma vez que o Sr. Presidente prefere responder já às questões que lhe foram colocadas, deixaria para depois a intervenção dos Srs. Deputados António Filipe, Luís Fazenda e Diogo Feio, que estão ainda inscritos, e dou a palavra ao Sr. Presidente da Assembleia Legislativa Regional da Madeira.

O Sr. Miguel Mendonça (Presidente da ALRM): - Não conheço as regras da Casa, peço muita desculpa, mas não as quero alterar.

O Sr. Presidente: - Mas, se quer responder já, faça favor, Sr. Presidente.

O Sr. Miguel Mendonça (Presidente da ALRM): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Medeiros Ferreira, em primeiro lugar, quero agradecer-lhe as palavras elogiosas como preâmbulo da sua intervenção e que me foram dirigidas, a propósito da minha exposição.
Mas queria, de facto, fazer luz em relação a um desafio que V. Ex.ª me colocou e sobre o qual se interrogou e me interrogou, o da "omissão estrondosa" - o termo é de V. Ex.ª - por eu não ter nem sequer passado como "gato sobre brasas", passe o termo, sobre os projectos de autoria dos partidos que estão em cima da mesa desta Comissão.
Quero dizer a V. Ex.ª que, de facto, não vim cá para isso, com o devido respeito pelos projectos de VV. Ex.as.

O Sr. Medeiros Ferreira (PS): - Era bom que o PSD ouvisse!

O Sr. Miguel Mendonça (Presidente da ALRM): - Se V. Ex.ª me der licença, digo por que é que não vim cá para isso. Não vim para isso porque tenho os projectos desta Comissão porque os "arranquei" à Internet. Não fui convocado para vir aqui discutir, ou melhor, a Assembleia Legislativa Regional não foi convocada para uma audição parlamentar, não foi convocada para debater os projectos dos partidos, aqui. Com o devido respeito pelos projectos, mas não foi isso. E, na reunião de líderes, Sr. Deputado, ficou muito claro que aquilo que eu vinha cá… e, Sr. Deputado, foi por maioria, é verdade, mas essa é uma regra da democracia. Foi por maioria e não por unanimidade que eu fui mandatado para estar aqui na presença de V. Ex.as, mas essa também é uma regra das democracias. E fui mandatado precisamente para reafirmar os princípios contidos na nossa resolução e foi isso que vim fazer.
Sr. Deputado, com o devido respeito e consideração que tenho por V. Ex.ª - e leio-o, muitas vezes, até na sua página no Diário de Notícias, passe a propaganda -, não posso deixar de dizer que acho que V. Ex.ª, de facto, "se excede" quando fala em soberanismo.…

O Sr. Medeiros Ferreira (PS): - Minguado, apesar de tudo!

Páginas Relacionadas
Página 0076:
  O Sr. Presidente (José de Matos Correia): - Srs. Deputados, temos quórum, pelo que declar
Pág.Página 76
Página 0077:
  é visível noutros países em relação aos quais, naquilo que tinha sido adquirido no plano
Pág.Página 77
Página 0078:
  Questão ainda talvez a sublinhar é a definição e clarificação - aliás, na sequência da pr
Pág.Página 78
Página 0079:
  Tirando isso, que não é propriamente uma questão que colocava à Sr.ª Deputada mas mais um
Pág.Página 79
Página 0080:
  vemos com agrado essa clarificação constitucional, exactamente para se ir ao encontro daq
Pág.Página 80
Página 0081:
  de condições que são, de facto, únicas e o trabalho feito na Assembleia Legislativa Regio
Pág.Página 81
Página 0082:
  depender da sua decisão a participação de forças militarizadas portuguesas fora do territ
Pág.Página 82
Página 0083:
  O Sr. Presidente: - Muito obrigado, Sr.ª Deputada Isabel Castro. Fica assim concluída
Pág.Página 83
Página 0084:
  em termos políticos. Havendo até quem proponha que ele passe a ser imputável penalmente a
Pág.Página 84
Página 0085:
  "119 andorinhas", como nós lhe chamamos - não resolve, pois é uma matéria que carece, pel
Pág.Página 85
Página 0086:
  sobre aquilo que é a visão da Constituição apresentada por este projecto, nomeadamente co
Pág.Página 86
Página 0087:
  que as determinações de natureza constitucional quanto ao sistema de impostos devem ser,
Pág.Página 87
Página 0088:
  social, que se façam evoluções positivas no texto constitucional, no sentido de o modern
Pág.Página 88
Página 0089:
  Portanto, por que é que se pode ser um trabalhador responsável e não se pode ser um cidad
Pág.Página 89
Página 0090:
  Todos nós sabemos, quanto à questão das petições, o que acontece nos debates: depois de i
Pág.Página 90
Página 0091:
  constantes da quase totalidade dos projectos de revisão constitucional que temos sobre a
Pág.Página 91
Página 0092:
  chamada controvérsia das autonomias e, outras vezes, quase conflito entre as autonomias e
Pág.Página 92
Página 0093:
  o que me parece uma necessidade absoluta, para que, 30 anos depois do 25 de Abril, as aut
Pág.Página 93
Página 0094:
  muitas vezes, caem, quando chega o termo das legislaturas das assembleias legislativas re
Pág.Página 94
Página 0095:
  o País enriquecido com as suas autonomias regionais e sem que isso signifique a menor per
Pág.Página 95
Página 0097:
  O Sr. Miguel Mendonça (Presidente da ALRM): - V. Ex.ª vai perdoar mas, como Presidente da
Pág.Página 97
Página 0098:
  na Madeira. Aliás, devo dizer, e meramente como um parêntesis, entre aquilo que foi a ver
Pág.Página 98
Página 0099:
  o Estado democrático português encontrou para se organizar, reconhecendo a especificidade
Pág.Página 99
Página 0100:
  As regiões autónomas têm características próprias na assunção de poderes legislativos, po
Pág.Página 100
Página 0101:
  das leis eleitorais. Aliás, elas são duas realidades indissociáveis. Assim, quando V.
Pág.Página 101
Página 0102:
  as regiões autónomas legislarem em tudo aquilo que não forem competências dos órgãos de s
Pág.Página 102
Página 0103:
  O Sr. Luís Marques Guedes (PSD). - Está em terreno movediço! O Sr. Maximiano Martin
Pág.Página 103
Página 0104:
  O Sr. Medeiros Ferreira (PSD): - Exactamente, Sr. Deputado Marques Guedes! E, na mesm
Pág.Página 104
Página 0105:
  mas dizendo aquilo que pensamos. Ora, aquilo que penso em relação quer ao Estado unitário
Pág.Página 105
Página 0106:
  podermos dispor de alguma informação comparada sobre os modelos de regulação existentes,
Pág.Página 106
Página 0107:
  capítulo que começa no artigo 226.º, mas, atendendo à pertinência das propostas, a nossa
Pág.Página 107
Página 0108:
  Madeira - no sentido de chegarmos a um entendimento sobre todas as questões processuais q
Pág.Página 108