O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[1778]

digo, que elle he não só agradavel mas ainda util; pois alem de conservar valor, intrepidez, e agilidade dos Portuguezes, qualidades inherentes a esta Nação: he de mais muitoproveitoso á lavoura do Ribatejo, e Alemtéjo; pois a conservação das boas raças de gado vaccum, concorre muito para o bom costeamento da lavoura. Este gado bravo he sempre o melhor para tolerar e soffrer os trabalhos do campo; estes bois são sustentados desde que nascem nas charnecas; e o mato he o seu sustento; nunca se recolhem, e estão por tanto acostumados a soffrer fomes, e todos os rigores das estações; e o dono com dois pastores que os guardão, só os sustenta com o que elles podem comer a dente; entretanto broxa desde pela manhã vinte, e mais charruas conceito bois bravos cada uma e só á noite os seiva. Quem he lavrador, e conhecedor destas economias ruraes, he quem póde avaliar a muita utilidade, que dá ás grandes lavouras a Conservação das boas raças do gado vaccum. Um boi bravo he tanto melhor no trabalho dá charrua, quanto mais bravo he, pois a sua mesma braveza lhe dá mais alento, e espirito no trabalho, e mais facilmente se amansa; o que, apezar de ser á primeira vista contraditorio, entre tanto he um facto. A' vista disto, eu não me opponho a que a moção se imprima, e corra os mesmos passos, que todos os projectos, e então na discussão que houver, eu serei de voto que se prohiba, o matarem-se á espada os touros na praça, pois na verdade me parece, que não deve haver touros de morte, aos quaes só he permittido lançar cães de filla, e farpas de logo; pois desta firma se inculca tudo: deixa de haver esse cspectaculo sanguinoso e realmente barbaro, e sé alcança o fazer-se alarde do valor, intrepidez, ligeireza, e arte dos capinhas, e toureadores, que he sempre o que diverte os espectadores. Eu me reservo para mostrar que o Congresso não deve arriscar a sua autoridade, fazendo uma lei inutil, pois lhe obsta a vontade, e gosto geral da Nação: a mesma facilidade de haver corridas de touros, he quem ha de apagar essa propensão, mostrarei então que eu quanto não ha uma reforma geral de costumes a qual só póde haver depois que o systema constitucional tiver lançado raizes, seria esta uma medida impolitica, intempestiva e antipopular; e que nós não devemos contrariar a opinião publica directamente nesta particular. Só se deve usar de meios indirectos, deixando ao tempo, e ás outras refórmas que obrem esse milagre.

O senhor Borges Carneiro: - Não posso deixar passar o principio de que a lei não seria exequivel, porque não he esta a vontade do povo, pois então pareceria que essa vontade he superior á lei. Não seria exequivel se se fizesse como agora, que parece que para conseguir-se a licença destes dias de touros, foi necessario dar muitas moedas a alguns dos aulicos. Eu não me opporia a que se cumprisse essa licença, e que continuassem os touros, pela tarde que dia determina; porque foi comprada, e segundo tenho ouvido, foi comprada por bom dinheiro; mas depois deveria prohibir-se tal espectaculo, porque, torno a dizer, he contrario aos fins da natureza humana: os homens não devem combater com os brutos, e he horroroso estar martyrizando o animal, cravando-lhe farpas, fazendo-lhe mil feridas, e queimando-lhe estas com fogo: tão barbaro espectaculo não he digno de nós, nem da nossa civilização.

O senhor Serpa Machado: - Eu não seria de opinião que desde já fossem prohibidas as festas de touros, porque ainda não he tempo; he necessario ir preparando os costumes. Entretanto apoio que o projecto vá á discussão, não para se abolir esse espectaculo, senão para diminuir a sua barbaridade. Vamos por ora preparando os costumes, que lá virá tempo em que elle caia por si mesmo.

O senhor Girão: - Eu não sou Brahmane: não he o amor dos animaes o que me obriga a falar; he sim a filantropia, he o amor dos homens. Nunca pude ver é barbaro combate dos touros, nem sei que possa ninguem divertir-se em ver atormentar um bruto, ou morrer o imprudente que o combate; ainda domingo passado eu vi, e todos virão, um homem quasi morto, e uns poucos estropeados nesse barbaro exercicio de luctar com os bois! De balde pretendem corar estas barbaridades com dizerem que ellas fazem aos homens corajosos para a guerra, e que o combate em questão he uma arte difficil! Eu não vejo nisto arte alguma; vejo tolice e traição; vejo crueldade e cobardia: tolice em expor a vida sem fim util, sem necessidade; traição em inutilisar aos touros asar-mas que lhes deu a natureza; crueldade e cobardia em atormentalos depois. Não se esforção os homens para a guerra fazendo-os crueis; a crueldade he um vicio e não dá valor, que he uma virtude: Hercules, forte e valoroso, destruia os Sinis e os Busiris crueis, Ainda mesmo que tão barbaro espectaculo disposesse es homens para a guerra, nunca o approvaria; porque desejo que o genero humano se ame, e não se degole: seja partilha dos tyrannos embrutecer os seus escravos, fazelos barbaros para ir algemar os visinhos, e fazer conquistas; mas os homens livres, os homens pensadores devem lembrar-se que só a guerra defensiva he justa, e que o maior estimulo para ter coragem nesta, he a fruição da liberdade, e o risco de perdela. Prescrêva-se pois tão barbaro divertimento, resto do freio mauritano; e não me digão que o povo gosta delle, pois se tal fim santifica similhante horrores, então venhão de novo os gladiadores regar com seu sangue a area das praças, venhão os combates do cesto, e retrogrademos aos barbaros seculos em que os Romanos corrompidos clamavão: Panem et circences. Tenha muito embora o povo desta capital alguns espectaculos; mas sejão as justas ou torneios, ou outros quaesquer divertimentos dignos de um povo heróico e civilizado, proprios do seculo em que vivemos, e por nenhum modo opposto ao que dicta a razão e a humanidade.

O senhor Barreto Feio: - Se todos os cidadãos fossem á praça combater com os touros, eu diria que este exercicio era util, para familiarisar os homens com os perigos, e augmentar a sua destreza; mas como não entrão neste combate senão uns poucos de homens pagos, elle não serve senão para augmentar a destreza e valor desses poucos homens, e nada influe nos espectadores: da mesma sorte que o espectaculo da dansa não torna o publico dansarino.