O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 41

CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

SESSÃO N.º 4

EM 26 DE ABRIL DE 1905

Presidencia do Exmo. Sr. Antonio Candido Ribeiro da Cosia

Secretarios - os Dignos Pares

Luiz de Mello Bandeira Coelho
Marquez do Lavradio

SUMMARIO.- Leitura e approvação da acta. Expediente. O Sr. Presidente, alludindo a um officio que consta do expediente, diz que vae interromper a sessão. Eram duas horas e cincoenta minutos da tarde. Reaberta ás quatro horas e um quarto, o Sr. Presidente declara que vae encerrar a sessão visto haver a certeza de não poderem comparecer hoje a esta Camara os novos Ministros. Designa-se a sessão immediata, bem como a respectiva ordem do dia.

Pelas 2 horas e 40 minutos da tarde, verificando-se a presença de 38 Dignos Pares, o Sr. Presidente declarou aberta a sessão.

Foi lida e seguidamente approvada a acta da sessão antecedente.

Mencionou-se o seguinte expediente:

Officio do Sr. Ministro do Reino, respondendo a um requerimento do Digno Par Sebastião Baracho.

A secretaria.

Officio do Sr. Ministro da Guerra, satisfazendo, em parte, um requerimento do Digno Par Sebastião Baracho.

A secretaria.

Officio do Sr. Ministro da Marinha, respondendo a um requerimento do Digno Par Sebastião Baracho.

A secretaria.

Officio do Sr. Ministro da Marinha, satisfazendo um requerimento do Digno Par Sebastião Baracho.

A secretaria.

Officio do Sr. Ministro da Marinha, enviando a synopse das providencias de natureza legislativa que, tendo sido julgadas urgentes, foram promulgadas por aquelle Ministerio desde novembro de 1904 a abril do corrente anno, não estando reunidas as Côrtes.

A secretaria.

Deu-se conta na mesa de uma representação do. Sr. Fernando da Costa Leal, alferes do exercito do ultramar, hoje ao serviço da metropole, requerendo melhoria de reforma.

A commissão de guerra.

Officio do Sr. Ministro do Reino, participando que, por cartas régias, Sua Majestade El Rei houve por bem nomear os Dignos Pares do Reino José Frederico Laranjo e Luiz Fisher Berquó Poças Falcão a fim de, pela ordem por que estão designados, presidirem a esta Camara, nos termos de carta de lei de 15 de setembro de 1842.

Para o archivo.

Officio da Presidencia do Conselho, participando que pelos decretos de 26 de abril do corrente anno Sua Majestade El-Rei se dignou conceder ao Conselheiro Antonio Augusto Pereira de Miranda a exoneração, que pediu, do cargo de Ministro e Secretario de Estado dos Negocios do Reino, e transferiu para este cargo o Conselheiro Eduardo José Coelho, e nomeando o Digno Par D. João de Alarcão Vellasques de Sarmento Osorio Ministro e Secretario de Estado dos Negocios das Obras Publicas, Commercio e Industria.

Para o archivo.

O Sr. Presidente: - Apresentam-se hoje á Camara dos Srs. Deputados os novos Ministros nomeados em conformidade com o officio que acaba de ser lido na mesa.

Se houver tempo, apresentar-se-hão ainda hoje a esta Camara.

Não estando o Governo representado interrompe a sessão até que venha algum membro do Gabinete ou haja a certeza de que nenhum pode vir.

Eram 2 horas e 50 minutos da tarde.

Reabriu a sessão ás 4 horas e minutos da tarde 15

O Sr. Presidente:-Havendo a certeza de que o Ministerio não pode comparecer hoje n'esta Camara, vae fechar a sessão e apraza a seguinte para sexta feira, 28 do corrente, com a mesma ordem do dia marcada para hoje.

Declara encerrada a sessão.

Eram 4 horas e l5 minutos da tarde.

Dignos Pares presentes na sessão de 26 de abril de 1905

Exmos Srs.: Antonio Candido Ribeiro da Costa; Marquezes: de Ávila e de Bolama, de Fontes Pereira de Mello, de Gouveia, do Lavradio, de Pombal, da Praia e de Monforte (Duarte); Arcebispo de Caledónia; Condes: do Bomfim, de Castello de Paiva, de Figueiró, de Tarouca, de Valenças, de Villar Secco; Visconde de Asseca; Moraes Carvalho, Antonio de Azevedo, D. Antonio de Leneastre, Santos Viegas, Teixeira de Sousa, Telles de Vás-

Página 42

42 ANNAES DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

concellos, Campos Henriques, Augusto José da Cunha, Palmeirim, Serpa Pimentel, Ernesto Hintze Ribeiro, Fernando Larcher, Mattozo Santos, Francisco de Castro Mattoso, Dias Costa, Ferreira do Amaral, Francisco Machado, Francisco de Medeiros, Ressano Garcia, Almeida Garrett, Baptista de Andrade, Jacinto Candido, Mendonça Cortez, João Arroyo, Jorge de Mello, José de Azevedo, Frederico Laranjo, Silveira Vianna, Pimentel Pinto, Pessoa de Amorim, Poças Falcão, Bandeira Coelho, D. Luiz de Sousa, Pereira Dias, Raphael Gorjão, Marino Fran-zini, Miguel Dantas, Pedro d'Araujo, Pedro Victor, Sebastião Dantas Baracho, Ornellas Bruges, Wenceslau de Lima.

O Redactor,

ALBERTO PIMENTEL, FILHO.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×