O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

28 DE NOVEMBRO DE 1987

531

cultural e administrativa cujos indicadores seguidamente se explicam:

2.1 — Indicadores históricos. — São Romão foi, antes da fundação da nacionalidade portuguesa, forte cidadela e importante centro militar, administrativo e eclesiástico.

Teve foral manuelino dado em Lisboa a 24 de Janeiro dc 1514. Já no século xni existiu o concelho de São Roão com juiz próprio.

As inquirições de 1258 referem-se a um «Donnus Alponsus Judex de Sancto Romano».

No «Cadastro da população do reino» (1527) São Romão aparece com o título de vila com 112 moradores. Tinha uma légua de comprimento e outro tanto de largura, partindo com as povoações de Seia, Sardomil c Tordozelo.

É conhecida numa demanda entre a Camara dc São Romão e a Câmara de Seia, em meados do século xvi, por motivo de fronteiras, demanda essa julgada a favor de Seia c mandada executar pelo rei D. Sebastião através do corregedor da guarda.

Foi sede do comando da esquadra de radar da Força Aérea que aqui esteve instalada entre 1958 e 1962.

2.2 — Os limites da nova vila dc São Romão são os da actual povoação dc São Romão.

2.3 — Indicadores económicos:

Industria: centrais hidroeléctricas; captação c tratamento de águas para o abastecimento local e de outras povoações do concelho; unidades industriais; oficinas de mecânicos; carpintarias; serralharia civil; fábricas de queijo e requeijão; comércio: diversos estabelecimentos, designadamente: mercearias, cafés, restaurantes, supermercados, drogaria, material de construção civil, stand dc venda dc automóveis, venda de electrodomésticos, relojoaria, salão de cabeleireiro e barbearia, posto dc socorros, venda de tecidos, etc.

2.5 — Possui rede eléctrica de iluminação pública, bem como rede de distribuição dc água ao domicílio c rede geral de esgotos.

2.6 — Dispõe de posto dos CTT, com distribuição domiciliária de correio c telegramas.

2.7 — Indicadores sociais: consultório médico, casa do povo, pavilhão polivalcntc,jardim-dc-infância,parqucinfan-til e centro de deficientes.

2.8 — indicadores culturais. — Dispõe dc edifícios do ensino primário, uma associação desportiva, corpo de bombeiros, Rancho Folclórico Os Pastores dc São Romão, banda de musica, igreja paroquial c outras.

À povoação de São Romão anda ligado o entrecho do romance Mário, de Silva Gaio.

2.9 — Transportes. — É servida por transportes públicos colectivos prestados pela Rodoviária Nacional c companhia privada, sendo terminal da RN no percurso São Romão-Lisboa.

Possui ainda uma praça dc carros dc aluguer com várias unidades.

3 — Os requisitos exigidos pela lei para elevação dc uma povoação à categoria dc vila estão, conforme sc pode constatar, plenamente preenchidos c até substancialmente ultrapassados.

4 — Os órgãos do poder local, designadamente a Câmara Municipal dc Seia, a Assembleia e a Junla dc Freguesia nada tem a opor, muito pelo contrário apoiam expressamente a elevação dc São Romão à categoria de vila.

5 — Assim, nos termos do n.9 1 do artigo 170.9 da Constituição e ao abrigo da Lei n.9 11/82, dc 2 dc Junho,

nomeadamente do seu artigo 12.B, os deputados do PSD abaixo assinados apresentam o seguinte projecto dc lei:

Artigo único. A povoação dc São Romão, sede da freguesia do mesmo nome, no concelho dc Seia, é elevada à categoria de vila.

Assembleia da República, 26 de Novembro dc 1987. — O Deputado do PSD, José Assunção Marques.

PROJECTO DE LEI N.a 121/V

CRIAÇÃO DA FREGUESIA DA LAPA DOS DINHEIROS

A povoação da Lapa dos Dinheiros acha-se inserida na freguesia dc São Romão, do Município de Seia e distrito da Guarda.

Todavia, a sua população, que ronda os 1500 habitantes, aspira há muiio à sua autodeterminação administrativa em relação à freguesia de São Romão, a que pertence, lornando--sc em freguesia autónoma, e sobejam-lhe razões para a sua pretensão.

Dc facto, a povoação da Lapa dos Dinheiros, com cerca de 450 fogos, dispõe de escolas primárias, de igreja paroquial, campo dc desporto, cemitério, rede eléctrica c telefónica, abas tecimeniodeágua,jardim-de-infância,centro recreativo c cultural.

Uma «Comissão dc Melhoramentos» de há muito tem funcionado, dc facto, como uma «Junta Provisória da Freguesia da Lapa dos Dinheiros».

Por outro lado, a freguesia mãe, dc São Romão, sc amputada da área da nova freguesia a constituir, continuará em condições normais de suportar os encargos para sua manutenção, sendo certo ainda que a Junta de Freguesia dc São Romão subscreveu já uma declaração de concordância com a criação da nova freguesia.

Nestes termos, o deputado do Partido Social-Dcmocraia, que o subscreverá, apresenta à Assembleia da República o seguinte projecto dc lei:

Artigo l.9 É criada, no distrito da Guarda, Município dc Seia, a freguesia da Lapa dos Dinheiros.

Art. 2.9 Os limites da freguesia da Lapa dos Dinheiros são definidos pelos cursos do rio Alva a partir da central da ponte de Jugais.

Art. 3.9 Todos os trabalhos preparatórios da instalação da freguesia da Lapa dos Dinheiros competem a uma comissão instaladora, que será nomeada pela Assembleia Municipal no prazo dc quinze dias após a publicação da presente lei, nos termos e com os poderes presentes na Lei n.9 11/82, constituída por:

Um representante da Assembleia Municipal de Seia; Um representante da Câmara Municipal dc Seia; Um representante da Assembleia dc Freguesia de São Romão;

Um representante da Junta dc Freguesia dc São Romão;

Cinco cidadãos eleitores designados dc acordo com os n.°s 2 c 3 do artigo IO.9 da Lei n.9 11/82.

Art. 4." As eleições para os órgãos autárquicos da freguesia da Lapa dos Dinheiros terão lugar entre o 3.° c o 90." dias após a publicação do presente diploma.

Assembleia da República, 26 de Novembro dc 1987. — O Deputado do PSD, José Assunção Marques.

Nota. — Por não ler sido enviado qualquer mapa, o projecto dc lei n." 121/V 6 publicado sem mapa.

Páginas Relacionadas
Página 0516:
516 II SÉRIE — NÚMERO 26 Finalmente, se se revogar este diploma, impede-se a Assemble
Pág.Página 516
Página 0517:
28 DE ABRIL DE 1987 517 Assim, nomeadamente as cooperativas de crédito, que o present
Pág.Página 517