O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIÁRIO DA GAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Circulo n.* 48 — Santa Gomba Dão O numero real de votantes foi de......... 1:839

Sendo brancas 8 listas e 2 sem nomes. O cidadão dr. Fortunato Vieira das Neves

obteve............................. 1:800 votos.

Todos os actos eleitoraes foram legaes, e correram sem reclamação nem protesto. Não se fez eleição na assembléa eleitoral de Cabanas por não comparecerem os eleitores, que, segundo o recenseamento, eram 365. E como este numero não podia influir no resultado da eleição, é de parecer a vossa commissão que seja approvada e proclamado deputado da nação portugueza o cidadão dr. Fortunato Vieira das Neves, logo que apresentar o respectivo diploma ; na conformidade da lei.

Circulo n.* 49 — Tondella

O numero roal dos votantes foi de........3:056

Sendo brancas 2 listas. O cidadão Francisco António da Silva Mendes obteve.......................... 1:757 votos.

O cidadão Miguel Tudella de Sousa e Nápoles

obteve............................. 1:295 »

Os actos eleitoraes foram regulares e não houve protesto nem reclamação contra elles. A vossa commissão é de parecer que seja approvada a eleição e proclamado deputado da nação portugueza o cidadão Francisco António da Silva Mendes, cujo diploma, já apresentado, está legal.

;Circnlo n.° 50 — S. Pedro do Sul

O numero real dos votantes foi de........ 2:363

Sendo 9 listas brancas e 4 inutilisadas. O cidadão José Correia de Oliveira obteve.. 2:339 votos.

Preencheram-se todas as formalidades legaes nos actos da eleição, sem que nenhum eleitor reclamasse ou protestasse. Parece á vossa commissão que deve ser approvada a eleição do circulo n.° 50, e proclamado deputado da nação portugueza o cidadão José Correia de Oliveira, logo que apresentar o respectivo diploma na conformidade da

lei.

Circulo n.° 51 —Vizeu

O numero real dos votantes foi de........ 2:636

Sendo brancas 2 listas.

O cidadão Luiz de Almeida Coelho e Campos obteve.......................... 1:330 votos.

O cidadão Thomás António Ribeiro Ferreira

obteve............................. 1:302 »

Os actos eleitoraes correram legalmente sem reclamação nem protesto. A vossa commissão parece que esta eleição deve eer approvada e proclamado deputado da nação portugueza o cidadão Luiz de Almeida Coelho e Campos, que já apresentou o seu diploma em forma legal.

Circulo n.° 52 — Guarda O numero real dos votantes foi de........ 2:828

Sendo l lista branca. O cidadão António Telles Pereira de Vascon-

cellos Pimentel obteve................ 2:826 votos.

Foram regulares e legaes todos os actos da eleição, e não houve protesto ou reclamação contra elles. A vossa commissão parece que seja approvada e proclamado deputado da nação portugueza o cidadão António Telles Pereira de Vaseoncellos Pimentel, desde que apresente o seu diploma na conformidade da lei.

Circulo n.° 53 — Sabugal

O numero real dos votantes foi de........ 2; 122

O cidadão António José Boavida, vigário pro-

capitular de Beja, obteve..............2:116 votos.

O processo eleitoral está regular e isento de reclamação ou protesto. Parece á vossa commissão que deve ser ap-

provada esta eleição e proclamado deputado da nação portugueza o cidadão António José Boavida, logo que apresente o seu diploma em forma legal.
Sala das sessões dá segunda commissão de verificação de poderes, 5 de janeiro de 1875. = Francisco Joaquim da Costa e Silva — Augusto César Falcão da Fonseca == Júlio Marques de Vilhena= António Augusto Teixeira de Vaseoncellos^ relator.
Senhores. — A vossa primeira commissão de verificação de poderes examinou com toda a attenção os processos eleitoraes dos círculos n.os l a 5 e 7, e tem a honra de apresentar acerca d'elles o seu parecer pela forma seguinte :
Circulo n.° l — Yianna do Castello
O numero total dos votantes foi 2:650, e porque appa-receram 2 listas brancas e 3 inutilisadas, foi o numero real 2:645.
D'estes votos obtiveram:
Dr. Alfredo Felgueiras da Rocha Peixoto .... 1:975 votos.
Rodrigo Mendes Northon .. .............. 656
Gonçalo Manuel de Lima................ l
Rocha Peixoto Deputado ..... i.......... l
Francisco António de Seixas............. l
António Manuel da C.a.................. l
Thomás Mendes Northon................ l
Alfredo Peixoto...........*............ l
José Martins da S.a.........i.......... l
Alfredo F. R. Peixoto................... l
Assim teve a maioria absoluta dos votos o dr. Alfredo Felgueiras da Rocha Peixoto, e por isso foi«proclamado deputado pelo presidente da assembléa de apuramento.
Apresentou na assembléa primaria de Deão o eleitor Gaspar da Rocha Paes de Barros um protesto em geral contra as irregularidades da eleição, e em especial por se ter admittido a votar um eleitor da freguezia de Carvoeiro, cujo nome não declara, estando culpado como era sabido por ter sido procurado por differentes vezes por ordem da auctoridade para ser custodiado, e também por ter sido admittido a votar o eleitor António Gonçalves da Riba, da freguezia de Subportella, em logar de seu pae, fallecido ha mais de dois annos.
A vossa commissão reconheceu a improcedência de tal protesto, pois que achou que na dita eleição não houve irregularidade alguma, e não se provou nenhum dos factos arguidos, que quando mesmo se provassem dando era resultado a annullação de dois votos em nada inaniam na eleição geral, attenta a maioria do proclamado deputado.
Em todas as mais assembléas tudo se fez conforme a lei.
Portanto é de parecer que seja approvada esta eleição; e porque o diploma do eleito foi presente á commissão e está legal, que o mesmo seja proclamado deputado da nação.
Circulo n.° 2 — Monsão
Em todo este circulo votaram 2:522 eleitores; e todos estes voto» reuniu em si o conselheiro Plácido António da Cunha e Abreu.
Não houve protesto, nem illegalidade alguma nas actas. Pelo que é de parecer a commissão, á qual foi também presente o diploma do eleito deputado, e em forma devida, que seja proclamado deputado da nação o dito conselheiro Plácido António da Cunha é Abreu, ficando approvada a sua eleição.
Circulo n.° 3 — Ponte de Lima
Entraram nas urnas do circulo 3:024 votos, e d'estes recaíram em
Manuel Bento da Rocha Peixoto.......... 3:023 votos.
Agostinho José Teixeira................. l »