O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO N.° 4 DE 30 DE JUNHO DE 1897 31

Proposta

Senhores. - O governo de Sua Magestade pede á camara dos dignos pares do reino permissão para que o digno par dr. José Joaquim Fernandes Vaz possa tomar parte no serviço da faculdade de direito da universidade de Coimbra.

Secretaria d'estado dos negocios do reino, em 30 de junho de 1897. = José Luciano de Castro.

O sr. Hintze Ribeiro: - Sr. presidente, eu não pedi a palavra quando v. exa. poz á discussão a proposta apresentada pelo digno par o sr. Antonio Candido, porque não desejei intervir na apreciação d'essa proposta. Agora, porem, que essa proposta está votada, desejo em primeiro logar agradecer ao sr. Antonio Candido as palavras benévolas que me dirigiu e que são filhas da antiga amizade pessoal, e em segundo logar dar uma explicação á camara.

Effectivamente quando aqui se tratou da eleição das primeiras commissões, estava de pé a proposta do anno passado para que as commissões fossem de nove membros, e a proposta a que o sr. Antonio Candido se referiu é de 1894, que tinha sido alterada, por isso que muitos dos dignos pares da opposição não vinham a esta camara.

Eu não tenho duvida em acceitar a proposta, porque as circumstancias eram diversas das de 1894, mas a camara comprehende que por isso mesmo que a proposta que vigorou era a do anno passado, eu e os meus amigos, abstendo-nos de contrariar qualquer indicação, não fizemos mais do que dar um testemunho claro de que pela nossa parte não desejavamos embaraçar a constituição das commissões de modo a crear difficuldades ao governo.

V. exa. comprehende, que não é no assumpto de eleição de commissões que se póde abrir um debate politico.

Aqui tem v. exa. a rasão porque nós não querendo, embaraçar a constituição das commissões, nos abstivemos de votar.

Desde que a proposta está approvada, é claro que os differentes grupos politicos desta camara se podem fazer representar pelos membros que preferirem.

(S. exa. não reviu.}

O sr. Presidente: - Como a hora está muito adiantada e não ha tempo de se fazer a eleição das commissões, vou encerrar a sessão, mas antes d'isso peço licença aos dignos pares para lhes dizer que sendo, urgentes aquellas eleições, por haver já assumptos sobre os quaes as commissões têem de emittir pareceres, passarei nas seguintes sessões á ordem do dia, logo que tenha decorrido meia hora depois de lido o expediente, como determina o regimento, salvo se a camara resolver o contrario, pois em tal caso cumprirei a sua resolução.

A primeira sessão será na proxima segunda feira, 5 de julho, e a ordem do dia eleição de commissões e a discussão do projecto de resposta ao discurso da coroa, se porventura tiver sido distribuido a tempo de poder entrar em discussão.

Está levantada a sessão.

Eram cinco horas e vinte G cinco minutos da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 30 de junho de 1897

Exmos. srs.: José Maria Rodrigues de Carvalho, Marino João Franzini, Marquez da Graciosa; Condes, da Azarujinha, do Casal Ribeiro, de Lagoaça, de Paraty; Viscondes, de Athouguia, da Silva Carvalho; Agostinho de Ornellas, Braamcamp Freire, Antonio de Azevedo, Antonio Candido, Telles de Vasconcellos, Arthur Hintze Ribeiro, Palmeirim, Cypriano Jardim, Sequeira Pinto, Hintze Ribeiro, Fernando Larcher, Barros Cromes, Jeronymo Pimentel, José Maria dos Santos, Abreu e Sousa, José Luciano de Castro, Julio de Vilhena, Rebello da Silva. Pimentel Pinto, Camara Leme.

O redactor = João Saraiva.