O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( «6 )
Requerimento do Sr. Deputado Lacerda. — Os Srs. Tachygrafos ouviram, e ainda quando V. Ex." não queira despachar o Requerimento, elles que o despachem, e por conseguinte eslá preenchido o fim ; não é preciso mais nada.
O Sr. Pereira dos Reis:—Eu podia abster-me de fallar, porque os Srs. Depulados que me antecederam, tiveram a bondade de justificar plenamente a minha opinião. A queslão é ditfieil e desagradável, e por mais de urna razão callar-me-hei a esse respeito, c nada direi ao Sr. ^Xavier da Silva, nem em quanto á demora dos Srs. Depulados Eleitos, com a idéa de que a Camara devia ser adiada, porque me parece que a obrigação impreterível do Deputado Eleito e' concorrer aqui no dia 2 de Janeiro; tenha elle todas as noticias que tiver a respeito do adiamento, deve vir sabel-o aqui. A respeito dos Srs. Depulados do Norte, nenhum dos quaes veio por terra, consta-me que dous foram embarcar a Vigo, dos outros que se propuzeram vir, vieram todos; mas este negocio é desagradável em si, e eu vejo a Camara disposta a adoptar o único arbítrio, que se offerece, para salvar a nossa responsabilidade: a opinião do Sr. Rebello Cabral e', quanto a mim, a mais adoptavel, e não vejo a razão por que V. Ex." e a Mesa, cujo direito reconheceu o meu illustre Amigo, mandando lodos os dias para o Diário o resumo ou acta das nossas Sessões, não ha de mandar dizer em vez de 37, 38 ou 40 presentes, estiveram presentes os Depulados fulano, sicrano, e beltrano: estou persuadido de que para isto não e' preciso resolução alguma, a não haver uma demasiada prisão (que lambem é defeilo) ás formulas regimenlaes, que não tem como sabemos toda a força de uma lei geral, e eu ainda eslou em que e' perfeita inteledia o argumento, pelo qual se pertende estabelecer identidade entre uma lei geral, e uma lei regimental Se pois não ha duvida nenhuma a este respeito, eu não insistirei em rebater algumas opiniões, que me não soaram bem ; mas para nãoca-hir em defeito igual, continuo declarando a V. Ex.1 e á Junta, que me parece que para salvar a nossa .responsabilidade, a responsabilidade dos Deputados assíduos, se deve adoptar o meio proposto, e já que me obrigam a isso, direi, que ha tres ou quatro Srs. Deputados Eleitos, residentes em Lisboa, que não teem comparecido,, c a elles cumpre declarar o motivo desla falia. E possivel, e eu admitlo, que tenham motivo justificado, mas eu que lenho vindo aqui constantemente, e que venho hoje obrigado, por que tive desgosto domestico mui grave, não quero carregar com a responsabilidade de não comparecer.
O meu fim eslá prehenchido ; b.isla-nie ter enunciado a lembrança; portanto concluo dizendo, que tendo sido reformada a minha opinião pelo illu-lre Deputado, que acabou de fallar, não devo dizer mais cousa alguma. Entendo que a Camara se livraria de alguma responsabilidade, adoptando a minha proposta, e que, como V. Ex.a manda todos os dias a minuta, ou extracto das nossas Sessões para o Diário do Governo, nesse resumo em vez de se dizer — que estiveram presentes 33 Srs. Deputados, se mencionassem os seus nomes.
O Sr. Presidente: — Quando der uma hora, ou talvez um pouco depois, eu mandarei fazer novamente a chamada, e então se formará a relação dos nomes dos Srs. Deputados, que se acharem presentes.
O Sr. Moraes Soares: — Sr. Presidente, peço a palavra para declarar em meu nome, c dos Srs. Passos Pimentel, Antonio Emilio, Sebastião Brandão, Palmeirim. Joaquim de Queiroz, Poucas, Leile Pereira, Pilar Peieira de Caslro, Barão da Torre, Faria liego, Trislão Costa, Zeferino, e Carlos Brandão, que nós não pude'mos comparecer mais cedo, porque o tempo não o periniltiu. Nós chegámos ao Porto ha de haver perlo de 15 dias, e logo se apresentou o Vapor — Mindello = pnra nos conduzir para esta Capital; poiém a barra não permiltia que podesse sair embarcação alguma; não obslaule isso, nssegurou-se-nos, que no dia seguinte sahiria o barco; nesse dia fez-se-nos igual promessa para o dia seguinte, e assim estivemos emprasados ale' antes do hontem, e, com a esperança de lodos os dias podermos fazer a viagem por mar, não tomámos a resolução de vir por terra, sendo este o único motivo porque não viemos ha mais tempo. Faço esta declaração, e peço a V. Ex.*, n queira mandar lançar na acta, para affuslnr de nós alguma censura, ou responsabilidade, que possa recair-nos.
O Sr. Presidente: — E uma hora; vai proceder.se novamente á chamada.
Feita esta, verificou-se estarem presentes os Srs. A. Albano da Silveira Pinto, A. A. dWlmeida Corrêa de Laceida, A. Coriêa Caldeira, A. E. Corrêa de Sá Brandão, A. José dos Reis, A. Larcher, A. Pereira dos Reis, A. do Rêgo Faria Barbosa, A. Vicente Peixoto, A. Xavier Corrêa e Sousa, A. Xavier Palmeirim, A. Xavier da Silva, Barão de Ta-varede, B.irão da Torre, Buão de Villa Nova de Ourem, Bernardo Gorjão Henriques, B. M. d'OIi-veira Borges, Bispo Eleito de Malaca. Carlos Bento da Silva, Carlos Brandão de Castro, Ferreri, D. M. Peieira deBairos, E. Dias Poucas Falcão, F. Mar-celly Pereira, F. d'Assis de Carvalho, F. Leite Pereira da Cosia Bernardes, F. de Passos d'Aluieida Pimentel, J. A.Mendes deCarvalho, J. B. da Silva Lopes, J. da Cosia Xavier, J. E. da Cosia Fúria e Silva, J. Francisco de Vilhena, J. Pereira Crespo, J. Rebello da Coita Cabral, J. Bento Pereira, J. J. Dias Lopes de Vasconcello», J. J. Peieira de Mello, J. J. de Queiroz, J. de Queiíoz Machado, J. A. Ferreira VLuina Júnior, J. A. Corrêa Leal, J. B. da Silva Cabral, J. C. Leitão Pinto, J. C. Freire de Lima, J. F. Agnéllo Gázo, J. S. d'Andrade Nery, J. Isidoio Guedes, J. J. Lopes de Lima, J.Julio do Amaral, J. Lourenço da Luz, J. M. de Sá Vargas, J. Manoel Corrêa de Laceida, J. M. Eugénio dWlmeida, J. Maria Marques, J. M. Pereira Forjaz, J. M. de Sousa Lobo, J. de Mello Gouvêa, L. A. Rebello da Silva, L. C. d'Albergaria Freire, Luiz do Pilar, L. V. d'Affonscca, M. de Freitas Costa, M. P. S. Vaz Preto, P. da Costa Macedo, R. J. de Moraes Soares, S. C. de Sá Brandão, Visconde de Campanhã, Visconde de Fonte Boa, Zeferino Teixeira Cabral de Mesquita.
O Sr. Presidente:—Visto não haver numero, convido os Senhores presentes, a rcunirem-se amanhã ás 11 horas.
O Redactor, JOSÉ DE CASTRO FREIRE DE MACEDO.