O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

 

Machado, quero, efectivamente, acrescentar, pela minha parte, que considero que esta é daquelas propostas cuja bondade está acima de qualquer suspeita, como é evidente, mas cuja eventual aplicação prática redundaria, necessariamente, numa inoperacionalidade total do Tribunal Constitucional. Ou seja, sabendo-se, como se sabe, dos meandros e das fases processuais sucessivas que existem em qualquer processo, nomeadamente nos processos-crime, onde os direitos, liberdades e garantias, normalmente, estão mais colocados em causa, é evidente que se percebe que a criação de um mecanismo destes, à disposição, naturalmente, dos defensores, tornaria não apenas o processo perfeitamente impossível de gerir, em termos de feitura da justiça num prazo razoável, que é também um dos princípios exigidos pela própria Constituição da República, mas paralisaria também o Tribunal Constitucional com uma inundação totalmente exasperante de processos deste tipo.
Portanto, quero aqui deixar clara a ideia de que não é o princípio que nos merece qualquer reparo, é a utopia da sua exequibilidade. Esta é, de facto, salvo melhor opinião, a nossa posição mas, obviamente, estamos totalmente abertos a que possa ser demonstrado o contrário.
Exactamente porque estamos de acordo com o princípio e com a bondade que está subjacente a esta proposta, se for possível alguém demonstrar que, na prática, isto é exequível, e é exequível sem, por um lado, entupir completamente o funcionamento do Tribunal Constitucional e, por outro, se tornar numa manobra dilatória infernal que conduza, pura e simplesmente, à denegação da justiça, pela sua inaplicabilidade a cada processo em tempo útil, em prazo útil e razoável, como a própria Constituição estabelece, em sede de princípios gerais, aceitaremos reponderar a nossa posição relativamente a esta proposta.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra a Sr.ª Deputada Assunção Esteves.

A Sr.ª Assunção Esteves (PSD): - Sr. Presidente e Srs. Deputados, já quase não era necessário intervir mas, sendo muito breve, quero também acentuar, apesar da nossa posição, a valia do recurso de amparo enquanto tal.
O recurso dos actos e omissões que afectam directamente direitos fundamentais tem uma utilidade própria que deve ser ponderada não neste quadro de propostas de revisão da Constituição, porque simples e isolado, mas no contexto de uma ponderação global das competências de fiscalização do Tribunal Constitucional, nomeadamente das competências de fiscalização concreta.
Só no quadro de uma boa análise do modo como se poderia reformar o sistema de competências do Tribunal Constitucional, nomeadamente em matéria de fiscalização concreta, faria sentido uma proposta razoável e racional de introdução do recurso de amparo.
Não quero, no entanto, deixar de lembrar como o recurso de amparo contribuiu para a afirmação, na prática, dos direitos fundamentais, lembrando a jurisprudência do Tribunal Constitucional Federal alemão, sobretudo nos anos 70, que, por via do recurso de amparo, afirmou veementemente os direitos fundamentais pessoais e enfrentou problemas que hoje temos bem presentes, desde logo o da relação entre os cidadãos, os seus direitos fundamentais e a comunicação social. Não é uma obsessão minha, mas, nos anos 70, o recurso de amparo resolveu muitos problemas em matéria de limites da liberdade de comunicação, em face dos direitos fundamentais pessoais dos cidadãos.
Quero ainda dizer que não há aqui uma atitude radical da parte da maioria, ao encarar o recurso de amparo, rejeitando esta proposta, há apenas uma perspectiva razoável de perceber que o recurso de amparo não pode ser visto de modo isolado. A proposta não pode ser simplista, desamparada de uma consideração crítica global de todas as competências do Tribunal Constitucional, em particular das competências de fiscalização concreta.
Não ficamos fechados ao futuro, o que não aceitamos é esta proposta desarticulada do contexto das competências do Tribunal Constitucional.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado António Filipe.

O Sr. António Filipe (PCP): - Sr. Presidente, em primeiro lugar, uma das razões que me leva a intervir, embora não seja a única, é a estranheza manifestada pelo Sr. Deputado Luís Marques Guedes pelo facto de eu não ter pedido a palavra. Não é fácil conseguir falar antes do Sr. Deputado Luís Marques Guedes, para o conseguir é preciso ter, pelo menos, muito bons reflexos, na medida em que se inscreve de imediato, logo que cada tema é posto à discussão.
Em todo o caso, quero confirmar que, de facto, o PCP propôs, na anterior revisão constitucional, a consagração do recurso de amparo e continuamos a entender que a proposta é justa.
Não o propusemos desta vez por uma questão de opção relativamente à dimensão do nosso projecto de revisão constitucional. Entendemos que não deveríamos retomar agora muitas das propostas que apresentámos em anteriores processos de revisão, em muitos capítulos, na medida em que assumimos, para nós, não fazer um projecto de revisão global da Constituição, mas isto não significa que nos tenhamos arrependido, nas nossas posições, em relação ao recurso de amparo.
A proposta vem, desta vez, por via do Bloco de Esquerda, em termos basicamente semelhantes àqueles que nós próprios propusemos em anteriores processos; verificámos, no discurso do Sr. Presidente da República, aquando da abertura do ano judicial, uma concordância, uma adesão, da sua parte, à conveniência e à necessidade da existência de um recurso de amparo; pela nossa parte, esta figura seria constitucionalmente consagrável. Parece-nos que faz sentido, o que nos parece que não faz muito sentido é a posição da maioria, de dizer que a ideia é boa mas não a aceita, porque seria de difícil exequibilidade.

O Sr. António Montalvão Machado (PSD): - Não era difícil, era impossível!

O Sr. António Filipe (PCP): - É evidente que há países, como foi agora referido, e muito bem, pela Sr.ª Deputada Assunção Esteves, que nos merecem muito respeito, do ponto de vista do funcionamento das suas instituições políticas e judiciárias, em que o recurso de amparo existe com proveito, o que significa que é possível consagrar o recurso de amparo e torná-lo exequível, sem entupir os tribunais. E também é óbvio que não se pode exigir a quem propõe a consagração deste tipo de recurso na Constituição que estabeleça, na proposta que apresenta, como é que todo o sistema há-de funcionar. É óbvio que, se isso fosse assim, se os proponentes apresentassem aqui um projecto de lei sobre o mecanismo processual do recurso de

Páginas Relacionadas
Página 0112:
  O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, temos quórum, pelo que declaro aberta a reunião. <
Pág.Página 112
Página 0113:
  a consensual entre todos os partidos e a única que posso trazer a esta reunião. Dito
Pág.Página 113
Página 0114:
  regional e a competência para a sua aprovação é da Assembleia da República. O outro p
Pág.Página 114
Página 0115:
  Por que é que queremos uma revisão constitucional centrada nas regiões autónomas? Há duas
Pág.Página 115
Página 0116:
  aqui comigo, inclusivamente, um texto, de 1990, do Prof. Jorge Miranda que define clarame
Pág.Página 116
Página 0117:
  eleitoral que não consegue designar com rigor quem é que ganha eleições - mas é o que aco
Pág.Página 117
Página 0118:
  Não quero criar polémica alguma, quero apenas colocar uma questão para tentar ser esclare
Pág.Página 118
Página 0119:
  partida forte e indiscutível para o novo modelo. E foi por isso que nós, quando apresentá
Pág.Página 119
Página 0120:
  a atribuir ao Ministro da República. Creio que há um consenso generalizado, no sentido de
Pág.Página 120
Página 0121:
  Portanto, da minha parte não quero deixar de saudar todos os Srs. Deputados da Assembleia
Pág.Página 121
Página 0122:
  círculo nacional para o Parlamento Europeu; o que é obrigatório, como já aqui foi referid
Pág.Página 122
Página 0123:
  quanto a esse poder. Assim, o que pretendo perguntar é se consideram, ou não, essencial q
Pág.Página 123
Página 0124:
  são as linhas gerais do projecto de revisão da lei eleitoral para as regiões autónomas, c
Pág.Página 124
Página 0125:
  Não é com aspectos que, em nosso entender, poderiam ser escandalosos que se dignifica o p
Pág.Página 125
Página 0126:
  ou mesmo igualdade de voto, porque mantemos a realidade ilha. Existe ainda uma nota d
Pág.Página 126
Página 0127:
  A própria solução da União Europeia destaca a existência de regiões ultraperiféricas, con
Pág.Página 127
Página 0128:
  alvo. O conceito de "digam respeito" ou "do seu interesse" é ainda pior conceito que o de
Pág.Página 128
Página 0129:
  estudos com base nos sete actos eleitorais verificados, até hoje, para a Assembleia Legis
Pág.Página 129
Página 0130:
  em que tenham a ver com ela, e não para fazermos aquelas demonstrações políticas que são
Pág.Página 130
Página 0131:
  O Sr. Presidente: - Naturalmente, Sr. Deputado Alberto Martins. Também é essa a minha per
Pág.Página 131
Página 0132:
  parlamentar apresentar as suas propostas. Que fique bem claro este aspecto. Srs. Depu
Pág.Página 132
Página 0133:
  com actual texto do preâmbulo da Constituição da República Portuguesa. O Sr. Presid
Pág.Página 133
Página 0134:
  e sociedade, em contraposição a um modelo de "estranheza" da sociedade em relação ao Esta
Pág.Página 134
Página 0135:
  Relativamente ao n.º 1 do artigo 13.º, devo dizer que se trata de um normativo fundamenta
Pág.Página 135
Página 0136:
  O Sr. Henrique Chaves (PSD): - Sr. Presidente e Srs. Deputados, a maioria propõe uma alte
Pág.Página 136
Página 0137:
  entre os povos também depende, entre outros factores, de todos os blocos político-militar
Pág.Página 137
Página 0138:
  Por isso, Sr. Presidente, são estas as nossas razões. Todos diziam que era necessário sed
Pág.Página 138
Página 0139:
  garantias individuais e não castradoras dessa liberdade de iniciativa individual e dessas
Pág.Página 139
Página 0140:
  nenhum de nós defende que tenha de estar prevista no artigo 9.º a garantia dos direitos e
Pág.Página 140
Página 0141:
  do PCP em análise, quero, mais uma vez, lembrar aos Srs. Deputados a correcção com que a
Pág.Página 141
Página 0142:
  o meu companheiro de bancada acaba de afirmar, que não é mais do que reiterar a sua afirm
Pág.Página 142
Página 0143:
  O Sr. António Filipe (PCP): - Foi copiado. O Sr. Francisco José Martins (PSD): - Fo
Pág.Página 143
Página 0144:
  Não podemos, por isso, dar o nosso consentimento à proposta do PCP. O Sr. President
Pág.Página 144
Página 0145:
  Também tinha alguma curiosidade em relação à apresentação desta proposta de aditamento, a
Pág.Página 145
Página 0146:
  dos cidadãos sem recursos económicos, porque, para esses, há a assistência judiciária, c
Pág.Página 146
Página 0148:
  amparo, se diria, com razão, que isso não era para aqui, porque o que a Constituição tem
Pág.Página 148
Página 0149:
  Nós entendemos não fazer uma proposta global sobre este artigo, porque há uma reflexão em
Pág.Página 149