O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[2144]

diu-se ao Conselho a Portaria da copia n.º 7, resolvendo a dita consulta de 12. Tendo-se recebido em 2 do Desembargador que serve de Commissario, a relação dos pontos, onde se fazião os fornecimentos da tropa, foi na mesma data remettida ao Conselho da Fazenda com a odem da copia n.º 8; assim comoa da copia n.º 9, recommendando de novo ao Concelho a impressão, e publicação das condições. Ultimamente remetti a V. Exc. Com o officio de 30 do mez proximo passa lo as consultas do Conselho, com a informação do dito Commissario interino, para serem presentes ao Soberano Congresso copia n.º 10. Além das ordens acima notadas, expedirão-se outras muitas ao mesmo Conselho com requerimentos de licitantes, sempre com recomendações de exactidão e brevidade. De tudo o que acabo de referir, he evidente que da minha parte não tem havido a minima omissão a respeito do cumprimento das ordens do Soberano Congresso; e se alguma tem havido da parte do Conselho, cumpre muitoreflectir: 1.º na multiplicidade das ordens, que lhe foi necessario expedir, e por vezes renovar; 2.º na pouca intelligencia de algumas das pessoas a quem forão expedidas; 3.º no transtorno de papeis, produzido pelo incendio de 10 de Junho; 4.º e finalmente o tempo que a Commissão encarregada da escolha delles, tem necessariamente gasto nessa difficil operação. Rogo por tanto a V. Exc. De fazer tudo presente no Congresso, a fim de que tomando em consideração o que acabo de referir, em cumprimento da supra mencionada ordem, haja de determinar o que for servido.
Deus guarde a V. Exc. Palacio de Queluz em 3 de Setembro de 1821. - Illustrissimo e Excellentissimo Senhor João baptista Felgueiras. - Francisco Duarte Coelho.
Remettido á Commissão especial ad hoc.
Mencionou mais as seguintes felicitações: da Camera de Lamego, e do reitor, e Collegiada da matriz de Arraiolos, as quaes se mencionárão honrosamente; e do Brigadeiro manoel Luiz Corrêa, que se ouvio com agrado. E deo conta de um projecto sobre o uso, e melhoramento dos Telegrafos por João Baptista de carvalho, que se dirigiu para a Commissão de Estatistica; e de uma memoria anonima sobre o abatimento, e rebate do papel moeda, que se dirigio para a Commissão de Fazenda.
O mesmo Sr. Felgueiras sobre a Junta da fazenda de Pernambuco não quer pagar aos Srs. Deputados da mesma Provincia sem fianças os seus honorarios desde o dia em que saírão das suas residencias, propoz que se passasse ordem para a mesma Junta da Fazenda, para que faça pagar logo á ordem dos mesmos Srs. deputados as quantias, que tiverem vencido desde o dia da saída das suas residencias, na fórma que se acha prescripto nas Instrucções; e que se estranhe á mesma Junta a semrazão e arbitrariedade, com que recusou adiantar aos mesmos Srs. deputados sem prestação de finanças as referidas quantias para se transportarem para Portugal, e se apresentarem em Cortes; e foi approvado.
O Sr. Ferrão apresentou uma felicitação do Ministro Provincial da provincia de S. João Evangelista das ilhas dos Açores Fr. Sebastião de Santa Catharina de Sena em seu nome, e no de toda a sua corporação, que se mencionou honrosamente; e uma representação do mesmo Ministro Provincial sobre uns Noviços que admittiu em Junho deste anno, ignorando ainda os decretos das Cortes, a qual foi dirigida para a Commissão de Constituição.
O Sr. Borges Carneiro apresentou uma representação de marcos José Machado Corrêa sobre o casamento dos ecclesiasticos, que se remetteu para a Commissão Ecclesiastica, e apresentou a seguinte indicação

Memorial ao Rei

Estão os portuguezes persuadidos (e já tambem na Hespanha he fama) que o Sr. D. João 6.º procede de boa fé, para me servir da expressão de um dos illustres Deputados das Cortes de madrid, que se une cordealmente ás Cortes, e á Constituição, e que se o antecedente governo atentou a Nação, procedeo isso de se lhe dizer que estava o bem della, onde realmente estava só o mal. E por quanto cumpre aproveitar-nos de tão boa disposição, proponho por tanto
1.º Que se envie um muito respeitoso memorial ao Rei, expondo-lhe o grande inconveniente, que aos seus subditos resulta da sua residencia em Queluz; pelo tempo, e dinheiro, que por essa occasião despendem, bem como os Ministros, e brevemente os Conselheiros d'Estado, e pelo damno, que soffre a cavalleria das guardas reaes; e que em consequencia se lhe rogue a sua trasladação para o Palacio da Ajuda.
2.º Que tambem se exponha humildemente ao Rei a necessidade que ha de prover, para que os seus Ministros se entendão uns com os outros sobre os diversos ramos da sua incumbencia, e formem como hum só ministerios, e hum só corpo, a fim de darem aos negocios aquelle firme, e vigoroso impulso, de que tanto necessitão; advertindo aos mesmos Ministros quanto he necessario que fação dar á nossa regeneração o caracter que lhe compete; castigar prompta, e infalivelmente os máos empregados publicos, e adiantar os bons; evitar a acumulação de officios; provalos em pessoas idoneas para os servirem por si mesmos, desterrado de uma vez o vicio dos serventuarios; fazer publicar, e executar escrupulosamente os decretos das Cortes, que em muitas terras do reino nem sequer são conhecidos; propor ás Cortes as reformas, que se devem fazer nos diversos objectos das estações publicas, como para simplificar o despacho nas alfandegas, e a contabilidade no thesouro nacional; os officios e vencimentos, que se devem supprir; os ordenados que se devem augmentar; devendo em tudo olhar as cousas em grande, e deixar aos empregados subalternoso cuidado de entrar no detalhe, ou especificação de cada negocio; fazendo-os responsaveis pelo mal, que se notar nas estações desses empregados, e obrando em tudo com indesivel firmeza. Proponho que assim se faça, aliás continuará a nossa regeneração a ser um caranguejo, que tanto anda para traz como para diante. = Borges Carneiro.
O mesmo Sr. leu a seguinte