O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3889 | I Série - Número 092 | 28 de Fevereiro de 2003

 

diga que é por falta de alternativas por parte da oposição. Ontem, foi aqui "chumbado" um projecto credível, eficaz e que apoiaria imediatamente as empresas que apostassem na inovação.
Sr. Primeiro-Ministro, os seus ministros dizem que o caminho se faz caminhando…

O Sr. Presidente: - Sr.ª Deputada, não me obrigue a retirar-lhe o uso da palavra, por favor.

A Oradora: - Termino já, Sr. Presidente.
É preciso saber para onde se vai, Sr. Primeiro-Ministro. É preciso não andar em círculo, porque, andando em círculo, não anda por um caminho, cria um lamaçal e afunda-se.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - Sr. Primeiro-Ministro, tem a palavra para responder.

O Sr. Primeiro-Ministro: - Sr. Presidente, a Sr.ª Deputada Elisa Guimarães Ferreira começou por fazer uma crítica e um ataque, dizendo que fugia aos debates ou às questões.
Ora, se há coisa que não faço é fugir, seja a que questão ou a que debate for. Hoje mesmo, estive aqui pronto a discutir todas as questões que os Srs. Deputados quiseram colocar. Já vim a esta Câmara várias vezes, e voltarei, com certeza, mais vezes, para debater as questões económicas e sociais. Nunca fugi dos debates, nem fujo das situações.
A razão por que aqui estou, Sr.ª Deputada, é porque eu quis, tal como a Sr.ª Deputada disse, mas também porque fui eleito pelos portugueses,…

A Sr.ª Elisa Guimarães Ferreira (PS): - Sim, mas com um programa!

O Orador: - … já que o seu chefe de governo fugiu perante a situação existente, deixando-nos perante ela.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

A meio da legislatura, sem qualquer razão que o justificasse do ponto de vista nacional, contrariando mesmo, como sabemos hoje, a opinião do Sr. Presidente da República, o anterior chefe de governo foi-se embora.

Vozes do PSD: - Fugiu!

O Orador: - Porquê? Porque as coisas estavam bem, Sr.ª Deputada?! Ou foi porque ele sabia, tal como a Sr.ª Deputada sabia, que tinham conduzido o País para a beira do precipício,…

Vozes do PSD: - Exactamente!

O Orador: - … e deixaram-nos a responsabilidade, à qual não fugimos, de agarrar neste país, nas suas dificuldades e de dizer que não desistimos, não hesitamos, não recuamos! Este é o caminho certo e estamos aqui para tirar o País da situação a que os senhores o conduziram!

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Sr.ª Deputada, há um mínimo de honestidade intelectual,…

Vozes do PS: - Há, há!

O Orador: - … há um mínimo, já não digo de honestidade política.
Toda a gente sabe, e a Sr.ª Deputada também deveria saber, que há um tempo entre as decisões económicas e a produção de efectivos resultados.
A Sr.ª Deputada acredita verdadeiramente que a crise do desemprego em Portugal é resultado da política económica do Governo?

Vozes do PS: - É! É!

Protestos do PSD.

O Orador: - Então, em Espanha, a subida do desemprego é responsabilidade do Governo português?!
A Sr.ª Deputada acredita verdadeiramente que a situação dos mercados de capitais a nível mundial é da responsabilidade do Governo português?! A Sr.ª Deputada acredita que as perspectivas negativas para as economias alemã, americana, inglesa e tantas outras são resultado da nossa política?!

A Sr.ª Elisa Guimarães Ferreira (PS): - E que tal responder ao que eu lhe perguntei?

O Orador: - Por que é que a Sr.ª Deputada não reconhece que, para além dos erros da vossa política, há um conjunto de factores de natureza económica e internacional que, de facto, trouxeram o País para esta situação? Esta é a grande questão.
Por isso, não vale a pena continuar com essas acusações, que só demonstram o vosso incómodo, o incómodo que a Sr.ª Deputada manifesta quando se refere ao Professor Daniel Bessa, com quem devia aprender alguma coisa de economia.

A Sr.ª Elisa Guimarães Ferreira (PS): - Já aprendi!

O Orador: - Era isso que devia fazer!

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Assim, mais uma vez, e para terminar, digo ao Partido Socialista o seguinte: por favor decidam-se, escolham o caminho, para um lado ou para o outro.

A Sr.ª Elisa Guimarães Ferreira (PS): - Nós?! Nós ou o senhor?

O Orador: - Decidam se querem reforçar a confiança do País através de acordos construtivos, nomeadamente no que diz respeito à contracção da despesa, como ainda agora sugeriu o Sr. Presidente da República, ou se querem minar as possibilidades de acordo até com a situação social.

O Sr. José Magalhães (PS): - Minar?!

Páginas Relacionadas
Página 3893:
3893 | I Série - Número 092 | 28 de Fevereiro de 2003   senhores já querem no
Pág.Página 3893
Página 3894:
3894 | I Série - Número 092 | 28 de Fevereiro de 2003   Submetido à votação,
Pág.Página 3894