O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

21 DE MARÇO DE 1996

SOS

QUADRO II

Estabelecimentos da indústria transformadora

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Para além dos estabelecimentos referidos, existe um mercado (antiga lota) para abastecimento público de frutas e legumes.

Está no entanto projectada a construção de um mercado municipal coberto.

p Ainda relativamente ao comércio, é de referir a realização na localidade de um mercado quinzenal de produtos diversos, o qual reúne em média três dezenas de pontos de venda (barracas). 5 — Equipamentos sociais:

Educação. — A rede escolar de Cabanas é constituida pelos seguintes estabelecimentos:

Uma escola pública do 1.° ciclo do ensino básico, com capacidade para cerca de 100 crianças, frequentada actualmente por 45 crianças;

Uma creche e jardim-de-infância da Misericordia, com capacidade para 20 crianças até aos 3 anos de ida-de e 60 crianças dos 3 aos 6 anos, sendo frequentado actualmente por um total de 42 crianças;

Um atelier de tempos livres (ATL), igualmente gerido pela Misericórdia, com capacidade para cerca de 50 crianças, frequentado actualmente por 24 crianças.

Saúde. — São os seguintes os equipamentos existentes na área da saúde:

Centro de Saúde (extensão de Tavira), com serviço

médico diário; Clínica privada, com dois médicos policlínicos e serviço de análises.

Desporto. — Das infra-estruturas desportivas existentes destacam-se:

Um campo de jogos polivalente (municipal); Cinco piscinas, sendo uma coberta e aquecida; Sete campos de ténis; \Jm campo de futebol.

Relativamente às práticas desportivas, existe um clube com actividades variadas, com carácter associativo, para além de outras acções de iniciativa local.

Cultura e tempos livres. — Existem dois clubes, sem fins lucrativos, os quais possuem sede própria: o Clube Recreativo Cabanense e a Sociedade Columbófila Cabanense. Estes clubes promovem actividades de carácter lúdico, cultural e desportivo.

No que se refere ao Clube Recreativo Cabanense, a sua sede encontra-se bastante degradada, empenhando-se actualmente os respectivos corpos gerentes no empreendimento relativo à sua reconstrução.

Existe ainda em Cabanas um grupo de música tradicional portuguesa, denominado Marés Vivas, e também um rancho folclórico infantil, este de iniciativa da Escola do 1.° Ciclo locai.

Cabanas dispõe de uma ampla e acolhedora praia, na linha de costa do oceano Atlântico. Esta atracção constitui, na época estival, a grande fonte de lazer dos Caba-nenses e dos seus visitantes.

No que concerne a divertimentos, para além dos que lhes são proporcionados pelas estruturas turísticas, realizam-se em Cabanas, anualmente, as tradicionais festas dos pescadores e ainda, desde recentemente, as festas de Nossa Senhora do Mar, para além dos típicos cortejos de charolas no início de cada novo ano, das festividades relativas ao Carnaval e dos arraiais dos Santos Populares, durante o mês de Junho.

Património cultural físico. — Relativamente ao património histórico, é de salientar a existência em Cabanas, na zona oriental da povoação, junto ao pinhal plantado à beira da ria, de uma imponente fortaleza, datada de 1687, outrora utilizada como local de vigia da costa.

No que concerne à arquitectura das habitações de Cabanas, predominam ainda as construções baixas, com apenas um piso. Quanto ao aspecto exterior das mesmas, verificou-se há alguns anos, relacionada com a subida repentina do nível de vida da população provocado pelo afluxo do turismo, alguma tendência para a deterioração do modelo típico algarvio, o que, lamentavelmente, levou muitos cabanenses a optar por forrar de azulejos o exterior das suas moradias. Apesar disso, existem ainda algumas casas típicas, com plahtibandas, chaminés rendilhadas e com a fachada frontal decorada com barras coloridas. Existem também na área que propomos.para a nova freguesia alguns elementos pertencentes ao património agrícola, nomeadamente noras e eiras.

Práticas religiosas. — Existe uma capela destinada ao culto religioso católico.

Instituições de segurança. — Existe um posto da Guarda Fiscal, actualmente desactivado.

6 — Acessibilidades:

Os acessos à futura sede de freguesia estão bastante facilitados. Cabanas dispõe diariamente de perto de uma dezena de carreiras de autocarros, que transportam os seus utilizadores para a sede do concelho, estabelecendo a ligação a outras carreiras com destino às várias regiões do País. Dispõe também de caminho de ferro com idêntico aproveitamento, situando-se a respectiva estação a uma distância de 1500 m, entre a sede da freguesia mãe (Conceição) e a sede da nova freguesia.

A linha do caminho de ferro constituirá, aliás, parte da fronteira entre as duas freguesias, cujas sedes distam 2 km.

7 — Eleitores:

É de 945 o número de cidadãos recenseados na área da futura freguesia de Cabanas de Tavira, assim distribuídos pelos respectivos lugares:

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Páginas Relacionadas
Página 0508:
508 II SÉRIE-A — NÚMERO 29 2 — Os Arquivos Nacionais/Torre do Tombo organizarão o pro
Pág.Página 508
Página 0509:
21 DE MARÇO DE 1996 509 Como é natural, muitas destas medidas conflituam com as norma
Pág.Página 509
Página 0510:
510 II SÉRIE-A — NÚMERO 29 Assim, nos termos da alínea d) do n.° 1 do artigo 200.° da
Pág.Página 510
Página 0511:
21 DE MARÇO DE 1996 511 Artigo 7.° Direito a informação em geral 1 —Incumbe ao
Pág.Página 511
Página 0512:
512 II SÉRIE-A — NÚMERO 29 Artigo 10." Direito à prevenção; acção inibitória 1 
Pág.Página 512
Página 0513:
21 DE MARÇO DE 1996 513 CAPÍTULO III Carácter injuntivo dos direitos dos consumidores
Pág.Página 513
Página 0514:
514 II SÉRIE-A — NÚMERO 29 3 — O direito previsto na alínea h) do n.° 1 é conferi- •
Pág.Página 514
Página 0515:
21 DE MARÇO DE 1996 515 pamento, do Planeamento e da Administração do Território, Joã
Pág.Página 515