O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

980

DIAB10 DA CAMARÁ DOS SENHORES DEPUTADOS

Considerando mais que ,na sua proposta Augusto La-verré, alem dos preços serem mais elevados, exige menor espaço para a collocação de dois candieiros, não só obriga a fornecer a illuminação particular depois de apagada a il-luimnação publica, quer que a camará lhe ceda gratuitamente pelo tempo da duraçào do contrato o .material da actual illuminaçào a petróleo, e não faz redueçuo alguma nos preços da illuminaçào publica á medida que o numero de candieiros for augmentando; sfio de parecer que a proposta dê António Augusto Cogorno de Oliveira deve ser preferida.

Bouças, 19 de julho do 1888.— A. Gr. Lima Camacho — Caetano Maria Pinto Leite — António José da Cruz.

Esto parecer foi approvado por unanimidade e portanto preferida a proposta de António Augusto Cogorno de Oliveira.

Deliberou-sc em seguida que se extrahisscm copias au-thenticas das duas propostas e se enviassem á junta geral d'este districto, e bem' assim um extracto da presente acta.— A. G: Lima Camacho — Albino José Barbosa — José Francisco Ferreira — António José da Cruz—Manuel Pereira Marques Júnior — António da Silva Aroso — Cac-•tano Maria Pinto Leite.

' Está conforme. — Bouças e secretaria da camará, 3 de atril de 1889. = O secretario, Guilherme Augusto Ferraz.

Extracto da. acta da sessão de 20 de setembro de 188d

Por ultimo, visto haver terminado o praso marcado no artigo 121.° do código administrativo, sem que a-deliberação da camarn, relativamente áapprovação e acceitaç3o das condições para o contrato da illurainaçrio a gan d'csta villa, apresentadas pelo sr. António Augusto Cogorno de Oliveira, fosse suspensa, deliberou-se que.se celebrasse o contrato provisório, ficando o sr. presidente auctorisado a assignal-o em nome da camará, fazendo-o subir á estação competente para a sua approvação definitiva. — A. G. Lima Camacho — António da Silva Aroso—.António Josó da Cruz — António João da Silva Júnior — Caetano Maria Pinto Leite — Manuel Pereira Marques Júnior.

Está conforme.— Bouças e secretaria da camará, 3 de abril de .1889.= O secretario, Guilherme Augusto Ferraz.

Foi approvada a urgência.

O sr. Presidente: —Vae ser lido novamente o projecto para entrar cm discussão na generalidade e na especialidade.

Leu-se, e não havendo qnem pedisse a palavra, foi-posto-á votação e approvado.

OBDEM DA NOITE

Continuação da discussão ao orçamento rectificado

- O sr. Presidente : — Continua com a palavra o illus-tre deputado, o ar. Carrilho.

O sr. Carrilho: — (O discurso proferido uenta sessão, iem como o proferido na sessão anterior, serão publicados em appendice quando s. ex.a os restituir.}

O sr. BaracllO:—Sustentou com largas considerações as seguintes: ' - N

Propostas

Proponho que no presente orçamento seja inserida a verba necessária pai1» que se realise o pagamento das dividas nçtuaes aos fornecedores, e que se adoptem as' pre-

cisas providencias a fim de que não torínem a dar-se os atrazos de pagamento que hoje existem i = Dan tas Bara-cho.

i

Proponho que seja eliminada a verba destinada a subsidiar os emigrados já amnistiados, e que |evn seu logar seja inserida uma verba de 1:000^000 réis, á fim de que possam ser subsidiadas com 3f)000 réis mensaes as viuvas dos officiacs do exercito, da armada e do ultramar, que mostrarem carecer d-'este auxilio por serem indigentes. = Dantas Bar acho. \

Proponho que no próximo armo de 1 890 sejam presentes ao parlamento os seguintes documentos : >

1.°.0 plano geral da defeza de Lisboa e seu porto, in-struido com o competente orçamento, e bera assim os 'orçamentos parcellares relativos a cada uma' das obras que tenham de effectuar-se, e os qua digam respeito ao artilha-meuto e mais material de guerra, que as deveru comple-tar;

Sí.° O plano relativo á defeza movei, na sua parte material, acompanhado igualmente do respectivo orçamento ;

3.° Uma nota circumstanciadá cio quanto só tem despendido desde a iniciação das obras de fortificação de Lisboa e seu porto, espccialisando-se as despc/as feitas em estradas e construcções, acquisiç?!o do material de guerra e retribuições, em ajudas de custo, forragens e quaesquer outros subsidies, ao pessoal dirigente. = Dantas Baracho.

Proponho que, juntamente com os créditos annualmente pedidos para obras de fortificação e acquisição de material de guerra, se designe quaes as obras e acquisições a que são destinadas. = Dantas -Baracho.

Proponho que no actual orçamento seja inserida uma verba com o fim de, .por meio de contrato com o banco emissor serem integralmente pagos, pela tarifa do 186o, os officiaes reformados do exercito, da armada e do ultramar, que já o eram quando começaram a vigorar as, tarifas de soldos de l887.= Z)a?zías Baracho.

. Proponho que seja inserida no actual orçamento a verba necessária a satisfazer aos officiaes inferiores do exercito o augmenlò de pret por elles solicitado ao parlamento, nas suas ultimas repmeiatações.= Dcmta8 Baracho.

Moção de ordem

A camará, reconhecendo que é indispensável melhorar os processos de administração no exercito, continua nn ordem do dia.= Dantas Baracho. ^ •-••--

Foram admitíidas. ,

(O discurso será publicado em appendice logo que s. ex."-O restitua). '-.

O sr. Presidente: — As propostas ficam sobre a mesa para serem lidas amanhã ; o como a hora está muito adiantada vou levantar a sessão.

A ordem do dia para amanhã é a mesma que vinha para hoje, sendo na primeira parte a discussão do contingente de recrutas e na segunda parte, o -orçamento rectificado.

Está levantada a sessão.

Eram orne horas e três quartos da noite.