O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 63

(63)

Segunda Parte da Ordem do dia.

Teve a palavra o Digno Par Sousa Holstein para ler uma Proposição que tem por objecto regular o exercicio das attribuições do Poder Moderador, o qual lido novamente pelo Sr. Secretario Marquez de Loulé foi posta á votação, e admittida pela Camara, e propondo em seguimento o Sr. Vice-Presidente se esta Proposição deveria seguir os termos do Regimento, ou unir-se á Proposição apresentada auteriormente pelo Digno Par Barradas, visto ter com ella bastante analogia, se decidiu que fosse immediatamente motivada, e lida segunda vez para poder unir-se a outra Proposição, e sendo em consequencia motivada por seu autor, foi depois de breves reflexões que fizeram alguns Dignos Pares, tomada em consideração, e remettida á Commissão Especial das Leis Regulamentares, juntamente com a do Digno Par Barradas acima dita.

O Secretario Conde de Lumiares manifestou á Camara, que por falta de expediente na Imprensa, em consequencia do muito que ali ha a fazer, não tinham ainda vindo os Projectos de Lei que a Camara determinou se mandassem imprimir.

O Sr. Vice-Presidente depois de ter dado para Ordem do dia d'amanhaã as Proposições que os Dignos Pares houverem de fazer, disse que estava fechada a Sessão, sendo duas horas e meia. E eu o Conde de Lumiares, Par do Reino Secretario, a redigi, e fiz escrever. = Francisco Manoel Trigoso d'Aragão Moratto. = Conde de Lumiares. = Marquez de Loulé.

ACTA 30.ª

SESSÃO EM l0 DE OUTUBRO.

O Sr. Vice-Presidente abriu a Sessão pelo meio-dia e meia hora, estando presentes 23 Dignos Pares, e faltando alem dos que ainda se não apresentaram 9, a saber; o Digno Par Barão do Pico do Celleiro, por se achar doente; o Digno Par Conde de Sampayo Manoel, em consequen-

Página 64

(64)

cia da licença que obteve da Camara por alguns dias; o Sr. Presidente, Duque da Terceira, Marquez de Santa Iria, Conde da Cunha, Conde de Villa Real, Conde da Taipa, Thomaz de Mello Breyner.

O Secretario Conde de Lumiares leu a Acta da Sessão antecedente que foi approvada.

O Digno Par Girão Relator da Secção de Fazenda leu o Parecer daquella Secção sobre os additamentos offerecidos pelo Secretario Conde de Lumiares ao Projecto por elle appresentado, e o novo Projecto em consequencia das mesmas offerece á Camara, o qual depois de breves reflexões que fez o Secretario Conde de Lumiares, ficou sobre a Mesa para entrar em discussão no dia que fòr designado pelo Sr. Vice-Presidente.

Ordem do Dia.

O Digno Par Gerardo de Sampayo Relator da Commissão de Petições leu os seguintes requerimentos e Pareceres que sobre os mesmos intrepõe a mesma Commissão, cujos Pareceres fòram todos approvados, sem discussão = l.° de D. Helena Frisoni Verdier, que pede sejam pagos á Suplicante, e aos Herdeiros de seu marido a quantia de oitenta e um conto duzentos e oitenta mil reis, em attenção aos graves prejuizos que a propriedade do marido da Supplicante tem soffrido. Parece á Commissão que este requerimento seja remettido ao Governo para tomar em consideração o contheudo; e defirir como fór de justiça. = 2.º de D. Maria do Carmo Franco, herdeira de seu Irmão Joaquim José dos Santos Franco, medidor da Alfandega da Cidade da Bahia, pede que á vista dos documentos que apresenta, e liquidada a somma que o Estado deve ao dito seu Irmão, se defira á Supplicante como fór de justiça. Parece á Commissão, que este requerimento seja remettido ao Governo, para defirir como fór de justiça. = 3.° de alguns moradores do sitio denominado dos Buqueirões na Ribeira Velha, pedem que a Camara dos Dignos Pares, mande, que as casas dos supplicantes, não sejam demolidas sem que se lhes pague pelos Cofres da Camara Municipal, aquillo que fôr julgado

Página 65

(65)

pelos Louvados dos Supplicantes, e da mesma Camara. Parece á Commissão que os Supplicantes uzem dos meios ordinarios.

Logo o Sr. Vice-Presidente deu para Ordem do dia de segunda feira 13 do corrente, para entrar em discussão o Relatorio da Secção de Legislarão e Justiça sobre o Projecto de Lei do Digno Par Dom Fillipe relativamente aos Letigios da Fazenda, o Parecer da Secção de Fazenda, relativamente a um Projecto de Lei sobre transportes, e os outros Pareceres que as differentes Secções tiverem a apresentar sobre os Projectos de Lei que lhe foram distribuidos, e disse que estava fechada a Sessão era uma hora dada. E eu o Conde de Lumiares, Par do Reino Secretario, a redigi, e fiz escrever = Francisco Manoel Trigoso d'Aragão Morrato. = Conde de Lumiares = Marquez de Loulé.

ACTA 31.ª

SESSÃO DE 13 DE OUTUBRO.

O Sr. Vice-Presidente abriu a Sessão pela uma hora da tarde, estando presentes 24 Dignos Pares, e faltando alem dos que ainda senão apresentaram 8, a saber; os Senhores Presidente, Duque da Terceira, Marquezes de Fronteira, e Santa Iria; Condes do Farrobo, e Sampaio Antonio, Gamboa e Liz, e Conde de Sampayo Manoel por se achar com licença da Camara por alguns dias.

O Secretario Conde de Lumiares leu a Acta da Sessão de 10 deste mez que foi approvada sem reclamação.

O Sr. Secretario Marquez de Loulé leu os seguintes officios = l.º do Ministro do Reino incluindo o Authographo do Decreto das Còrtes Geraes de 25 de Setembro deste anno Sanccionado por Sua Majestade a Rainha, o qual foi remettido para o archivo da Camara = 2.º Do Ministro da Fazenda dando esclarecimentos, que por esta Camara lhe haviam sido pedidos relativamente á moeda cunhada fóra do Reino. = 3.º Uma carta de Pedro Alexandre Cavroé, offerecendo trinta exemplares de uma Elegia pelo mesmo composta, e dedicada á perda dos Portuguezes.

(P) I

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×