O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 | II Série B - Número: 163 | 25 de Maio de 2013

VOTO N.º 128/XII (2.ª) DE CONGRATULAÇÃO PELA ATRIBUIÇÃO DO PRÉMIO KENNETH HUDSON, DO FÓRUM EUROPEU DOS MUSEUS, AO MUSEU DA COMUNIDADE CONCELHIA DA BATALHA

O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB), localizado junto ao Mosteiro de Santa Maria da Vitória, assume-se como projeto museológico inovador, que promove a cultura, o conhecimento e o património, num dos principais destinos turísticos do nosso País. A sua matriz assenta na linha da socio museologia e pretende projetar a região onde se insere e as suas gentes.
No espaço do MCCB, os visitantes são convidados a percorrer o passado, o presente e até o futuro. Um percurso que se inicia na formação do universo e que vai encontrar os primeiros vestígios da vida do território.
São mais de 250 milhões de anos nos quais se registam os vestígios geológicos e paleontológicos da região.
O Museu toma ainda contacto com as primeiras comunidades que habitaram o território que é hoje a Batalha, com referências ao período do Paleolítico Inferior, Idade do Bronze, Idade do Ferro e a dominação romana, com o destaque para a poderosa cidade romana de Collippo. A viagem cronológica segue, depois, para a Idade Média e para a Batalha Real que marca a independência de Portugal, dita a construção do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, e a vida das gentes da Batalha. Os visitantes são também convidados a visitar a Batalha atual, tomando contacto com a diversificada oferta turística da região, num espaço expositivo que destaca ainda as áreas da natureza e biodiversidade.
O Museu disponibiliza ainda uma sala de exposições temporárias, resultantes de trabalhos de investigação participada em colaboração com a comunidade. A primeira exposição intitula-se «O ensino na Batalha» e contou com a ação conjunta entre técnicos do museu, alunos e professores.
Todo o percurso cronológico é ilustrado com um valioso e diversificado acervo, complementado com recursos multimédia interativos.
O MCCB assume-se ainda como o Museu de todos, oferecendo um programa museológico potenciador de experiências únicas e personalizadas e inclusivas. O Museu disponibiliza a todos os visitantes peças para tocar, áudio e videoguias, entre outros equipamentos. Esta vontade de servir a «todos», no respeito pela diferença, traduz-se em pequenos gestos que, todos somados, tornam este espaço acessível, confortável e seguro.
O MCCB conquistou na cidade belga de Tongeren, no dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, o Prémio Kenneth Hudson, do Fórum Europeu dos Museus (European Museum Forum — EMF). Um galardão atribuído em honra do fundador do Prémio Museu Europeu do Ano que distingue museus, pessoas, projetos ou grupo de pessoas que tenham alcançado feitos invulgares, ousados e mesmo controversos que desafiem a perceção comum do papel do museu na comunidade.
Para os elementos do júri internacional, o prémio atribuído ao MCCB justifica-se «pela sua capacidade extraordinária em fornecer, de forma simples e acutilante, diversas experiências museológicas aos seus visitantes, num processo que contou com a participação da comunidade local, investigadores e especialistas».
O Museu, que já tinha sido eleito, em dezembro, o Melhor Museu Português em 2012, pela Associação Portuguesa de Museologia, foi inaugurado formalmente em abril de 2011 Assim, pelo prestígio internacional que representa o galardão europeu atribuído ao Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, que se segue à distinção de Melhor Museu Português em 2012, pela Associação Portuguesa de Museologia, a Assembleia da República congratula-se pela decisão do Fórum Europeu dos Museus, de atribuir o Prémio Kenneth Hudson a este Museu português, saudando os seus responsáveis e o município da Batalha.

Assembleia da República, 24 de maio de 2013.

Páginas Relacionadas
Página 0002:
2 | II Série B - Número: 163 | 25 de Maio de 2013 VOTO N.O 127/XII 2.ª) DE CONGRATULAÇÃO PE
Pág.Página 2
Página 0003:
3 | II Série B - Número: 163 | 25 de Maio de 2013 A relevância internacional do património
Pág.Página 3