O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

29 DE JANEIRO DE 1999 1499

conceder-lhe algum, se estiver de acordo, responderá em conjunto aos dois pedidos de esclarecimentos.
Nesse sentido, tem a palavra o Sr. Deputado Sílvio Rui Cervan.

O Sr. Sílvio Rui Cervan (CDS-PP): - Sr. Presidente, o Sr. Deputado Afonso Candal é dos Deputados mais talentosos da bancada do Partido Socialista e, portanto, normalmente, dão-lhe as tarefas impossíveis, como seja defender o que é impossível.

Risos do PS.

Sr. Deputado Miguel Relvas, soubemos, recentemente, há poucas horas, que o Sr. Secretário de Estado e o Governo se preparariam para resolver o problema que nós, há mais de um mês e meio, nos batemos nesta Câmara, em sede de Comissão, em sede de Orçamento do Estado...

Vozes do PS: - Nós, quem?

O Orador: - Nós, Partido Popular, também, Srs. Deputados! E os Srs. Deputados sabem-no bem!

Risos do PS.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, agradeço que deixem falar quem está no uso da palavra!

O Orador: - Infelizmente, Srs. Deputados, fomos nós, Partido Popular, o Partido Social Democrata e os milhares e milhares de portugueses que tinham esse problema por resolver e que, metodologicamente, vão vê-lo resolvido, que levámos a que isso acontecesse, não apenas porque tenha havido alguma sensibilidade especifica do Governo mas porque houve um agendamento nesta Câmara que obrigou o Governo a resolvê-lo.

Protestos do PS.

Houve um agendamento, nesta Câmara, que criou desconforto ao Governo e este Governo apenas resolve os problemas quando pressionado, quando se vê confrontado com situações gritantes de injustiça!

Vozes do PSD: - Muito bem!

Protestos do PS.

O Orador: - Mas, Srs. Deputados, infelizmente, o problema continua de pé, porque o que o Governo se prepara para resolver é uma parte do problema, é o problema daqueles que já tinham metido os seus projectos. O que significa que o verdadeiro problema, o problema de fundo, terá de ser resolvido por outro governo, por um governo corajoso, que crie um SAJE mas um SAJE para o futuro!

O Sr. Joel Hasse Ferreira (PS): - Você sabe lá o que é coragem!

O Orador: - Sr. Deputado, sei que um governo corajoso nunca pode ser o vosso! Um governo corajoso nunca pode ser o vosso!

Risos e protestos do PS.

O Orador: - Sr. Presidente, Srs. Deputados: É visível o desconforto, mas eu continuo.

Risos do PS.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, peço desculpa, mas não posso pedir silêncio de cada vez que um Deputado usa da palavra. E envolvo todos no mesmo reparo. Tenham paciência, mas não pode ser! Deixem ouvir quem está no uso da palavra.

O Orador: - Sr. Deputado Miguel Relvas, para além de continuar o problema, que subsiste para o futuro, nomeadamente a falta de incentivos, há mais um problema político sem cuja resolução o Partido Popular não sai hoje daqui: é a explicação para a motivação política subjacente àquele despacho conjunto e das palavras de todos os governantes do Partido Socialista que motivaram o despacho de suspensão, dizendo, na altura, aos empresários que estariam em fila de espera para 2000 ou 2001, quando 0 novo SAJE 2000. ou 2001 viesse a ser implementado.
Srs. Deputados, sabem bem que isso já será para outro governo!

Vozes do CDS-PP: - Muito bem!

A Sr.ª Maria Celeste Correia (PS): - Esqueceu-se da pergunta! Então, e a pergunta?!

O Sr. Presidente: - Para responder aos dois pedidos de esclarecimento, o Sr. Deputado Miguel Relvas dispõe de dois minutos cedidos por Os Verdes e outros dois cedidos pela Mesa.
Tem a palavra, Sr. Deputado.

O Sr. Miguel Relvas (PSD): - Muito obrigado, Sr. Presidente.
Começando pelo Sr. Deputado Sílvio Rui Cervan, quero dizer-lhe que o que mudou no último mês foi devido ao facto de o Governo só actuar sob duas formas de pressão: quando a oposição, no caso concreto, o PSD, levanta a questão e apresenta propostas ou, então, quando o Sr. Presidente da República se substitui àquelas que são as funções do Governo, como tem sido notório ultimamente.

Aplausos do PSD.

Sr. Deputado Afonso Candal, devo dizer-lhe que esperava encontrá-lo noutras circunstâncias, aliás, como sucedeu nas últimas reuniões da Comissão. Mas deixe-me também dizer-lhe que o que se passou esta manhã não é razão para que o Sr. Deputado venha brincar com a vida de centenas de jovens, que acreditaram que este era um projecto de vida...

Protestos do PS.

... e foram enganados pelo Governo. No entanto, foi o Governo que os levou a acreditar num novo projecto de vida.

Aplausos do PSD.

E quando o Sr. Deputado, há um mês e meio, dizia que "é preciso ver se o sistema chegou ou não ao fim", queria dizer que, em seu entender, chegou ao fim! Dizia ainda o

Páginas Relacionadas
Página 1495:
29 DE JANEIRO DE 1999 1495 po parcial. Não deve esta questão ser analisada? Não deve ser en
Pág.Página 1495
Página 1496:
1496 I SÉRIE-NÚMERO 41 Governo se propunha cumprir o enunciado de intenções inseridas no Pr
Pág.Página 1496
Página 1497:
29 DE JANEIRO DE 1999 1497 tativa criada, arriscaram, avançaram e apostaram em projectos fu
Pág.Página 1497
Página 1500:
1500 I SÉRIE-NÚMERO 41 Sr. Deputado Afonso Candal - penso que o mesmo Afonso Candal que hoj
Pág.Página 1500