O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

 

o Estado democrático português encontrou para se organizar, reconhecendo a especificidade das regiões autónomas e reconhecendo a sua autonomia. Portanto, também estamos neste processo de revisão constitucional com a consciência desse valor e com a consciência de que este processo de revisão constitucional deve servir para aprofundar a autonomia regional.
Creio que temos alguns postos de convergência quanto a esse aspecto e que, sem grande dificuldade, podermos chegar a um acordo, por exemplo, sobre a reformulação da actual figura constitucional do Ministro da República - creio que há uma margem ampla de consenso sobre a necessidade dessa reformulação - e relativamente à clarificação do poder legislativo das regiões autónomas.
Creio, naturalmente, que haverá aqui algum debate a fazer e alguns afinamentos que é necessário acertar, creio que todos estamos de acordo que há que aperfeiçoar alguma coisa a esse nível, que há que clarificar conceitos, que há que arredar conceitos que se revelaram inadequados.
A fórmula que o Sr. Presidente, há pouco, referiu, e essa ideia, aparecida e consagrada na Revisão Constitucional de 97, de que são leis gerais da República as que o decretem, é uma fórmula que falhou e que deveremos, obviamente, rever, e, do nosso ponto de vista, haveria vantagem em que esse conceito fosse substituído por outros conceitos mais clarificadores da autonomia regional, obviamente no sentido de ampliar e não de restringir a autonomia legislativa das regiões autónomas.
Parece-nos que existem, obviamente, condições e vantagens em que esse aprofundamento seja feito, e, portanto, estamos seriamente empenhados em travar aqui um debate útil e que nos possa conduzir a resultados consensuais em matéria de fundamento das autonomias regionais.
Mas há uma questão sobre a qual eu gostaria de conhecer a posição da Assembleia Legislativa Regional, que é uma questão que, não estando directamente em discussão na revisão constitucional, tem sido aqui trazida por vários partidos e diz respeito à necessidade, ou não, de revisão da leis eleitorais regionais, neste caso e concretamente em relação à lei eleitoral para a Assembleia Legislativa Regional da Madeira.
Creio que é reconhecido por todos que a lei eleitoral na Região Autónoma da Madeira é pouco proporcional e, portanto, que seria mais justo que fosse adoptado um sistema que permitisse uma maior aproximação entre o número de votos e o número de mandatos atribuídos. Creio que isto é consensual, mas não é consensual o modo e o tempo para se proceder a essa revisão.
Esta matéria, como é do conhecimento geral, tem vindo a ser debatida também na Região Autónoma dos Açores, embora, naturalmente, as regiões tenham configurações geográficas distintas e, portanto, o debate é diferente conforme a região autónoma de que se trate, mas gostaria de saber qual é a posição da Assembleia Legislativa Regional da Madeira relativamente a uma eventual alteração à respectiva lei eleitoral.

O Sr. Presidente: - Tem, de seguida, a palavra ao Sr. Deputado Diogo Feio.

O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): - Sr. Presidente, a ordem por que me foi dada a palavra, digamos, quase que foi providencial, porque pude assistir a uma nova teoria do défice democrático. Durante muito tempo, ouvíamos vozes do Partido Socialista falar, por exemplo, em "défice democrático" em relação àquilo que se passava na Região Autónoma da Madeira. Agora, pela voz do Sr. Deputado António Filipe, parece que ouvimos falar em défice democrático aqui, na Assembleia da República, ou nos dirigentes do CDS, que não podem dizer aquilo que entendem e, portanto, têm de se refugiar na Madeira - foi aquilo que nos disse há pouco - para poderem livremente expressarem as suas opiniões.

Risos

Sr. Deputado, está, nessa sua teoria, bastante equivocado.

O Sr. António Filipe (PCP): - Eu não disse nada disso, disse até muito menos do que isso!

O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): - Ah, disse, disse! Mas nessa sua teoria está bastante equivocado.
Desde logo, em relação àquilo que é a parte da matéria da revisão constitucional que aqui estamos hoje especialmente a tratar, devo referir o empenho que aqui tenho assumido durante as várias reuniões e que tem fundamentalmente cinco razões: em primeiro lugar, a defesa da autonomia regional, que, aliás, é tradicionalmente uma posição que meu partido, há vários e longos anos, tem mantido, com coerência; em segundo lugar, a possibilidade importante que temos, neste momento, de aperfeiçoar todo o sistema em relação às regiões autónomas, retirando algumas conflitualidade institucional que possa existir no funcionamento das mesmas; em terceiro lugar, o esforço que é assumido, não só pelos vários partidos como também mesmo pelo Sr. Presidente da República, em relação a esta matéria e a vontade que tem demonstrado em que se avance de forma firme, neste processo de revisão constitucional, quanto a essas matérias; em quarto lugar, a consideração de que existe certa jurisprudência do Tribunal Constitucional que é, de certa forma, restritiva ao funcionamento das autonomias, pelo que importa clarificar o texto constitucional no sentido de maior concessão dessa mesma autonomia; e, em quinto lugar, uma razão mais de natureza partidária, que é o empenho que o CDS, na Madeira, tem tido em relação a esta matéria, a sua participação nesta resolução que temos à nossa frente.
Evidentemente que, nesta qualidade de representante de um partido em que aqui estou, não poderia deixar de o referir e de referir, até, que se ultrapassaram os limites da própria resolução em algumas matérias, avançando-se ainda mais no sentido de autonomia, da situação específica que se vive nas regiões, e falo, por exemplo, da questão do voto dos imigrantes.
O projecto de resolução é, de facto, uma base positiva de trabalho. Assim o entendemos dentro da maioria, na feitura do projecto que apresentámos, mas queria, fundamentalmente, focar dois pontos: um, que tem sido aqui tratado, é o da assunção do Estado português como Estado unitário regional, e se isso não corresponde à verdadeira configuração do Estado porque há legitimidades totalmente distintas na organização desse mesmo Estado em relação às regiões autónomas.

Páginas Relacionadas
Página 0076:
  O Sr. Presidente (José de Matos Correia): - Srs. Deputados, temos quórum, pelo que declar
Pág.Página 76
Página 0077:
  é visível noutros países em relação aos quais, naquilo que tinha sido adquirido no plano
Pág.Página 77
Página 0078:
  Questão ainda talvez a sublinhar é a definição e clarificação - aliás, na sequência da pr
Pág.Página 78
Página 0079:
  Tirando isso, que não é propriamente uma questão que colocava à Sr.ª Deputada mas mais um
Pág.Página 79
Página 0080:
  vemos com agrado essa clarificação constitucional, exactamente para se ir ao encontro daq
Pág.Página 80
Página 0081:
  de condições que são, de facto, únicas e o trabalho feito na Assembleia Legislativa Regio
Pág.Página 81
Página 0082:
  depender da sua decisão a participação de forças militarizadas portuguesas fora do territ
Pág.Página 82
Página 0083:
  O Sr. Presidente: - Muito obrigado, Sr.ª Deputada Isabel Castro. Fica assim concluída
Pág.Página 83
Página 0084:
  em termos políticos. Havendo até quem proponha que ele passe a ser imputável penalmente a
Pág.Página 84
Página 0085:
  "119 andorinhas", como nós lhe chamamos - não resolve, pois é uma matéria que carece, pel
Pág.Página 85
Página 0086:
  sobre aquilo que é a visão da Constituição apresentada por este projecto, nomeadamente co
Pág.Página 86
Página 0087:
  que as determinações de natureza constitucional quanto ao sistema de impostos devem ser,
Pág.Página 87
Página 0088:
  social, que se façam evoluções positivas no texto constitucional, no sentido de o modern
Pág.Página 88
Página 0089:
  Portanto, por que é que se pode ser um trabalhador responsável e não se pode ser um cidad
Pág.Página 89
Página 0090:
  Todos nós sabemos, quanto à questão das petições, o que acontece nos debates: depois de i
Pág.Página 90
Página 0091:
  constantes da quase totalidade dos projectos de revisão constitucional que temos sobre a
Pág.Página 91
Página 0092:
  chamada controvérsia das autonomias e, outras vezes, quase conflito entre as autonomias e
Pág.Página 92
Página 0093:
  o que me parece uma necessidade absoluta, para que, 30 anos depois do 25 de Abril, as aut
Pág.Página 93
Página 0094:
  muitas vezes, caem, quando chega o termo das legislaturas das assembleias legislativas re
Pág.Página 94
Página 0095:
  o País enriquecido com as suas autonomias regionais e sem que isso signifique a menor per
Pág.Página 95
Página 0096:
  autónomas, o principal deve ser definido. Ou seja, para além dos parâmetros gerais com qu
Pág.Página 96
Página 0097:
  O Sr. Miguel Mendonça (Presidente da ALRM): - V. Ex.ª vai perdoar mas, como Presidente da
Pág.Página 97
Página 0098:
  na Madeira. Aliás, devo dizer, e meramente como um parêntesis, entre aquilo que foi a ver
Pág.Página 98
Página 0100:
  As regiões autónomas têm características próprias na assunção de poderes legislativos, po
Pág.Página 100
Página 0101:
  das leis eleitorais. Aliás, elas são duas realidades indissociáveis. Assim, quando V.
Pág.Página 101
Página 0102:
  as regiões autónomas legislarem em tudo aquilo que não forem competências dos órgãos de s
Pág.Página 102
Página 0103:
  O Sr. Luís Marques Guedes (PSD). - Está em terreno movediço! O Sr. Maximiano Martin
Pág.Página 103
Página 0104:
  O Sr. Medeiros Ferreira (PSD): - Exactamente, Sr. Deputado Marques Guedes! E, na mesm
Pág.Página 104
Página 0105:
  mas dizendo aquilo que pensamos. Ora, aquilo que penso em relação quer ao Estado unitário
Pág.Página 105
Página 0106:
  podermos dispor de alguma informação comparada sobre os modelos de regulação existentes,
Pág.Página 106
Página 0107:
  capítulo que começa no artigo 226.º, mas, atendendo à pertinência das propostas, a nossa
Pág.Página 107
Página 0108:
  Madeira - no sentido de chegarmos a um entendimento sobre todas as questões processuais q
Pág.Página 108