O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 1 DE JUNHO DE 1889 363

Visconde de Chancelleiros 34 votos
Ferreira Lapa 34 "
Andrade Corvo 34 "
Braamcamp 34 "
Duque de Palmella 34 "
Visconde de Azarujinha 34 "
Conde do Casal Ribeiro 34 "
Mello Gouveia 34 "
Margiochi 33 "
Visconde de Carnide 33 "
Silvestre Lima 33 "
Augusto José da Cunha 33 "
Conde de Bertiandos 33 "
Candido de Moraes 33 "
Conde de Castro 32 "
Conde da Praia e de Monforte 30 "
Conde de Ficalho 30 "

E passando-se ao escrutinio das listas da outra urna, verificou-se terem entrado 36 listas, e estarem eleitos para a commissão de commercio e industria os dignos pares:

Conde de Campo Bello 33 votos
Manuel Antonio de Seixas 33 "
Macedo Pinto 33 "
Visconde de Arriaga 33 "
Conde de Castro 33 "
Conde do Restello 33 "
Pereira de Miranda 32 "
Costa Pedreira 32 "
Conde de Gouveia 22 "

O sr. Bocage: - Sr. presidente, os documentos remettidos a esta camara pelo ministro da guerra não são os que eu pedi. O officio de remessa que os acompanha refere-se aos que eu requeri; mas os documentos são inteiramente diversos.

Eu tinha pedido o parecer da procuradoria geral da corôa ácerca do requerimento do tenente coronel Thomás de Aquino, parecer sobre que se tinha baseado a promoção d'este official, feita pelo ex-ministro da guerra o meu nobre amigo o sr. visconde de S. Januario.

O parecer que effectivamente vem por copia, não tem relação com o requerimento do sr. Thomás de Aquino, mas diz respeito a uma reclamação do sr. Fortunato de Eça.

Eu não quero manifestar suspeitas, nem formular juizos temerarios sobre esta troca; no emtanto acode ao meu espirito que o engano póde não ter sido meramente casual, e deixo ao sr. ministro da guerra o cuidado de desfazer a suspeita que assalta o meu espirito. O unico meio que s. exa. tem para me convencer que o engano foi casual, seria mandar, com a maxima urgencia, copia do documento que requeri, o que se póde fazer no praso de vinte e quatro horas. Devolvo os documentos que vieram, e peço a v. exa. se digne, com a maior urgencia, reclamar, pelo ministerio da guerra, aquelles que eu solicitei.

O sr. Presidente: - Eu tomo em muita consideração as observações do digno par.

Já deu a hora.

A primeira sessão terá logar na segunda feira, 3 do corrente, e a ordem do dia será a continuação da mesma que estava dada para hoje, e mais o parecer n.° 237.

Está levantada a sessão.

Eram cinco horas da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 1 de junho de 1889

Exmos. srs: Antonio José de Barros e Sá; Marquezes, de Pomares, de Sabugosa, de Vallada; Condes, de Bertiandos, do Bomfim, de Campo Bello, de Castro, da Folgosa, de S. Januario, de Linhares, da Praia e de Monforte, do Restello; Viscondes, de Alemquer, de Benalcanfor, de Bivar, de Porto Formoso; Barão de Salgueiro; Adriano Machado, Agostinho Lourenço, Pereira de Miranda, Egypcio Quaresma, Senna, Pequito de Andrade, Santos Viegas, Serpa Pimentel, Costa Lobo, Telles de Vasconcellos, Bernardo de Serpa, Carlos Testa, Hintze Ribeiro, Margiochi, Barros Gomes, Henrique de Macedo, Candido de Moraes, Leandro Valladas, Coelho de Carvalho, Gomes Lages, Bandeira Coelho, Baptista de Andrade, Navarro de Paiva, Macedo Pinto, Silva Amado, José Luciano de Castro, Lobo d'Avila, Ponte Horta, Rodrigues de Carvalbo, Mello Gouveia, Sá Carneiro, José Pereira, Mexia Salema, José Tiberio, Bocage, Camara Leme, Luiz Bivar, Seixas, Manuel Paes de Villas Boas, Pereira Dias, Vaz Preto, Miguel Osorio Cabral, Calheiros, Silvestre Lima, Serra e Moura.

O redactor = Ulpio Veiga.