O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

37 | II Série B - Número: 024 | 27 de Outubro de 2008

PERGUNTA Número 454/X(4.ª) Assunto: ENTERRAMENTO DA LINHA FÉRREA NA CIDADE DE VILA FRANCA DE XIRA - VILA FRANCA DE XIRA/DISTRITO DE LISBOA Destinatário: Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República A Linha do Norte divide a cidade de Vila Franca de Xira em duas partes, afastando as populações do usufruto do rio e de toda a zona ribeirinha.
Recentemente foram efectuadas obras em Espinho que permitiram o enterramento da via-férrea numa cidade, tal como Vila Franca de Xira, cortada ao meio.
Sendo que a cidade de Espinho tem cerca de 10 mil habitantes, face a 18 mil habitantes de Vila Franca de Xira; ambas as cidades são atravessadas pela Unha do Norte com um movimento ferroviário idêntico; enquanto em Espinho a população estava privada do acesso à orla marítima, os vííafranquenses estão afastados da zona ribeirinha; em ambos os casos o percurso em causa é de cerca de 1 km.
Verificando que a situação é idêntica e que passados três anos a solução de Espinho está resolvida e a de Vila Franca de Xira não. Tendo em consideração que a REFER vai ter necessidade de alargar a Linha do Norte para 4 vias, tal como já existe entre Lisboa e Alverca do Ribatejo, para modernizar a Linha do Norte.

Páginas Relacionadas