O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 5 )

§ unico. Aos Mestres das officinas aposentados será contado o subsidio a razão de 15 réis, e aos Contramestreza a razão de 19 réis diarios sobre cada anno que contarem de serviço.

Art. 2.° Os operarios aposentados serão desde logo despedidos do serviço do Arsenal devendo tão somente comparecer aos sabbados na Pagadoria da Marinha para receberem os subsidio conjunctamente com os operarios effectivos.

Art. 3.° Os logares que vagarem nos quadros effectivos do Arsenal, e Cordoaria em virtude das aposentações, serão preenchidos com os operarios que excedem os dictos quadros, e que se acham hoje comprehendidos na feria, não, podendo admittir-se ninguem de fóra em quanto existir um só daquelles operarios.

Art. 4.º O Governo poderá admittir aprendizes gratuitos, não excedendo a quatro aprendizes por anno em cada officina, sujeitando-se elles a esperar sua promoção, a officiaes para quando se verificar o caso previsto no artigo antecedente.

Art. 5.° Fica o Governo igualmente auctorisado a dissolver a chamada, - Companhia de Páo o Corda - do Arsenal da Marinha, ficando os individuos que nella se empregam com direito a serem desde logo empregados nas Companhias de trabalhos braçaes das duas Alfandegas de Lisboa com preferencia a quaesquer outros.

Art. 6.° O Governo dará conta ás Côrtes na proxima Sessão Legislativa do uso que tiver feito desta auctorisação.

Sala da Camara dos Srs. Deputados 1 de Junho de 1850. - O Deputado pela Estremadura José Joaquim Lopes de Lima.

(Continuando) Peço que estes Projectos sejam mandados com urgencia á Commissão do Orçamento, e que se imprimam no Diario do Governo, porque são muito curtos, e nem teem Relatorio.

Foram julgados urgentes - mandados imprimir no Diario do Governo - E remetteram-se o 1.º á Commissão de Fazenda, e o 2.° á Commissão de Marinha, e Fazenda.

O Sr. Palmeirim: - É para mandar para a Mesa tres Pareceres da Commissão de Marinha - Expediram-se pela Mesa.

ORDEM DO DIA.

Continúa a discussão das Propostas de Adiamento offerecidas hontem ao Projecto n.º 43.

O Sr. Presidente: - Observo á Camara, que não se tendo ainda distribuido o Diario do Governo, (não obstante a Mesa têr ordenado brevidade) segundo a resolucção da Camara, não póde continuar a discussão do Projecto n.º 27, por isso que ainda não está presente a Substituição do Sr. Lopes Branco; portanto continúa a discussão das Propostas de Adiamento offerecidas na Sessão anterior pelos Srs. Castro Ferreri e Agostinho Albano ao Projecto n.° 43.

O Sr. Castro Ferreri: - Sr. Presidente, eu hontem senti muito que me não tivesse chegado a palavra para sustentar o meu Adiamento, e sinto tambem que a Sessão ultima fosse consumida em se combater o meu Adiamento, bem como um outro que é em um sentido bem opposto ao que eu apresentei. Os argumentos produzidos por parte dos Srs. Deputados que teem impugnado o meu Adiamento - são - que a questão era Politica e não Militar, e por tanto não se carecia da presença do Sr. Ministro da Guerra, estando presente o Sr. Presidente do Conselho - Eu entendo, que este objecto não só se deve olhar pelo lado Politico, como pelo Financeiro, e Militar, e portanto carece que estejam presentes os Srs. Ministros da Guerra, da Fazenda, e o Sr. Presidente do Conselho.

Sinto tambem que este objecto tenha sido tractado com tanto calor, e declaro que ignoro á razão porque em um Projecto já tão conhecido da Camara, os Srs. Deputados que primeiro usaram da palavra, se mostrassem irritados; e foi com bastante pesar que ouvi trocarem-se frases bem desagradaveis: eu desejo que; o Projecto seja discutido com toda a placidiz e frieza d'animo; pois toda a Camara está convencida de ha muito que é necessario melhorar a sorte de tantos Militares, que em épocas mais abastadas bem serviram o seu Paiz, e não é necessario que os Srs. Deputados se esforçassem a chamar a Maioria da Camara para o campo do sentimentalismo; porque todos conhecem os serviços e feitos desses Militares n'outros tempos, bem como a sua actual situação.

Eu, Sr. Presidente, já no anno passado declarei, que approvava o pensamento do Projecto, porém que divergia dos meus illustres Collegas da Commissão de Guerra, em certos prescripções consignadas no l.° artigo, e foi por isso que assignei o Parecer com declaração, reservando-me para apresentar na discussão na especialidade uma Substituição ao art. 1.°

Muito folgarei, Sr. Presidente, que não haja denominações odiosas, e que a Nação se torne unida e compacta, porque, assim será mais forte; grande seria a gloria que resultaria á Camara, se com esta medida se extinguisse o partido adverso chamando-o ao gremio constitucional, e abrigando-o debaixo da bandeira da Carta; a minha ambição é ver centuplicar os amigos do Throno, e das Instituições; e se é este um dos meios, ninguem de certo o rejeitará.

Militando por tanto ainda as mesmas razões que motivaram o meu Adiamento, continúo a votar por elle.

O Sr. Presidente: - Vai-se dar conta de uma Proposta que foi apresentada hontem no fim da Sessão, pelo Sr. Presidente do Conselho, e a que não se deu destino, por não haver numero na Casa. (Leu-se, e tem por fim auctorisar-se o Governo a dispender no futuro anno economico até á quantia de 3.000$000 réis, para a continuação dos trabalhos geodesicos e mineralogicos do Reino).

Foi julgada urgente - E remetteu-se ás Commissões de Administração Publica, e de Fazenda.

O Sr. Faria Barbosa: - Sr. Presidente, sinto amargamente que alguns dos meus Collegas se julguem offendidos com as minhas palavras: eu tenho declarado repetidas vezes n'esta Casa que nunca ás minhas palavras são dictas com o fim de offender Collegas meus, a quem respeito tanto quanto posso respeitar. O nobre Deputado que se assenta no banco superior, na extrema direita, dirigiu-se com uma tal irascibilidade para mim, dizendo que um Deputado, que não sabia por onde eleito, se lhe tinha dirigido a elle com um certo ar, e com um certo modo que muito o offendera; mas o nobre Deputado não declarou uma só palavra das minhas, por onde

2